XPeng desenvolve uma minivan, a 'Projeto H93'; batismo será X9 e estreia é neste ano

XPeng confirma o desenvolvimento de uma inédita minivan em seu portfólio, conhecida como ‘Projeto H93’; ela será batizada de X9 e estreia no fim do ano 



A XPeng confirmou a produção de um inédito veículo, que será apresentado dentro de alguns meses. A novidade em questão será a primeira investida da marca no segmento de minivans, que é bastante amplo no mercado chinês. Por lá, ela roda em testes desde o início deste ano e era conhecida até o momento como Projeto H93. De acordo com informações, ela será desenvolvida a partir de uma nova plataforma modular específica para elétricos, chamada de H Architecture.

Pelas primeiras imagens flagradas da minivan na China, como a imagem abaixo do site, publicada na rede social chinesa Weibo. De grande porte, estima-se que ela tenha 5,100 a 5,500 metros de comprimento, vindo com um design que será característico com os demais produtos da marca, como faróis divididos em dois andares na dianteira. As imagens mostram que os faróis superiores serão conectados por meio de uma barra iluminada, enquanto os faróis principais ficam logo abaixo.

O para-choque dianteiro terá linhas bem limpas, com uma entrada de ar inferior e nas extremidades vai trazer faróis de neblina e possivelmente câmeras ou sensores para a condução autônoma da marca (ela ainda deve trazer um par de radares LiDAR). Como toda minivan, ela terá uma dianteira relativamente curta e um amplo espaço para a relação entre os eixos, com portas de tamanho generoso e um teto solar panorâmico que vai trazer uma boa iluminação interna. As rodas, de acordo com o Car News China, é de 20 polegadas com pneus 235/50 R20.

Ainda em seu perfil, se destaca como a minivan possui portas bem grandes, com a porta traseira sendo corrediça. Falando na traseira, a minivan vai trazer linhas com um caimento de teto mais suave na traseira, especialmente com o vidro traseiro bastante inclinado para uma minivan. Além disso, a ‘H93’ vai trazer lanternas que se conectam por meio de uma barra em LED, enquanto a gigante tampa do porta-malas vai abrigar o espaço para a placa e o para-choque será compacto.

Internamente, ela terá um design que lembra muito os últimos lançamentos da XPeng, com volante de dois raios e com base achatada, além de uma ampla tela da central multimídia, enquanto o quadro de instrumentos também terá tela digital. Em termos mecânicos, é sabido que ela terá baterias fornecidas pela CALB, concorrente direta da CATL. Fabricada em Guangzhou, a minivan vai ser batizada de X9. A informação foi confirmada pelo próprio He Xiaopeng, Presidente da XPeng, em seu perfil no Weibo, juntamente da imagem acima. 



Foto: XPeng / divulgação

Flagra: Weibo / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander