RAM apresenta a 1500 REV de produção ao mundo, com uma autonomia de até 805km
RAM apresenta a sua primeira picape elétrica, a 1500 REV no Salão do Automóvel de Chicago, que estreia com um motor elétrico duplo que entrega 663cv
A RAM apresentou no Salão do Automóvel de Chicago e de Nova
Iorque, nos Estados Unidos, a primeira picape elétrica da marca, a 1500 REV. O
modelo estreia como uma concorrente direta de Ford F-150 Lightning, Chevrolet
Silverado EV e GMC Sierra EV. A picape da marca do carneiro estreia como uma
versão elétrica da 1500 que conhecemos, seguindo um caminho tal qual a Ford fez
com a F-150. O modelo estreia depois de algum tempo da marca ter revelado a
1500 Revolution BEV Concept.
O modelo antecipa as linhas futuras de uma picape grande da
marca e que muito provavelmente nasça como um modelo 100% elétrico. Enquanto
isso, a RAM se vira com a 1500 REV, que estreia com um novo design na dianteira
e na traseira, tal qual estreia com um novo painel. A marca quer concorrer com
as demais picapes elétricas dos Estados Unidos, como a Rivian R1T e a Lordstown
Endurance. Para isso, ela quer apostar alto no custo/benefício, com uma boa
autonomia.
“A marca RAM já redefiniu o segmento de picapes antes e o
fará mais uma vez com a novíssima RAM 1500 REV. O 1500 REV será o primeiro de
uma linha de soluções eletrificadas que serão adicionadas à nossa atual linha
premiada de picapes. Estamos em uma emocionante jornada de eletrificação que
fará com que a RAM ultrapasse a concorrência nas áreas mais importantes para os
clientes: alcance, carga útil, reboque e tempo de carga”, disse o CEO da RAM,
Mike Koval Jr.
Visualmente, a picape se destaca por trazer mudanças visuais bem perceptíveis em relação às demais versões da 1500 atual. Na dianteira, ela traz novos faróis, mais compactos e com desenho levemente arredondado que traz quatro projetores em LED e luzes diurnas (DRL) em LED na parte superior e inferior, que invadem a grade dianteira, algo que foi antecipado na 1500 Revolution BEV Concept. A grade dianteira, fechada, tem acabamento em preto brilhante e traz os prolongamentos dos faróis e o novo logotipo da marca, ao centro, também iluminado.
A picape ainda possui um generoso frunk na dianteira, que, para leigos, nada mais que é que o porta-malas dianteiro de um modelo elétrico, já que os motores elétricos não ficam mais neste compartimento. O compartimento tem 425 litros de capacidade. O para-choque dianteiro ainda possui um novo desenho, que se destaca por trazer linhas mais limpas. Em posição intermediária, a picape tem uma pequena entrada de ar horizontal abaixo da grade dianteira e uma entrada de ar mais generosa na parte inferior do para-choque, com grelha pintada em preto brilhante.
Nas extremidades, ela traz um friso em ‘C’. Já o capô possui dois ressaltos ao centro, assim como as demais picapes da marca, com um emblema nas laterais desse ressalto que traz o ‘REV’. De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas com um desenho mais aerodinâmico e que passam a ter de 20 a 22 polegadas, de acordo com cada versão, com pneus Pirelli Scorpion. A picape ainda traz o bocal de recarga das baterias no para-lama dianteiro e o novo logotipo da RAM na porta dianteira.
A marca ainda manteve o RamBox nas laterais da caçamba. O modelo elétrico ainda possui caixas de rodas com acabamento na cor da carroceria. Já de traseira, a 1500 REV se destaca por trazer um novo desenho. Começa pelo novo layout das lanternas, que recebem nova disposição e com um prolongamento horizontal na parte superior das lanternas, invadindo a tampa da caçamba. Falando nela, a tampa da caçamba tem um novo desenho e o logotipo da RAM ao centro, com um novo friso que dá nova vida para a tampa.
O para-choque traseiro é na cor da carroceria e a picape não tem saída de escape. De acordo com a norte-americana, a REV possui a melhor aerodinâmica do segmento, por conta do seu novo design, com 0,340Cx. Por dentro, a RAM recebeu novas linhas e com materiais refinados como fibra de carbono, metal e couro. Destaque para um quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas e uma central multimídia com tela vertical de 14,5 polegadas. Uma terceira tela aparece na frente do passageiro, com 10,25 polegadas.
