Volkswagen apresenta o reestilizado Tharu na China, que se adequa a nova identidade visual
Lançado em 2018 na China, Volkswagen apresenta reestilização do Tharu, que estreia com design mais excêntrico depois de ser considerado ‘morno’ e originar nosso Taos
Lançado em 2018 na China, o Volkswagen Tharu nasceu a partir
da costela do Skoda Karoq como uma proposta mais emergente de um SUV médio que
o Tiguan. Anos mais tarde, o Tharu foi aprimorado e foi rebatizado de Taos para
ser vendido nas Américas, como uma opção mais acessível ao Tiguan, vendido
principalmente com a carroceria AllSpace de sete lugares na região. Agora, a
China mostra uma reestilização que adequa o Tharu à linguagem de design da
marca.
A partir do momento que o Tharu começou a ser cotado para as
Américas, seu design logo foi criticado por ser morno demais. E de fato, o
Tharu tem linhas bem simples e segue a clássica receita da Volkswagen de não
ser nenhum produto que penda para o emocional. Agora, a reestilização dá uma
injeção de ânimo no SUV, ao tempo que tenta adaptar a linguagem visual da
marca. Na dianteira, tudo é novo. A começar pelos faróis, eles ficam maiores e
seguem com um estilo quadrado, mas não chega a ser tanto.
Os faróis recebem um pequeno prolongamento para as
extremidades (que dizem IQ.Light), enquanto a iluminação interna possui dois
projetores de LED nas extremidades, três pontos circulares na parte superior e interna
e uma faixa horizontal com luzes diurnas (DRL) em LED que divide
horizontalmente os faróis. Essa faixa faz os faróis se conectarem com uma barra
na grade dianteira, seguindo a nova identidade visual da marca alemã. A barra
só é interrompida pelo logotipo da marca, enquanto a grade dianteira perde as
barras horizontais cromadas.
No lugar, o SUV recebe uma grade com grelha estilo colmeia e que ficam menores, mais finas. O para-choque dianteiro ainda possui um novo desenho, com um acabamento inferior em plástico preto que está na maior parte da peça. Ele possui entradas de ar verticais nas extremidades que se conectam e tem barras horizontais. A parte inferior ainda possui uma entrada de ar trapezoidal com grelha de barras horizontais e irregulares, com contorno prateado. O capô ainda é novo, com um desenho de linhas mais fortes.
O capô traz duas barras que criam um pequeno ressalto e há mais um friso bem nas extremidades do capô. De perfil, o Tharu traz novo para-lama dianteiro que traz um novo friso a partir dos faróis e que se se estendem até as lanternas. Esse friso fica mais evidente, enquanto a parte inferior da carroceria segue com um acabamento em plástico preto. Há um novo acabamento prateado na parte inferior da carroceria, enquanto ele traz um novo acabamento do para-lama dianteiro, que invade a porta dianteira.
O SUV ainda ganha novas rodas de liga leve de 18 polegadas, que traz acabamento diamantado e com detalhes em preto brilhante e em vermelho. De traseira, o Tharu apresenta um desenho que tenta se aproximar com a nova identidade visual da marca. As lanternas continuam invadindo a tampa do porta-malas e se conectam por meio de uma barra em preto brilhante. As lanternas ainda tem uma barra na parte superior que também conecta as lentes. O Tharu ainda ganha um novo aerofólio traseiro, com brake-light.
Por conta das lanternas, a tampa do porta-malas também recebe um novo desenho. Há uma barra horizontal na parte inferior e que se conecta com as lanternas. Abaixo da barra em preto brilhante, ele traz o espaço para a placa traseira. Por fim, o para-choque traseiro recebe um novo desenho, com um acabamento em plástico preto na parte inferior. Ele tem um acabamento prateado na parte central e nas extremidades ele ainda tem refletores verticais. As versões mais simples do Tharu tem acabamento prateado no para-choque dianteiro e traseiro.
Por dentro, a Volkswagen apresentou um novo painel, mas que manteve algumas linhas. Ele traz uma nova central multimídia com uma tela de 12 polegadas para a central multimídia de estilo flutuante. A faixa do painel que abrigava a central multimídia faz o painel mudar. Ele ganha novas saídas de ar-condicionado nas extremidades, que ganham um desenho mais quadrado e com contorno prateado e uma faixa igualmente prateada. O quadro de instrumentos continua o Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e ele traz o novo volante.
O volante é o mesmo do nosso Taos. Ele traz o novo logotipo da Volkswagen e traz comandos em preto brilhante e touchscreen, com um acabamento prateado. O painel ainda recebe uma faixa iluminada em LED e tem uma faixa em azul no modelo das imagens. Os painéis das portas são quase os mesmos, com a diferença de vir com detalhes prateados no contorno das maçanetas. O console central segue basicamente o mesmo, vindo apenas com um seletor abaixo do câmbio.
De acordo com a Volkswagen, o novo Tharu te 4,458 metros de comprimento, 2,680 metros de entre-eixos, 1,841 metro de largura e 1,632 metro de altura. Desenvolvido a partir da plataforma modular MQB, ele possui um novo motor 1.5 TSI a gasolina que desenvolve 160cv e 25,5kgfm, acoplado a um câmbio automatizado DSG de dupla embreagem de 7 marchas. Ele ainda mentem a opção de motor 2.0 TSI a gasolina de 186cv e 32,6kgfm, com a mesma transmissão.
A diferença dessa versão é que ele vem com tração integral 4MOTION. De série, a Volkswagen confirma a estreia do IQ.Light ao SUV, assim como melhorias do pacote ADAS atualizado e mais recursos de conectividade/controle remoto, mas que não foram especificados pela marca. Na China, o Tharu é produzido em joint-venture com a SAIC-VW, em três unidades diferentes: Yizheng, Jiangsu; Ningbo, Zhejiang e; Ürümqi, Xinjiang. Detalhes sobre a versão elétrica, a e-Tharu, não foram reveladas.
Fotos: Volkswagen / divulgação
Comentários
Postar um comentário