Ferrari Portofino M sai de linha e abre caminho para Roma Spider entre conversíveis da marca

Ferrari Portofino M sai de linha com a chegada do Roma Spider; ambos compartilham o mesmo conjunto mecânico e ocupavam a mesma função



A Ferrari confirmou que o Portofino saiu oficialmente de linha. O esportivo deixa de ser oferecido com a chegada do Roma Spider, apresentado recentemente (veja aqui). Depois do lançamento da Califórnia T (2008-2017), o modelo foi substituto pela Portofino, extensa evolução do primeiro que foi considerada uma nova geração e um novo batismo. Agora, a Ferrari confirmou que a apresentação do Roma Spider colocou um fim ao então esportivo de entrada da marca, que vinha com uma capota rígida.

O Roma Spider, por outro lado, é o primeiro da marca em anos a ter capota de lona. O Roma Spider é o primeiro que alia motor dianteiro e uma capota de tecido desde o lançamento do 365 GTS4, que aconteceu em 1969, há 54 anos. Voltando ao Portofino, o esportivo foi apresentado em 2017 e reestilizado em 2020. Desde então, ele era o veículo de entrada da marca italiana. Lá em 2017, o descapotável foi revelado com motor 3.9 V8 biturbo que desenvolve 600cv de potência com torque de 77,2kgfm.

Ele vinha acoplado ao câmbio automático de dupla embreagem de 7 velocidades. Depois disso, em 2020 a Ferrari aplicou mudanças com a chegada do Portofino M, que veio de ‘Modificata’. O motor ainda era o 3.9 V8 biturbo, mas que passou dos 600cv para 620cv de potência, com torque de 77,5kgfm. Segundo a Ferrari, ele passou a acelerar de 0 a 100km/h em 3,45 segundos e chegava aos 200km/h em 9,8 segundos. A velocidade máxima é de 320km/h. A principal novidade mecânica do M era o câmbio automatizado de dupla embreagem de 8 marchas, que substitui a mesma caixa de 7 marchas.

Curiosamente, esse é o mesmo conjunto mecânico do Roma Spider. Ao ser apresentado, a marca confirmou que ele usa o motor 3.9 V8 Twin-Turbo capaz de desenvolver 620cv de potência e 77,5kgfm de torque, acoplado a um novo câmbio automatizado de dupla embreagem de 8 marchas. O Roma acelera de 0 a 100km/h em 3,4 segundos e chega aos 200km/h em 9,3 segundos. As últimas unidades do Portofino devem ser entregues ainda neste ano, de acordo com informações do Road & Track.



Fotos: Ferrari / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

RAM lança promoção de Black Friday no mercado brasileiro com Rampage, 2500 e 3500

Volkswagen lança promoção no Brasil com descontos que alcançam até R$ 30.000

Kia revela teaser de uma novidade para a Índia como um misto de SUV com monovolume

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Acura registra primeiras imagens de patente de um sedã conceitual e possivelmente elétrico

Honda antecipa teaser da nova geração do Amaze, que estreia mês que vem na Índia

Wuling revela imagens teaser da Zhiguang EV, um misto de multivan com keicar na China

Suzuki revela os primeiros teaser da nova geração do Dzire na Índia, que ficará maior

Mercedes-Benz lança promoção no Brasil com bônus de até R$ 66.500 no usado neste mês