Changan apresenta a nova opção de motor a gasolina e PHEV do UNI-K, chamado de iDD

Changan apresenta na China as novas opções de motores eletrificados do UNI-K, com o motor híbrido plug-in (PHEV) que entrega autonomia elétrica de 135km 



A China tem se tornado um grande seleiro de marcas eletrificadas, principalmente com modelos elétricos. Mas os híbridos também não tem perdido em nada para os modelos ocidentais. A Changan, por exemplo, apresentou a mecânica eletrificada do UNI-K, um dos SUVs mais vendidos no mercado chinês. O modelo passa a ser vendido com um motor híbrido plug-in (PHEV) que alia o 1.5 Turbo junto de um motor elétrico, que estará à venda junto do conhecido motor 2.0 Turbo a combustão.

A versão PHEV estreia chamada de ‘iDD’, de Intelligent Dual Drive. A sigla será usada para carros MHEV, HEV, PHEV ou EREV da marca, para identificar que se está diante de um eletrificado. O modelo estreia com o motor 1.5 Turbo a gasolina que desenvolve 170cv e 26,5kgfm de torque junto de um motor elétrico de 150cv e 33,6kgfm. A Changan confirmou que ele tem uma bateria de fosfato de ferro e lítio de 28,4kWh, da CATL, mas a marca não revelou qual é a potência combinada do SUV, mas confirmou que ele terá a capacidade de ter uma autonomia puramente elétrica de 135km e uma autonomia híbrida de 1.100km.

O SUV tem um consumo de ótimos 18,1km/l, enquanto o desempenho no 0 a 100km/h é feito em 8,1 segundos. Para recarga da bateria, a chinesa confirmou que ele poderá ser carregado em uma estação de recarga rápida (DC), que recupera de 30% a 80% em apenas 30 minutos. Ele ainda pode ser carregado em um WallBox de 3,3kW. A marca confirma que o SUV médio possui 4,865 metros de comprimento, 2,890 metros entre os eixos, 1,948 metro de largura e 1,690 metro de altura.

Visualmente, a versão se difere muito pouco da versão a combustão, que é equipada com um motor 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 232cv e torque de 36,7kgfm, acoplado a um câmbio automática da Aisin, de 8 marchas e a tração é integral. O UNI-K iDD se diferencia na dianteira por trazer o logotipo ‘iDD’ na grade dianteira, enquanto que, nas laterais, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve de 21 polegadas. Já na traseira, as mudanças ficam por conta apenas da tampa do porta-malas com o logotipo ‘IDD’ no lado direito.

Outras novidades ficam no para-choque traseiro, que recebe novas saídas de escape, horizontais, que entram no lugar da saída quádrupla do modelo equipado com motor 2.0 Turbo. De série, o híbrido adiciona equipamentos como sistema integrado de controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento facial, monitoramento de fadiga do motorista e interação por voz. O UNI-K iDD ainda adiciona sistema de som de 12 alto-falantes da Sony e um teto solar panorâmico de 67 polegadas. Na China, ele será vendido com preços entre 187.900 a 215.900 yuans, dependendo da versão. 







Fotos: Changan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander