Volkswagen apresenta a segunda reestilização do Atlas nos Estados Unidos, só com o 2.0 TSI
Volkswagen apresenta o Atlas reestilizado nos Estados Unidos, que ganha a segunda reestilização desde o seu lançamento, em 2017; SUV grande perde o motor VR6
A Volkswagen apresentou oficialmente a segunda reestilização
do Atlas nos Estados Unidos. Lançado em 2016, o SUV ganhou as primeiras
mudanças em 2020, chegando agora com mais uma mudança em 2023. O SUV de grande
porte ganhou um novo painel e trouxe novidades em sua mecânica, começando pela
perda do motor VR6. Além disso, ele ganha novidades em termos de equipamentos,
a fim de deixa-lo atualizado frente a uma concorrência cada vez mais moderna.
Visualmente, o novo Atlas se destaca por contar com novos
faróis dianteiros em ‘C’, perdendo, pela primeira vez, os faróis horizontais.
Os faróis recebem um novo desenho, tendo dois projetores em LED, um acima do
outro, enquanto a iluminação diurna (DRL) em LED também tem um desenho em ‘C’,
sendo uma parte superior com uma barra iluminada que conecta os dois faróis. A
grade dianteira também recebe um novo desenho, com barras horizontais e uma
grelha que lembra os estilos em colmeia.
O logotipo da Volkswagen aparece ao centro e também passa a
ser iluminado. O SUV também ganha um novo para-choque dianteiro, que passa a
vir com um acabamento em preto brilhante, que ficam maiores nas extremidades. O
SUV ainda recebe um friso cromado em ‘L’ nas extremidades. Ambos são conectados
por meio de uma faixa em preto brilhante. O para-choque dianteiro ainda possui
uma entrada de ar na parte inferior, com uma barra cromada horizontal.
O capô do SUV permanece o mesmo. Nas laterais, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve de 18 a 21 polegadas, de cinco raios e com acabamento diamantado, com pneus 265/45 R21. De traseira, as novidades são mais simples que na frente. O utilitário esportivo passa a ser vendido com novas lanternas, que recebem um acabamento mais escurecido e ambas as lanternas passam a se conectar por meio de uma lente que traz uma barra iluminada, que sustenta ainda o logotipo da VW.
É internamente que a Volkswagen trouxe as principais mudanças dessa reestilização do Atlas. O SUV passa a ser vendido com um novo volante com controles multifuncionais touchscreen e com detalhes prateados, enquanto o painel manteve o quadro de instrumentos com uma tela Active Info Display de 10,25 polegadas e uma nova central multimídia que passa a ser de 12 polegadas, ficando mais destacada do painel. Com um novo desenho, o painel recebe uma faixa em preto brilhante (abaixo da central e chegando até as extremidades) e um acabamento que imita madeira e vai até os painéis das portas.
Abaixo desse acabamento em preto brilhante há uma faixa em LED, que é personalizável, e em 30 cores diferente, chegando até as portas. Já na faixa que imita madeira, no lado do passageiro, há pontos de iluminação e o nome Atlas, que também é iluminado com o carro ligado. O SUV também recebe novas saídas de ar-condicionado com um desenho mais horizontal e dividido em dois andares nas extremidades e as saídas de ar-condicionado centrais desceram das extremidades da central multimídia para ficar em uma posição mais baixa, com um desenho horizontal.
Os comandos do ar-condicionado fora aglutinados pela central, enquanto o console central também foi amplamente renovado. Sai de cena a alavanca de câmbio por um câmbio um botões, além de vir com um freio de estacionamento eletrônico. Ao lado da alavanca de câmbio nova, ele possui dois porta-copos. Todo o console central tem um acabamento em preto brilhante. O console central ainda é vazado, tendo um espaço generoso para objetos na parte inferior. Os painéis das portas ainda tem um novo desenho, com novas maçanetas e controles foram realocados.
De acordo com a Volkswagen, ele recebe um novo acabamento de couro. De série, o Atlas 2024 passa a ser vendido de série com quadro de instrumentos com tela digital, ar-condicionado Climatronic tri-zone, bancos dianteiros ventilados, volante aquecido, carregamento sem fio para smartphones, seis entradas USB-C e controle de voz. As versões mais caras tem bancos de couro acolchoado premium, com padrão de diamante, e novidades no pacote ADAS, com a chegada de itens como o IQ.DRIVE, que oferece direção semi-autônoma, com o opcional Adaptive Cruise Control e Head-Up Display (HUD).
O SUV possui 5,040 metros de comprimento, 2,980 metros entre os eixos, 1,990 metro de largura e 1,780 metro de altura. Mecanicamente, o Altas passa a ser vendido com motor 2.0 TSI a gasolina que desenvolve 273cv de potência com torque de 37,8kgfm, ganhando 34cv a mais de potência e 2,1kgfm de torque. Na transmissão, ele traz o câmbio automático de 8 marchas, que opcionalmente pode ser vendido com tração integral 4MOTION, AWD. Ele permite que o consumidor possa rebocar 2.268kg.
Quem se despede do motor é o 3.6 V6 que desenvolve 280cv de potência e 36,8kgfm, que se tornou obsoleto com a atualização do motor 2.0 TSI. Nos Estados Unidos, ele será vendido nas versões SE, SE Technology, SEL, SEL R-Line e SEL Premium R-Line. O SUV é produzido atualmente na unidade de Chattanooga, no Tennessee, nos Estados Unidos. Nos EUA, ele deve concorrer com modelos como Kia Telluride, Hyundai Palisade, Toyota Grand Highlander, Honda Pilot, Chevrolet Traverse, Mazda CX-90 e Jeep Grand Cherokee L.
Fotos: Volkswagen / divulgação
Comentários
Postar um comentário