Essa tela na frente do passageiro traz funções de navegação e visualizadores externos por meio de câmeras. A tela ainda possui uma entrada HDMI, que permite que ela rode o que está se passando pelas câmeras para entretenimento, podendo filmar o trajeto. O painel ainda possui um Head-Up Display (HUD) de 10 polegadas, chave digital e uma tela de 12 polegadas para a central multimídia nas versões mais acessíveis. O painel da picape ainda muda com mais detalhes em preto brilhante, presente no entorno da tela da central e em uma faixa horizontal que corta o painel.
No contorno desse acabamento, há frisos prateados. O console central também é novo, com dois slots para recarga por indução de smartphones. Ela ainda possui um câmbio por seletor e botões que fazem o motorista escolher entre os modos de regeneração Normal e One Pedal Driving. Há ainda um botão Trailer Driving. O painel das portas também parece ser diferente e trazer mais controles para os bancos, enquanto o volante é o mesmo das versões a combustão da picape.
Mecanicamente, a picape estreia com duas opções de bateria, sendo uma de 168kWh que oferece uma autonomia de 563km. No entanto, a marca já confirmou que uma nova opção de bateria está em desenvolvimento, com 229kWh, que vai oferecer autonomia de invejáveis 805km – de longe a maior autonomia para uma picape elétrica. Levando a capacidade máxima de reboque, a autonomia ainda cai para 402km, o que ainda é bom.
Em termos de motor, a RAM adicionou dois motores elétricos de 340cv, um em cada eixo. Com isso, a potência combinada é de 663cv e 85,6kgfm capaz de levar a REV de 0 a 100km/h em 4,4 segundos. Criada em uma plataforma STLA Frame de 800V, ela permite ser carregada em estações de recarga de até 350kW em estações rápidas (DC). Nestas estações, ela vai recuperar 177km de autonomia em 10 minutos. Ainda falando sobre bateria, a RAM confirmou que ela poderá enviar energia para casa em casos de emergência ou para aparelhos eletrodomésticos.
Ela fornece até 7,2kW de energia por meio de tomadas na sua caçamba. A plataforma STLA Frame da 1500 REV se destaca por trazer aço de alta resistência e materiais avançados que permitem que a picape seja leve, rígida e durável. A marca destaca que a sua arquitetura é “mais larga no meio para incorporar com eficiência a bateria, enquanto ainda utiliza a proteção oferecida pelos trilhos da estrutura”. Ela tem uma capacidade de reboque de 6.350kg e uma capacidade de carga útil de 1.225kg.
Novidades ainda dão conta que a picape possa oferecer conforto ao rodar com uma suspensão traseira independente multilink e uma “suspensão a ar de quatro cantos de nível ativo exclusiva do segmento com amortecimento adaptativo”. A suspensão a ar da 1500 elétrica vai oferecer diferentes configurações, como o Entry/Exit, Aero, Normal, Off-Road 1 e Off-Road 2. Ela tem uma capacidade de passar por trechos alagados de até 61,0 centímetros de profundidade.
De série, a RAM confirmou equipamentos modernos como estacionamento automatizado ParkSense e o Active Driving Assist. Esse último alia o controle de cruzeiro adaptativo com a centralização da faixa para permitir a direção autônoma, vindo ainda com “vários sensores, incluindo radares e câmeras para ditar estradas apropriadas para a tecnologia”. Ela será vendida nas versões Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie, Limited e Tungsten. Essa última versão “aumenta novamente o padrão sem concessões para picapes de luxo”.
Essa versão topo de linha deve ser equipada com sistema de áudio premium da Klipsch de 23 alto-falantes, bancos de couro acolchoado em dois tons com costura contrastante, aquecimento e ventilação, dianteiro e traseiro, acabamento em fibra de carbono e um emblema de tungstênio no console central que usa o VIN do caminhão. A versão ainda possui entradas USB e tomada de 115V. De acordo com a RAM, a versão começa a ser produzida e vendida nos Estados Unidos a partir do quarto trimestre de 2024.
Fotos: RAM / divulgação
Comentários
Postar um comentário