Maple desenvolve um novo SUV cupê elétrico que será apresentado em breve; é o Youxing 6
Maple registra imagens de patente do Youxing 6, um SUV cupê que estreia em breve na China; novidade foi registrada no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação
Se você não conhece a Maple, a gente pode te acalmar, é uma
marca nova pertencente ao Geely Group. Se você não lembra, a Geely atuou
brevemente no mercado brasileiro entre 2014 e 2016 e é uma das grandes da
China, junto com a BYD, Chery, JAC e GWM. Inclusive, é uma das grandes da China
que não atua em nosso mercado. Por lá, a Maple surgiu como uma marca mais voltada
para o público jovem, desenvolvendo apenas modelos elétricos.
O Maple Youxing 6 será um SUV de porte médio que será
apresentado como um carro de baterias intercambiáveis, que podem ser
substituídas em estações de troca de baterias – algo que a Nio faz muito bem. A
Maple é uma marca que foi criada em joint-venture entre a Geely e a Lifan em
2019. Com a falência da Lifan, a Geely comprou a marca também e a transformou
em Livan. Agora, as duas pertencem exclusivamente ao grande grupo. A Maple
seguiu com o diferencial de vir com baterias que podem ser trocadas ao fim da
autonomia.
Por meio de estações de troca, a bateria quase descarregada é desacoplada da carroceria e uma nova bateria, 100% carregada, entra no lugar. A bateria que estava será carregada e será usada em um outro veículo. Essa troca tem duração estimada de cinco minutos, no máximo, o que é muito mais rápido que esperar a bateria ser carregada por completo. O Youxing 6 registrado no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação – MIIT, é um SUV cupê que tem linhas bem limpas.
Na dianteira, ele possui faróis com estilo quase triangular, não tendo uma grade dianteira e vindo apenas com o logotipo da Maple escrito por extenso no para-choque. Falando nele, o para-choque dianteiro tem linhas quase 100% limpas, tendo apenas o espaço para a placa e uma entrada de ar inferior trapezoidal, com grelha em formatos geométricos. O capô ainda terá linhas com alguns vincos, com um friso central e outros dois nas extremidades da peça. De perfil, o SUV possui linhas cupês e tem poucos frisos.
Há uma boa área envidraçada, retrovisores com base nas portas e maçanetas convencionais, enquanto o elétrico ainda possui rodas com calotas aerodinâmicas. De traseira, o Youxing 6 tem lanternas compactas nas extremidades e que são conectadas por meio de uma barra em preto brilhate com um friso cromado que invade também as lentes. A tampa do porta-malas parece trazer um pequeno aerofólio na própria tampa, com um logotipo com o nome Maple escrito por extenso e um para-choque traseiro com refletores nas extremidades junto com as luzes de ré.
De acordo com os registros no MIIT, o SUV tem 4,640 metros de comprimento, 2,760 metros entre os eixos, 1,870 metro de largura e 1,600 metro de altura. Mecanicamente, sabe-se que a novidade terá motor elétrico, sendo um conjunto de 163cv criado pela Enpower. Ele vem com baterias LFP desenvolvidas pela CATL. De acordo com informações antecipadas pela Maple, os carros com baterias intercambiáveis tem baterias substituídas em apenas 60 segundos, sendo um sistema todo automatizado que opera a troca. O modelo da Maple deve nascer com a missão de ser um carro mais voltado para atender motoristas de aplicativos, mas também será vendido a consumidores comuns.
Fotos: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação – MIIT / reprodução
Comentários
Postar um comentário