Hiperon é malaia e apresenta um SUV cupê elétrico, o Fosslin; modelo entrega 487cv
Além da Proton, Malásia também terá a Hiperon Motors como marca para chamar de sua e revela as primeiras imagens do Fosslin, um SUV anti-Tesla Model Y
A Hiperon Motors é mais uma das marcas novatas de veículos
elétricos que quer concorrer a um espaço entre as startups que vem aparecendo e
crescendo. A empresa nasce na Malásia e apresentou as primeiras imagens do seu
novo modelo, batizado de Fosslin. O Fosslin nasce com propósito de concorrer
com o Tesla Model Y, tanto que ele tem uma carroceria que é bem parecida com o
modelo da marca de Elon Musk, sendo um SUV cupê.
De acordo com a Hiperon, a marca apresentará a versão de
produção do SUV no final deste ano, onde 10 unidades serão produzidas para
testes em condições reais. O modelo apareceu apenas com imagens de
renderizações reveladas pela própria marca. Se ele seguir 100% das imagens, o
SUV terá um design bastante elegante e que foi desenhado na Europa. Na
dianteira, ele possui faróis retangulares e horizontais, conectados com uma
barra preta e brilhante, com faróis com iluminação diurna (DRL) em LED, enquanto
ele possui uma entrada de ar central, no para-choque.
Neste, o Fosslin possui um acabamento em preto brilhante e
com pequenos filetes cromados, em uma grade com desenho hexagonal. O
para-choque dianteiro ainda possui faróis de neblina triangulares nas extremidades
do para-choque, conectados por meio de uma entrada de ar inferior em uma faixa
que forma um ‘U’. O capô tem linhas bem aerodinâmicas, com poucos vincos, sendo
que os mais visíveis partem próximo dos faróis. O capô ainda traz o logotipo da
marca próximo ao para-choque. De perfil, ele possui um vinco que nasce ainda na
dianteira, acima dos faróis de neblina e que percorre a lateral até a porta
traseira.
O para-lama dianteiro ainda possui uma saída de ar logo abaixo desse vinco. Um novo vinco nasce no para-lama dianteiro e define a linha de cintura do Fosslin, chegando até as lanternas. Esse vinco define a altura das maçanetas. Essas parecem formar apenas uma peça só, visto que a porta traseira possui uma abertura suicida e abre inversamente, fazendo o SUV não ter uma coluna B. De perfil cupê, o Hiperon Fosslin possui um desenho aerodinâmico e que lembra o Tesla Model Y, principalmente por conta do caimento do teto e do desenho das janelas.
Falando nelas, as janelas seguem o caimento do teto e a parte inferior possuem um acabamento ascendente, chegando até a janela vigia. O SUV tem rodas grandes, que parecem ser maiores de 20 polegadas, com um desenho em cinco raios. Os retrovisores são compactos e tem base nas portas. No teto, ele une para-brisa dianteiro, teto solar panorâmico e o vidro traseiro em quase que uma peça só. De traseira, ele tem um vidro traseiro bem inclinado e a tampa do porta-malas tem um desenho que possui um pequeno aerofólio, com um vinco que segue para as extremidades.
O conceito ainda possui uma enorme tampa do porta-malas, que faz as lanternas abrirem junto com a tampa. Ainda falando dela, ela traz o logotipo da marca ao centro. Por fim, o para-choque traseiro possui o espaço para a placa e mais abaixo ele possui um acabamento em plástico preto onde está o difusor de ar, enquanto os refletores estão nas extremidades inferiores e quase que laterais do para-choque traseiro. Partindo ao interior, o conceito possui uma boa iluminação interna por conta do teto solar panorâmico e o volante tem um desenho mais quadrado, com um aro inferior mais arredondado, com três raios e controles multifuncionais.
O painel ainda possui saídas de ar-condicionado circulares nas extremidades e o painel tem um desenho em ‘L’ em preto brilhando, conectado com o console central. Nele, é possível ver que está a central multimídia no painel, com alguns controles giratórios abaixo da tela. O SUV ainda tem quatro botões lado a lado no console central, o seletor de marchas e o freio de estacionamento eletrônico. Mais atrás ele possui um acabamento em preto brilhante que pode servir como espaço para recarga por indução para smartphones e um descansa-braço.
Os painéis das portas ainda tem iluminação personalizável em LED e mais uma iluminação na parte inferior do painel. Com um sistema de ar-condicionado de três zonas, sendo duas na frente, ele possui controles do ar-condicionado com seletor para cada lado, com esse botão nos painéis das portas dianteiras. O painel ainda tem, nas extremidades, duas pequenas telas que mostram o que as câmeras no lugar dos retrovisores mostram. A marca ainda confirmou que ele será equipado com telas OLED de 17 polegadas, que provavelmente possam ficar no lugar do quadro de instrumentos, mas que no modelo apresentado agora não tinha.
De série, ele será equipado com bancos aquecidos, volante e apoio de braço, navegação, sistema de som surround 3D, seis entradas USB, base de carregamento sem fio, Head-Up Display (HUD) e muitos equipamentos de segurança que fazem parte do pacote ADAS. A marca ainda confirma que ele possui 4,880 metros de comprimento, 2,950 metros entre os eixos, 1,990 metro de largura e 1,689 metro de altura. Mecanicamente, a Hiperon confirmou que ele será vendido com motor de células de hidrogênio e uma bateria de 95kWh que vai oferecer uma autonomia de 450km.
Em termos de motor, ele virá com dois motores elétricos, um para cada eixo, instalado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Juntos, desenvolvem 487cv e 68,3kgfm, permitindo que ele acelere de 0 a 100km/h em 5 segundos e tenha uma velocidade máxima limitada em 260km/h. Serão criadas cinco unidades puramente elétricas e cinco unidades movidos a células de hidrogênio para os testes iniciais. A Hiperon confirmou que, além da Malásia, quer vender seus modelos na Ásia, Europa e América do Norte. A versão de produção deve aparecer em alguns meses.
Fotos: Hiperon / divulgação
Comentários
Postar um comentário