AC Cars retorna com o novo Cobra GT Roadster, que volta com um motor de até 663cv
AC Cars volta a produzir o Cobra Roadster, que estreia com uma carroceria de fibra de carbono e um motor V8 capaz de entregar até 663cv de potência
A AC Cars voltou a produzir um dos maiores clássicos do
século passado, o Cobra. Apresentado como Cobra Roadster, o esportivo retorna
ao mercado para manter o legado de todos os Cobras já apresentados, trazendo
toques de modernidade que vão fazer com que o esportivo continue chamando
atenção de consumidores – o que acontece desde a década de 1960. De acordo com
a AC, o Cobra apresentado agora não tem nada do modelo antigo. Nem mesmo o
design escapou, visto que o novo é maior.
“Desenvolver e entregar um carro digno do nome AC Cobra não
foi uma tarefa fácil, mas estou encantado e imensamente orgulhoso do que alcançamos.
Este é um carro esportivo como nenhum outro, e empregamos alguns dos principais
designers e engenheiros da indústria para criar um automóvel excepcional que é
extremamente bonito, além de incrivelmente rápido e incrível de dirigir.”,
destaca David Conza, CEO da AC Cars.
“Queríamos respeitar a herança do AC Cobra e, embora o design tenha influenciado a abordagem restomod, ele tem uma sensação mais sofisticada de acordo com um clássico roadster britânico. Isso, juntamente com a personalidade de corrida do AC Cobra original, significa que produzimos um veículo incomparável, totalmente moderno e relevante para os conhecedores de hoje – um verdadeiro carro esportivo do século XXI”, adiciona Conza em comunicado.
Produzido até 2001, o Cobra perde o para-choque vertical e cromado que ficava mais nas extremidades do esportivo. Ele mantém o bocão oval, mas com grelha estilo colmeia, enquanto o local onde ficava os para-choques passam a ter pequenas entradas de ar verticais, em cada lado da grade. Os faróis recebem uma iluminação diurna (DRL) em LED e projetores em LED, seguindo circulares. Mais abaixo, ele possui os faróis de neblina. No para-choque dianteiro, ele ainda possui uma entrada de ar inferior. No capô, ele possui um scoop com uma entrada de ar adicional.
De perfil, as novidades ficam por conta de destacadas rodas de 21 polegadas com freios dianteiros de seis pistões e quatro na traseira. As rodas tem um desenho raiado, com dez raios. Ele ainda traz retrovisores com base nas portas, as maçanetas tem um novo desenho e o para-lama dianteiro possui uma saída de ar. O para-brisa dianteiro não é mais tão inclinado como o do modelo anterior. Na traseira, o Cobra GT Roadster possui a tampa do porta-malas e um brake-light logo atrás dos bancos, enquanto a traseira ainda mantém o espaço para a placa, com uma régua preta brilhante.
As lanternas são circulares, duplas e verticais, com iluminação em LED. Por dentro, a AC confirmou que o esportivo traz um acabamento interno moderno, oferecendo um nível de qualidade exigido pelos consumidores. Ele possui um quadro de instrumentos com tela analógica e que traz vários mostradores analógicos ao centro também. Ele será equipado com um sistema chamado de ADIC (Advanced Driver Information Center) mostra todas as informações relevantes do motor na linha de visão direta, sem interromper o excelente design interior ou criar reflexos indesejados no para-brisa.
Ainda no painel, o esportivo possui vários botões abaixo dos mostradores, enquanto mais abaixo ele possui uma central multimídia que vai trazer algumas funções, informações e sistemas de entretenimento. O esportivo ainda possui um volante de três raios com comandos multifuncionais e traz detalhes prateados. O interior ainda possui um Head-Up Display (HUD) atrás do volante, enquanto o painel ainda possui um acabamento azul, visto nos painéis das portas e nos bancos também.
O console central também é novo, trazendo a alavanca de câmbio. Na frente, ele possui o botão Start/Stop e atrás da alavanca está o freio de estacionamento eletrônico. Controle dos vidros ficam na sequência. Os painéis das portas possuem maçanetas por meio de tiras, em tom laranja, mesma tira que está no painel, na frente do passageiro. Essa, no caso, possui uma função meramente decorativa. De acordo com a empresa, o novo painel do esportivo se deu por conta de trazer atualização para um carro que não terá um preço convidativo.
“Nosso objetivo era superar as expectativas de nossa estimada clientela, que se acostumou com o que há de melhor em luxo automotivo. O feedback extremamente positivo que recebemos dos participantes confirma que realmente superamos essas expectativas. O AC Cobra GT Roadster é uma prova do nosso compromisso inabalável com a excelência. Estamos muito satisfeitos com o fato de clientes de todo o mundo poderem se juntar a nós e agradecemos a eles por depositarem a maior fé em nós.”, destaca David Conza, CEO da AC.
De acordo com a AC, o esportivo possui um chassi de estrutura de alumínio, altamente avançada e desenvolvida especialmente para o Cobra, sendo mais forte e leve. O chassi permite que o esportivo tenha uma melhoria na distribuição de peso e geometria de suspensão. Além do chassi com estrutura espacial de alumínio extrudado, o Cobra tem uma carroceria de composto de carbono, que está maior. Ele possui 4,225 metros de comprimento e 2,570 metros entre os eixos, que faz parte da melhoria de distribuição de peso da carroceria e o centro de gravidade mais baixo.
A marca ainda confirma que a geometria da suspensão do carro foram desenvolvidas em estreita colaboração com uma equipe profissional de corrida do Reino Unido. Mecanicamente, ele será equipado com motor 5.0 V8 capaz de desenvolver até 663cv e 79,5kgfm, com um câmbio manual de 6 marchas ou automático de 10 marchas, esse último com opção de paddle-shifts. Com peso de 1.450kg, o esportivo pode acelerar de 0 a 100km/h em 3,4 segundos e máxima de 278km/h.
Ele ainda será vendido com uma versão mais mansa do motor, equipado com o mesmo 5.0 V8. Com esse conjunto de entrada, ele entrega 460cv e 58,1kgfm. De série, ele será equipado com vidros elétricos, controle climático e um sistema de navegação por satélite por meio do sistema de infoentretenimento. Segundo a AC, a marca espera produzir e vender cerca de 250 unidades anuais do Cobra, a um preço de 285.000 libras esterlinas.
Fotos: AC / divulgação
Comentários
Postar um comentário