Exeed apresenta o reestilizado VX na China, com 261cv e interior inspirado na Mercedes-EQ
Exeed reestiliza na China o VX, que ganha mudanças mais visíveis na dianteira e no interior do SUV; modelo continua a ser equipado com motor 400T de 261cv
A Exeed apresentou na China as primeiras mudanças visuais do
seu utilitário esportivo maior, o VX. Apresentado em 2020, o maior SUV à venda
da marca chinesa ganhou as primeiras mudanças visuais, que deixam ele ainda mais
distante dos demais produtos da marca, ao menos em termos de design externo.
Desde a sua apresentação, o VX contava com um design diferente dos irmãos LX e
TX. Além de melhorias de design, a marca trouxe novos equipamentos que vão
ajudar a manter ele como topo de linha.
Em termos de design externo, as mudanças estão
principalmente localizadas na dianteira do VX. Ele se destaca por manter o
mesmo design dos faróis e a principal novidade fica por conta da grade
dianteira, de desenho hexagonal. A grade dianteira recebe um acabamento em
preto brilhante com barras verticais e frisos cromados verticais também,
enquanto uma faixa em LED ainda continua ligando os dois faróis, se conectando
com as luzes diurnas (DRL) em LED. O SUV também ganha um novo para-choque
dianteiro.
Este se destaca por trazer uma nova entrada de ar inferior, que fica mais fina e se conecta com o acabamento das extremidades, também em plástico preto, com desenho triangular. Neste, estão os faróis de neblina em LEDs verticais, que recebem um novo desenho. Dependendo da versão, esse acabamento em plástico preto inferior pode trazer um friso cromado, enquanto o nome da Exeed possui uma régua que nas versões mais caras são na cor da carroceria. Nas versões mais simples, é uma faixa em preto brilhante. O capô é o mesmo.
De perfil, as novidades ficam por conta de um novo friso cromado na parte inferior das portas, enquanto as rodas ganham um novo desenho e variam de 20 polegadas, com cinco raios. Na traseira, seria impossível até de fazer um jogo dos sete erros com o modelo revelado em 2020. Ele perde o friso cromado na parte superior das lanternas, que passa a ser da cor da carroceria. Já o para-choque traseiro recebe um acabamento inferior em plástico preto, com dupla saída de escape e uma lanterna de neblina central, substituindo o acabamento prateado do modelo anterior. Fora isso, tudo igual.
Agora o mesmo não pode ser dito do interior. O VX ganha um banho de loja inspirado no RX e que também tem uma inspiração muito clara no painel dos elétricos EQ da Mercedes-Benz. Há uma faixa em vidro com três telas e as saídas de ar-condicionado triangulares nas extremidades. O quadro de instrumentos possui uma tela de 12,3 polegadas, mesma proporções de tela para a tela na frente do passageiro, onde existe uma série de itens de entretenimento. A maior tela é a da central multimídia, com tela de 15,6 polegadas, que aparece bem destacada.
Acima da central multimídia, ele possui a dupla saída de ar-condicionado central, em faixas bem finas. O volante é bicolor de dois raios que traz o nome da marca ao centro e tem comandos sensíveis ao toque, além de vir com base achatada. O painel ainda possui uma faixa personalizável em LED na parte superior e que invade os painéis das portas e uma nova faixa em LEDs personalizáveis na parte inferior, que igualmente invade os painéis das portas.
O console central recebe um novo desenho, com um grande porta-objetos e há uma área compacta com controles em preto brilhante. Olhando assim, o console central perde todos os comandos que o modelo tinha. Os painéis das portas seguem o mesmo requinte do painel, com um acabamento em preto brilhante para a área que abriga as maçanetas e os ajustes elétricos dos bancos, além de um acabamento em preto brilhante para a puxador das portas e o controle dos vidros. Os bancos também são novos e recebem um novo desenho.
Internamente, a Exeed confirma que o VX vai continuar a oferecer uma espaço para seis ou sete ocupantes, em disposições de bancos 2+2+2 ou 2+3+2. De acordo com a Exeed, a central multimídia do novo VX ganha chip Qualcomm 8155, que pode executar até 8 trilhões por segundo. Suporta rede 5G e atualização Over-The-Air (OTA) com sistema Lion Zhiyun 5.0, sistema de reconhecimento facial Super ID para mais de uma pessoa. Além disso, suporta 12 interações de voz emocional, 1+8 alto-falantes Surround, num total de 14 alto-falantes que o SUV possui, por conta de um sistema de som estéreo da Sony.
A marca ainda confirma que o SUV poderá ser equipado com bancos com ventilação, aquecimento e massagem nos bancos dianteiros. Os bancos traseiros de segunda fileira recebem ajustes eletrônicos, mas foram adicionados apoios de pernas. A lista de série ainda possui faróis Full LED, um sistema de visão geral de 540 graus, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro adaptativo, sistema inteligente de assistência ao motorista de nível L2, Start-Stop, sistema de partida remota do motor, teto panorâmico e outros.
Desenvolvido a partir da plataforma M3X Mars 2.0, o novo VX possui 4,970 metros de comprimento, 2,900 metros entre os eixos, 1,940 metro de largura e 1,795 metro de altura. Na mecânica, ele é equipado com um motor T400, que traz o 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 261cv e 40,8kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas. Ele vem com tração AWD como opção e vem com sete modos de condução, com sistema da BorgWarner.
Ele perde a opção de motor 1.6 TGDI a gasolina capaz de desenvolver 197cv de potência e 29,5kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem de 7 marchas. Até o momento, o VX é único modelo da marca a não ter uma versão híbrida. Hoje, o RX também não possui, mas isso é questão de tempo para o irmão mais novo receber a mecânica. Na China, o VX será vendido com preços que vão de 179.900 a 233.900 yuans.
Fotos: Exeed / divulgação
Comentários
Postar um comentário