Exeed revela o Sterra ES em Xangai, na China, como um sedã cupê que vai entregar até 480cv
Exeed apresenta o seu primeiro sedã, o Sterra ES, que nasce como um sedã cupê puramente elétrico construído a partir de uma nova plataforma modular E0X
A Exeed apresentou oficialmente o seu concorrente para o BYD
Han, o Sterra ES. Elétrico, o sedã foi um dos destaques do Salão do Automóvel
de Xangai, na China, e pode ser um dos produtos que a Exeed vai trazer ao
Brasil quando vier para nosso mercado. Com uma proposta bem parecida com a do
Han, o Sterra ES se destaca por trazer um design bem bonito e que vem com uma
série de tecnologias. Revelado junto com o Sterra ET (veja aqui), que é um SUV
elétrico, ambos anunciam o futuro da marca premium da Chery.
O sedã foi antecipado em algumas imagens teaser como ‘E03’,
nome do seu projeto. Ele será um dos primeiros a vir com plataforma modular
elétrica chamada de E0X, que estará presente em outros produtos da marca e
também da Chery Group. Na dianteira, o Sterra ES se destaca por trazer faróis
retangulares e horizontalmente inclinados, com luzes diurnas (DRL) em LED na
parte superior, junto de uma barra em LED que conecta os dois faróis. Os faróis
ainda têm dois projetores em LED e os faróis ainda são conectados com um
sistema que funciona também como faróis, mas vem com vários pontos de LED.
Estes funcionam como uma forma de comunicação com o mundo
externo, podendo reproduzir emojis e informações como nível da bateria, além de
outras funcionalidades. Essa iluminação está dentro de um acabamento em preto
brilhante, enquanto o para-choque dianteiro possui linhas muito simples. Abaixo
da barra em LED, ele possui uma câmera frontal e logo abaixo traz o espaço para
a placa dianteira. A parte inferior possui um acabamento em plástico preto que
parece formar um bigode no sedã, com uma entrada de ar inferior trapezoidal com
uma barra horizontal e um acabamento em plástico preto.
O capô ainda possui um desenho relativamente normal e que deve trazer um frunk na dianteira. Por não vir com um motor, a dianteira possui um desenho muito aerodinâmico que contribui para o Sterra ES ter apenas 0,205Cx de coeficiente aerodinâmico. Visto de perfil, o sedã ainda se destaca por trazer uma carroceria de linhas muito fluídas que ajudam na sua aerodinâmica, com um caimento de teto bem suave. No para-lama dianteiro, o Sterra ES possui câmeras que auxiliam a sua condução, enquanto ele tem vincos nas caixas de rodas que desenham bem cada uma das caixas de rodas.
O destaque em termos de vincos é que o sedã possui um vinco verticalmente inclinado na porta dianteira, que possui uma saída de ar. A partir dele, a porta ainda possui um vinco na parte inferior das portas e para o fluxo de ar que sai dessa saída de ar nas portas, o sedã tem uma parte mais funda das portas, que se conecta com o vinco na parte inferior das portas. Toda a parte inferior da carroceria ainda possui um acabamento em preto brilhante e o sedã se destaca ainda por vir com vidros laterais que acompanham o arco do teto, mas levemente ele vai se tornando mais grosso na traseira.
O Sterra ES tem um acabamento em preto brilhante no contorno dos vidros, que na coluna C ainda possui o nome ‘Sterra’ da nova divisão da Exeed. Enquanto isso, as portas ainda tem maçanetas retráteis (pop-up) e retrovisores com base nas portas. O sedã tem bocal de recarga das baterias na lateral do para-choque traseiro, próximo das lanternas. Por fim, o ES ainda possui belas rodas de cinco raios com 21 polegadas, calçados com pneus Michelin Pilot Sport Cup com medidas 225/40 R21. No teto, o sedã ainda possui um radar LiDAR e um amplo teto solar panorâmico que conecta para-brisa dianteiro e vidro traseiro, que parecem formar uma peça só.
