Mitsubishi apresenta a XRT Concept, prévia de um conceito off-road da nova geração da Triton
Mitsubishi apresenta a XRT Concept, que antecipa uma versão aventureira da nova geração da Triton; modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de Bangkok
A Mitsubishi apresentou as primeiras imagens de um conceito
que antecipa o que vamos esperar da nova geração da Triton, que aparece
primeiro na Ásia. O modelo das imagens apareceu como XRT Concept e também pode
antecipar que estamos diante de uma futura versão aventureira da picape média
de nova geração, ainda mais pelo fato de que o logotipo da Ralliart aparece nas
laterais do conceito – o que abre uma possibilidade. A picape aparece com uma
carroceria toda camuflada e que tenta esconder as linhas.
Apesar de tentar esconder, falha bastante. A picape média é
coberta toda por um adesivo alusivo à “pedras de lava repletas de energia condensada”.
Vamos falar do que vemos no design da nova geração. Na dianteira, ela possui
faróis divididos em dois andares, sendo uma parte superior com luzes diurnas
(DRL) em LED em pequenos ‘L’ e mais abaixo traz os faróis principais. Entre os
faróis superiores e os intermediários, a picape terá um acabamento cromado em ‘C’.
Na parte inferior do ‘C’, estará os faróis de neblina. Esse acabamento cromado
se conecta diretamente com a grade.
A grade, por sua vez, possui um desenho mais quadrado e com
duas barras horizontais, sendo que a barra superior sustenta o logotipo da
marca japonesa. A grade ainda tem um contorno que pode ser cromado ou preto,
sendo que a borda superior traz o nome da marca escrito por extenso. O
para-choque dianteiro ainda vai contar com uma pegada mais off-road, pelo menos
na XRT. Ela tem entradas de ar retangulares, separadas pelo espaço da placa
dianteira. O capô ainda possui um desenho mais alto e que traz vincos a partir
dos faróis.
De perfil, a XRT possui linhas mais fortes que se destacam por trazer um para-lama dianteiro e traseiro mais alargado, com caixas de rodas de desenho mais quadrado e com acabamento que deve ser em plástico preto. Um vinco nasce a partir dos faróis superiores e morre ainda no para-lama dianteiro, enquanto um outro vinco dá sequência na porta dianteira e continua até a porta traseira, em posição mais inferior. Há um outro vinco, que nasce acima da maçaneta da porta traseira e percorre toda a lateral da caçamba, chegando até as lanternas. O desenho dos vidros parece com o modelo atual, com uma leve subida a partir da janela da porta traseira.
As maçanetas são convencionais e os retrovisores são novos, enquanto o destaque fica por conta das rodas mais off-road e com pneus de uso fora-de-estrada e para uso em lama. A picape traz um snorkel no lado direito da carroceria, estribos laterais e um santoantônio que traz dois pneus de estepe, reforçando que parece um modelo de competição. De traseira, se percebe que a picape ganha lanternas verticais mais quadradas e com uma pequena ponta para as laterais na parte inferior. Como é voltada a um modelo de competição, o para-choque traseiro é curto e rente a tampa da caçamba, com espaço para a placa ao centro.
Falando nela, a tampa traz o logotipo da Mitsubishi abaixo da maçaneta. “A nova Triton está passando por retoques finais em preparação para o seu lançamento, uma vez que realizámos rigorosos testes de resistência em todo o mundo, ao mesmo tempo que incorporamos o know-how adquirido nas atividades de ralis.", destacou Takao Kato, Presidente e CEO da Mitsubishi Motors. Em sua nova geração, a Mitsubishi vai apresenta-la primeiro no mercado ASEAN, onde ela começa a ser produzida na fábrica de Laemchabang, na Tailândia, de onde 150 mercados de todo o mundo recebem o modelo.
Mecanicamente, pouco se sabe sobre a nova geração da Triton. Até agora, a marca japonesa confirmou que ela recebe nova base em chassi. De acordo com o comunicado da empresa, a nova geração da Triton vai ser criada a partir de uma nova base em chassi, que vai melhorar algumas áreas da picape. Essa nova plataforma vai adicionar melhorias em termos de direção segura, maior proteção e conforto em qualquer condição de estrada. A picape ainda continuar a oferecer uma capacidade de carga na caçamba de 1 tonelada, proporcionando uma direção segura e confortável até mesmo em diferentes condições climáticas em todo o mundo.
A recém desenvolvida nova base em chassi da picape vai trazer ainda um novo sistema de suspensão dianteira de duplo braço triangular e a suspensão traseira vai trazer molas de lâminas recém criadas. Em termos de motor, a Mitsubishi confirmou que a picape média vai adotar a um novo motor Turbo Diesel, que está mais eficiência e econômico, reduzindo as emissões de CO2 e oferecendo perda de atrito ao mesmo tempo que traz maior rendimento. Muito provavelmente, a picape vai manter o motor 2.4 Turbo Diesel do modelo atual, que aqui no Brasil entrega 190cv de potência e com torque de 43,9kgfm.
Fotos: Mitsubishi / divulgação
Comentários
Postar um comentário