FAW descarta os planos de produzir o esportivo Hongqi S9 na Itália e compromete projeto

FAW confirma que não vai mais erguer uma nova fábrica na Itália para fazer esportivos da Hongqi, com o S9; cupê seria produzido na região da Emilia-Romagna



A FAW confirmou que pode produzir seu esportivo não mais na Itália, precisamente na região da Emilia-Romagna. A joint-venture da Silk-FAW agora descartou os planos de erguer uma fábrica própria na Itália e a produção do esportivo pode ser transferida para a China, sede da Hongqi. A empresa de engenharia Silk EV confirmou que não tem mais interesse em produzir na Itália, depois de terem fechado um acordo pela região da Emilia-Romagna em 2021, para a produção do Hongqi S9.

De acordo com informações da Agência Reuters, a Silk-FAW não deu detalhes sobre o fim do interesse em produzir na Europa, mas autoridades da região da Emilia-Romagna confirmou para a agência de notícias, a decisão final dos chineses. Informações dão conta que os italianos estariam investigando a LFM-Seda, onde a polícia fiscal da Itália visitou funcionários de uma agência de compras italiana, a Invitalia. A agência tinha documentos de um pedido de 38 milhões de euros da Silk-FAW em financiamento público para erguer a unidade fabril.

“Eles vão ter que nos dizer se o projeto vai adiante… e, se isso acontecer, significa necessariamente que os recursos financeiros estão lá. Se o projeto está morto, eles só precisam nos dizer. Estamos claramente preocupados. Atualmente, os fluxos financeiros não estão à altura das necessidades. Esperamos ver um roteiro financeiro para tornar esse investimento sustentável.”, disse o Chefe do Governo Regional da Emilia Romagna, Vincenzo Colla, ao site, em uma entrevista há pouco mais de um ano.

A escolha teria sido pela cidade de Reggio Emilia, que começaria a produzir neste ano de 2023 na unidade, ou seja, a construção da fábrica teria que ter começado ao menos em 2021. No ano passado, autoridades da região já sabiam que, se o projeto continuasse, certamente deve sofrer com atrasos neste plano. Nessa mesma época de 2022, a Silk-FAW tinha confirmado o interesse de continuar com o projeto da fábrica na região e estava avançando internamente com o assunto.

No entanto, já passou mais um ano e o projeto agora finalmente foi descartado – ao menos para ser feito na Itália. O Hongqi S9 foi apresentado em 2021 e é equipado com motor 4.0 V8 Hybrid que desenvolve 1.400cv. Segundo a marca, ele acelera de 0 a 100km/h em 1,9 segundo e chega a velocidade máxima de 402km/h. A autonomia puramente elétrica é declarada em 40km. Agora, muito provavelmente, o projeto possa ser realocado para a China – isso se a marca ainda tiver interesse em produzir o S9.



Fotos: Hongqi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

RAM lança promoção de Black Friday no mercado brasileiro com Rampage, 2500 e 3500

Volkswagen lança promoção no Brasil com descontos que alcançam até R$ 30.000

Kia revela teaser de uma novidade para a Índia como um misto de SUV com monovolume

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Acura registra primeiras imagens de patente de um sedã conceitual e possivelmente elétrico

Honda antecipa teaser da nova geração do Amaze, que estreia mês que vem na Índia

Wuling revela imagens teaser da Zhiguang EV, um misto de multivan com keicar na China

Suzuki revela os primeiros teaser da nova geração do Dzire na Índia, que ficará maior

Mercedes-Benz lança promoção no Brasil com bônus de até R$ 66.500 no usado neste mês