Weiao apresenta o Boma EV na China, um hatch subcompacto que desenvolve 41cv de potência
Weiao apresenta na China o seu primeiro automóvel, o Boma; elétrico, subcompacto tem um motor de 41cv e oferece uma autonomia de até 200km
A estreante chinesa Weiao apresentou o Boma, um hatch
subcompacto que estreia com uma dianteira com uma grade dianteira grande e com
faróis conectados à grade. Antes de falarmos sobre o design do Boma, a Weiao
apresentou o hatch subcompacto com espaço para quatro ocupantes, que aparece
com duas opções de bateria. A Weiao produz seu carro com a ZX Auto (Hebei
Zhongxing Automobile Co Ltd), uma produtora chinesa de LSEVs (veículos
elétricos de baixa velocidade, muito usado em uso indoor).
Mas, como empresa, a Weiao é uma nova empresa da Hongri
Electric Vehicle, fundada em 2014. Visualmente falando, o Boma se destaca por
suas proporções bem compactas, mas tem uma dianteira que se inspira fortemente
no design de uma minivan de grande porte, a Toyota Alphard. O hatch possui
faróis compactos em ‘C’ com iluminação diurna (DRL) em LED na parte inferior,
enquanto a parte superior possui o projetor em LED. Os faróis são conectados
diretamente com a grade dianteira de barras verticais e horizontais, com
detalhes em preto brilhante.
A grade possui uma entrada de ar mais inferior, enquanto as extremidades da grade dianteira possui um friso em ‘C’ que começa nos faróis, fica nas extremidades da grade dianteira e chega até a parte inferior do para-choque dianteiro. O para-choque dianteiro ainda possui um acabamento em plástico preto com um acabamento cromado em ‘L’, enquanto o capô é bem compacto e tem alguns frisos, que levam até a coluna A do hatch. De perfil, o Boma mostra que realmente é um subcompacto por conta do seu tamanho diminuto.
Há frisos que marcam as caixas de rodas e há um outro friso que nasce no para-lama dianteiro e chega até as lanternas, que definem a linha de cintura do hatch e é onde estão as maçanetas (convencionais mesmo, por conta do custo). Há ainda um friso dos faróis dianteiro até o acabamento plástico das portas. Falando neles, as versões mais caras do elétrico tem um contorno das portas em plástico preto. Na coluna C, esse acabamento se prolonga e se conecta com o vidro traseiro. O hatch ainda possui rodas de liga leve de alumínio de 15 polegadas, com pneus 165/55 R15.
Por fim, o Boma ainda possui uma antena bem compacta. De traseira, o hatch possui um vidro traseiro com desenho quase reto, além de vir com um aerofólio que auxilia na aerodinâmica e um brake-light ao centro. As lanternas são horizontais e com iluminação em LED, com as duas lanternas conectadas por meio de uma barra. As lanternas invadem um pouco a tampa do porta-malas, enquanto o porta-malas ainda abriga o espaço para a placa. No para-choque traseiro, ele possui refletores verticais nas extremidades e a parte inferior tem um acabamento em plástico preto.
No interior, o hatch possui uma dupla tela lado a lado que traz uma tela de 7 polegadas para o quadro de instrumentos e uma central multimídia com tela de 9 polegadas. O painel ainda possui um volante de dois raios com controles multifuncionais, enquanto o painel possui um deque com uma parte superior mais reta, enquanto o painel parece trazer dois andares em relação ao início do painel. O painel ainda possui controles do sistema de ar-condicionado abaixo da central multimídia. Mais abaixo, ele possui saídas de ar-condicionado dupla horizontais.
As saídas se conectam entre si por meio de uma faixa no painel, sendo que existem ainda as saídas de ar das extremidades. A parte inferior do painel ainda possui dois porta-objetos, enquanto que na extremidade esquerda possui os controles de iluminação. O console central ainda possui a alavanca de câmbio e o freio de estacionamento é manual. Os painéis das portas tem um desenho simples também, mas com maçanetas cromadas e com detalhes prateados e em preto brilhante. Internamente, com espaço para quatro ocupantes, ele possui um total de 16 porta-objetos.
Mecanicamente, o Weiao Boma possui duas opções de bateria, mas com o mesmo motor. Ele desenvolve 41cv de potência, que leva o hatch a uma velocidade máxima de 100km/h. Ele pode ser equipado com duas opções de bateria, ambas ternária (NMC) que tem 11,9kWh e oferece uma autonomia de 130km no ciclo CLTC (padrão chinês, mais otimista) e uma bateria de 18,5kWh que oferece uma autonomia de 200km, no mesmo ciclo. A marca ainda está trabalhando em uma bateria maior, possivelmente de 25kWh a 30kWh, que vai oferecer cerca de 300km de autonomia.
De acordo com a Weiao, o hatch possui 3,517 metros de comprimento, 2,495 metros entre os eixos, 1,495 metro de largura e 1,660 metro de altura. De série, ele será vendido com radar traseiro, sistema de freio antitravamento, distribuição eletrônica de frenagem, destravamento automático das portas após um acidente e monitoramento da pressão dos pneus, mas não possui airbags ou controle eletrônico de estabilidade. As versões mais caras ainda são equipadas com sistema de som de seis alto-falantes. Na China, os preços variam de 39.900 a 51.900 yuans.
Fotos: Weiao / divulgação
Comentários
Postar um comentário