Ford vai manter a fábrica do Focus fechada entre 2025 a 2032 e poderá ser reativada

Ford confirma que vai manter fechada a fábrica alemã de Saarlouis, hoje responsável pelo Focus, entre 2025 a 2032; produção do médio termina em dois anos



A Ford confirmou que a produção na fábrica de Saarlouis, na Alemanha, deve continuar operante até meados de 2025, quando a atual geração do Focus deve sair de linha. Como é responsável apenas pelo Focus, a unidade deve ficar inativa e correu o risco de ser vendida – assim como aconteceu com várias fábricas da marca no mundo. No entanto, a Ford decidiu que a fábrica da Alemanha vai continuar fechada e operante até o fim de 2032, de acordo com informações.

O site Automotive News Europe confirmou que a decisão da Ford é de manter a fábrica consigo, por mais que inoperante. A unidade deve ficar até o final de 2032 sem produzir, com uma grade de funcionários que diminuirá para cerca de 1.000 pessoas que vão manter a fábrica como se ela estivesse operante. Hoje, são 4.500 funcionários responsáveis por produzir Focus e Focus Estate. “É apenas graças à nossa solidariedade conjunta que isto foi alcançado”, disse o Representante dos Trabalhadores de Saarlouis, Markus Thal, ao site. O que é estranho é que a Ford quer manter a unidade.

Um dos grandes motivos disso é que a Ford possa esperar um aumento na demanda de produtos elétricos ou até mesmo por um planejamento de produzir outros modelos elétricos. Se, até o final de 2032 isso não acontecer, aí sim é provável que a fábrica seja vendida. Hoje, a fábrica trabalha com uma capacidade anual de 117.000 unidades, que pode ser absorvida por um novo produto, além de poder passar por uma expansão. Até 2025, a capacidade de produção deve diminuir gradativamente com o Focus.

A produção que um dia já foi de 860 veículos ao dia, passou para 600 unidades diárias desde 1º de abril deste ano e deve diminuir mais nos próximos meses, desligando funcionários aos poucos. Recentemente, a Ford confirmou que dois SUVs médios elétricos, sendo um conhecido como ‘Medium-size Crossover’ (foto abaixo, modelo da esquerda) e o ‘Sport Crossover’ (lado direito), são cotados como substitutos diretos do Focus. No entanto, ambos devem ser produzidos em Colônia, também na Alemanha, onde a norte-americana concentrou seus investimentos para a produção de elétricos.

Com a maioria dos investimentos voltados para a eletrificação, o Focus já tinha um futuro incerto dentro da linha. Rumores mais antigos apontavam que o Focus sairia de linha em meados de 2025. E vai. A notícia do seu fim veio com o anúncio da Ford de encerrar a produção de carros na linha de Saarlouis, onde o Focus é feito. Isso aconteceu no final do ano passado.



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Volkswagen registra imagens de patente de nova geração do Passat, exclusivo da China

Mercedes-Benz apresenta o novo EQA, que traz mudanças sutis em design e equipamentos

Acura revela as primeiras imagens teaser do RSX, que retornará como um SUV cupê elétrico

Primeira Quinzena, maio de 2023: Fiat Strada lidera, mas VW Polo e Chevrolet Onix avançam

GWM reajusta os preços do Haval H6, H6 GT e Ora 03 no mercado em até R$ 9.000

Volkswagen Tera ganhou os primeiros teaser revelando nomes citados internautas

BYD revela novas imagens teaser e as primeiras oficiais do Tang L na China, antes da estreia

BYD reajusta os preços de Dolphin Mini, King, Song Pro e Song Plus em até R$ 5.000

Porsche quer manter o Macan de 1ª geração em linha por mais tempo, mas não na Europa