Exeed confirma a chegada do RX com motor PHEV e mais dois inéditos elétricos no Brasil
Exeed confirma sua chegada ao Brasil em 2024 com três modelos, vindo com RX e dupla chamada de Sterra, que será apresentada em breve na China
A Exeed deve rever todo seu planejamento estratégico para
nosso mercado. E que bom que fará isso antes de desembarcar. A marca confirmou
que não vai mais trazer os modelos LX, TX ou VX, que fazem parte de uma antiga
geração de produtos da marca. A empresa premium da Chery confirmou que vai
trazer produtos mais modernos, como Yaoguang – que tem nome global de RX. Em
comunicado, a empresa confirmou que vai fazer investimentos para ampliar a
nossa infraestrutura de carregamento, visto que ela vai apostar só em
eletrificados.
O primeiro produto a ser apresentado aqui será o RX e dois
produtos da linha Sterra chegam depois, que são conhecidos como Projeto E03 e
E0Y, sendo um sedã e um SUV elétricos. Os produtos elétricos são desenvolvidos
a partir de uma nova plataforma E0X. Aqui, o comunicado da Exeed confirmou que
a marca vai investir bastante em nosso mercado com produtos eletrificados, além
de investir na nossa infraestrutura de modelos eletrificados. A Exeed ainda não
anunciou quando a marca vem ao país, mas é possível que seja no primeiro
semestre de 2024.
A marca confirmou que "os produtos para o mercado internacional e para o Brasil estão em processo de preparação rápida". Tanto, que o RX brasileiro contará com motor híbrido plug-in (PHEV), que ainda não existe na China, mas está em desenvolvimento. Esse motor em questão pode ser o mesmo do Chery Tiggo 8 Hybrid Plug-in. O motor em questão é o 1.5 TGDI a gasolina que desenvolve 156cv de potência com torque de 23,5kgfm junto de dois motores elétricos, um para cada eixo, oferecendo tração integral. Os motores elétricos entregam 75cv e 17,3kgfm e um outro tem 95cv e 16,8kgfm.
Há um terceiro motor elétrico no eixo dianteiro, mas que funciona apenas como gerador. Este tem 147cv e 22,5kgfm. A potência combinada é de 317cv e 56,6kgfm de torque, que permite que ele acelere de 0 a 100km/h em 6,72 segundos e um consumo de 42,7km/l. O câmbio automático DHT funciona em sintonia com os três motores, com nove modos de condução e simula até 11 marchas. O RX possui 4,781 metros de comprimento, 2,815 metros entre os eixos, 1,920 metro de largura e 1,671 metro de altura. Na mecânica, ele é equipado com um motor T400, que traz o 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 261cv e 40,8kgfm.
O SUV ainda é acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas. Ele vem com tração AWD como opção e vem com sete modos de condução. Na linha dos elétricos, se tem informações apenas do E03, que antecipa o sedã elétrico da marca. De perfil, o E03 possui um desenho bem cupê, com um caimento de teto suave e com retrovisores com base nas portas, enquanto as maçanetas são retráteis. A parte inferior das portas ainda possui um friso. As rodas não parecem ser da versão de produção, mas são raiadas e com acabamento escurecido, de 20 polegadas e com pneus 245/45 R20.
O sedã ainda tem um teto que parece trazer radar LiDAR. O modelo será desenvolvido a partir de uma arquitetura elétrica de 800V, que vai recuperar a autonomia de 10% a 80% em 10 minutos, em estações de recarga rápida. A bateria será a CATL e vai oferecer cerca de 700km de autonomia. Com motor elétrico duplo, o sedã deve entregar cerca de 450cv. Mais detalhes devem ser revelados em breve.
Fotos: Exeed / divulgação
Comentários
Postar um comentário