Na traseira, o Sterra ES possui um belo conjunto também. Tá um terceiro volume bem compacto, enquanto as lanternas são afiladas e horizontais, com uma iluminação em LED. Ao centro, ele possui a iluminação brake-light, logo acima da barra em preto brilhante que une as lanternas e que tem uma faixa em LED que junta as duas lentes nas extremidades. A tampa do porta-malas ainda tem o nome Exeed abaixo da barra que une das lanternas, escrito por extenso. O para-choque dianteiro tem um desenho que não se destaca muito da tampa.
Ele tem um acabamento em preto brilhante e um espaço para a placa ao centro e nas extremidades ele tem um vinco em ‘L’ na cor da carroceria, junto de refletores horizontais. A parte inferior do para-choque tem difusores de ar. No interior, o Sterra ES destaca por conta das telas, com a tela do quadro de instrumentos de 12,3 polegadas que é mais fina, enquanto o volante é multifuncional de dois raios, com base achatada, e o logotipo da marca escrito por extenso. O sedã ainda possui uma destacável central multimídia com tela de 16 polegadas, com tela LCD. A central vem com um sistema operacional Harmony OS da Huawei.
A central também possui software com chip Qualcomm Snapdragon 8155 integrado, enquanto ele possui um Head-Up Display (HUD) de inteligência artificial AR-HUD e sistema de som premium da Bose. O painel ainda possui uma barra em um tom verde mar, envolto por um acabamento prateado. Abaixo dele estão as saídas de ar-condicionado, sendo duas nas extremidades nessa faixa e duas abaixo da central multimídia, quase colada ao console. Falando nele, o console possui espaço de recarga por indução para dois smartphones e um logotipo da linha Sterra em preto brilhante. Há um porta-copos e porta-objetos escondido por meio de uma tampa deslizante.
O console é vazado e tem mais porta-objetos na parte inferior, com entradas USB e tomada 12V. O painel ainda se conecta com os painéis das portas, que confere um design bem construído e mais sofisticado. O sedã tem faixas em LED que são personalizáveis, assim como o botão de controle dos vidros que também é iluminado. O sedã tem uma faixa com vários pontos perfurados que também são iluminados por esse sistema e a maçaneta interna das portas são substituídas por um botão retangular que é iluminado igualmente. Os bancos ainda são todos em couro branca em Nappa.
Um dos destaques do sedã é que ele é equipado com sistema LION AI, que adiciona controle de voz, reconhecimento facial, navegação AR e até recursos de casa inteligente. Ao todo, o interior possui cerca de 30 porta-objetos, confirmou a marca. Desenvolvido a partir de uma plataforma modular E0X, o sedã possui 4,945 metros de comprimento, 3,000 metros entre os eixos, 1,978 metro de largura e 1,480 metro de altura (ou 1,467 metro em algumas versões). Com essa plataforma, o sedã tem uma arquitetura elétrica de 800V. Com essa plataforma, ele consegue recuperar 150km em uma estação de recarga rápida em apenas 5 minutos.
A marca ainda destaca que ele, quando plugado em uma estação de recarga rápida (DC), o sedã recupera a bateria de 30% a 80% em 15 minutos. Em termos mecânicos, o sedã tem mais detalhes revelados que o SUV. O Sterra ES possui quatro configurações. O primeiro deles é o motor de tração traseira que desenvolve 313cv de potência, junto de baterias de fosfato de manganês e ferro-lítio da CATL. Outra opção é um motor de eixo traseiro de 252cv e baterias Blade da BYD. Há ainda uma opção de 313cv e bateria de fosfato de ferro-lítio da CATL e uma opção de motor elétrico duplo.
Entre as opções está um motor de 313cv no eixo traseiro e um motor no eixo dianteiro de 167cv. Juntos, os dois motores oferecem 480cv, com baterias ternárias de lítio, ferro manganês e fosfato de lítio, da CATL. Possivelmente assim como o Sterra ET, o Sterra ES virá com opções de 60kWh, 80kWh e 100kWh, que vai permitir que ele tenha autonomia em torno de 500km a 720km, nessa última, 20km a mais que o SUV. O modelo ainda acelera de 0 a 100km/h em 3,8 segundos com o motor mais forte. Mais detalhes devem ser revelados dentro de alguns meses, como potência, autonomia e preços.
Fotos: Exeed / divulgação
Comentários
Postar um comentário