Lucid confirma novo motor elétrico para a Fórmula E, que estreia com mais de 470cv

Lucid apresenta um novo motor elétrico que foi apresentado para Fórmula E, mas que deve ser estudado para estar também nos carros dentro de alguns anos



A Lucid confirmou a estreia de um novo motor elétrico, que será usado para o Campeonato Mundial de 2023, da Fórmula E. O novo motor possui, incluso, motor, inversor, diferencial e transmissão, pesando apenas 32kg. Compacto, o novo motor não é bobo não. Entrega 476cv e pode ter até 19.500rpm. O novo motor traz o mesmo enrolamento de onda contínua de alta tensão e um sistema de resfriamento de microjato que é o mesmo que está no Air.

Os carros da Fórmula E, chamados de Gen3, serão equipados com um motor criado pela marca, que vai trazer ainda recuperação de energia regenerativa das rodas dianteiras durante as frenagens.  “Com uma incrível densidade de potência de 14,7hp/kg e imensa recuperação de energia, esta unidade de acionamento transformará mais uma vez o automobilismo elétrico, seguindo os passos de nossa bateria revolucionária nas temporadas anteriores”, disse Peter Rawlinson, Diretor Executivo e Diretor de Tecnologia da Lucid, disse em um comunicado.

“Para Lucid, a transferência de tecnologia entre automobilismo e carros de rua é uma simbiose de mão dupla. Esta nova unidade motriz de automobilismo se baseia diretamente na inovadora tecnologia de powertrain desenvolvida internamente pela Lucid e comprovada na estrada em cada Lucid Air.”, adiciona Rawlinson. De acordo com a Lucid, este EDU está em uso na “competição de monolugares elétricos líder do mundo”, e poderá ser testada para estar também nos carros da empresa, ao menos, futuramente.

A Lucid não revelou muitos detalhes do desenvolvimento do motor, mas foi confirmado que ele foi fabricado totalmente em casa, nas próprias instalações da empresa na Califórnia, Estados Unidos. O Air Sapphire, versão topo de linha da marca,  se destaca por ser um elétrico que desenvolve mais de 1.216cv de potência. A chegada do terceiro motor elétrico faz o sedã acelerar de 0 a 100km/h em menos de 2 segundos e chegar aos 160km/h em 4 segundos. O ¼ de milha é cumprido em menos de 9 segundos.



Fotos: Lucid / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Lynk & Co revela imagens teaser de um novo SUV, chamado previamente de 'L946', na China

Eletrificados, abril de 2023: vendas crescem 53% e atingem melhor abril da história

Tank registra imagens de patente do 500 com novo motor híbrido plug-in chamado Hi4-Z

Mercedes-Benz prepara nova geração do Classe S com volante yoke e sistema steer-by-wire

BYD revela teaser do Han L na China e antecipa sedã que deve ter porte do nosso Han

Toyota apresenta o novo Corolla Cross na Tailândia, com mudanças visuais de meia-vida

Volkswagen convoca recall de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross com falha em apoio de cabeça

Alfa Romeo revela teaser que pode antecipar a nova geração do Stelvio, que estreia em 2025

Subaru já trabalha na chegada do Forester Hybrid e antecipa teaser do motor HEV