Changan apresenta o Yida na China, como um sedã grande que traz motor 1.5 Turbo

Na China, Changan apresenta oficialmente o Yida, que estreia no mercado asiático como um sedã de grande porte e com motor 1.5 Turbo de 170cv



A Changan apresentou um novo sedã para o mercado chinês. Trata-se do Yida, que chega com muita tecnologia e com um design que a marca já vinha apresentando em seus últimos lançamentos, tais como a linha UNI, por exemplo, com UNI-V e UNI-K e UNI-T. Esse parentesco fica principalmente pelas linhas mais recortadas e de linhas fortes, mas principalmente pelo desenho da grade dianteira, que cria uma identidade da marca.

O sedã se destaca por vir com uma grade dianteira que se funde com o desenho do para-choque dianteiro, com pequenas fendas horizontais. O logotipo da marca aparece ao centro e abaixo está o espaço para a placa. A grade tem um desenho com estilo trapezoidal invertido, enquanto o para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar trapezoidal com uma grelha verticalmente inclinada e duas barras horizontais. O sedã ainda possui um filete em LED em cada uma das extremidades da entrada de ar inferior.

Nas extremidades do para-choque, há um acabamento vertical em preto brilhante com duas faixas em LED, que fazem as funções de faróis de neblina. Os faróis tem um desenho bem longo, com um estilo horizontal que possui um prolongamento para as laterais, em preto brilhante e com detalhes cromados. Os faróis tem luzes diurnas (DRL) em LED e com projetores em LED, com linhas mais recortadas. O sedã ainda possui um capô relativamente longo e com poucos frisos, com destaque para os frisos mais das extremidades da peça.

De perfil, o destaque fica por conta do prolongamento dos faróis, que segue as linhas do capô. O para-lama dianteiro e traseiro ainda tem arco das caixas de rodas bem delimitados, enquanto a marca traz um friso ao Yida que parte dos faróis alongados e que chegam até as lanternas. Há ainda um friso na parte inferior das portas, nascendo na porta dianteira e morre na porta traseira. O sedã ainda tem uma boa área envidraçada, com um friso cromado na parte superior, enquanto o perfil do sedã é levemente cupê, com um terceiro volume mais compacto.



O Changan Yida ainda possui maçanetas retráteis e retrovisores das portas com repetidores. As rodas são de 18 polegadas, com um acabamento diamantado e de cinco raios. O sedã ainda possui um teto com teto solar panorâmico e uma antena estilo barbatana de tubarão. De traseira, seu design segue a dianteira, com lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas e tem iluminação em LED, com o logotipo da marca ao centro. A tampa do porta-malas possui uma tampa do porta-malas com um pequeno aerofólio com detalhes em preto brilhante.

O vidro traseiro é relativamente inclinado e a antena estilo barbatana de tubarão ainda abriga o brake-light do Yida, em pontos de iluminação. Há um friso horizontal que corta a traseira do sedã, enquanto o para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto que abriga o espaço para a placa e nas extremidades ele ainda possui luzes de ré e refletores lado a lado. A parte inferior ainda possui saídas de escape duplas e uma lanternas de neblina central. Por dentro, a Changan aposta em um design bem esportivo.

O destaque fica por conta do volante compacto e com base inferior e aro superior achatado, com um volante multifuncional de dois raios e com controles em preto brilhante. O Yida ainda possui um painel de dois andares, sendo uma parte superior, onde está o quadro de instrumentos com tela de 10,25 polegadas. Entre o primeiro e o segundo andar do painel, há uma faixa que abriga as saídas de ar-condicionado, juntamente de um friso em bronze. Destaque também para a central multimídia de tela vertical de 13,2 polegadas, que aglutina uma série de controles.

Único botão no painel é de Start/Stop. O console central tem dois andares, sendo uma parte superior com a alavanca de câmbio, pisca-alerta e freio de estacionamento eletrônico, além de dois espaços para carregador de celular por indução. Há ainda um porta-objetos no console, enquanto a parte inferior do console central traz tomada 12V e entradas USB para celulares. O console ainda possui detalhes que imitam madeira, enquanto os painéis das portas tem desenho moderno, com iluminação abaixo do descansa-braço.



Os bancos ainda tem um desenho bem moderno também, com abas bem destacadas nas extremidades. De acordo com a Changan, o Yida tem 4,770 metros de comprimento, 2,765 metros entre os eixos, 1,840 metro de largura e 1,440 metro de altura. Na mecânica, ele será equipado com um motor 1.5 Turbo a gasolina chamado de Blue Whale NE1.5T, capaz de desenvolver 170cv de potência e com um torque de 26,5kgfm, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 marchas, de tração dianteira.

A Changan destaca que o sedã traz um motor com sistema de combustão ultralimpo de alta eficiência AGILE original, incluindo combustível atomizado a jato de alta pressão de 350bar e passagem de ar de alta rotação. De série, o sedã vem com uma central multimídia com chip MTK 8666 integrado, CPU de 8 núcleos, frequência de computação de alta velocidade de 2 GHZ e 2 trilhões de poder de computação neural por segundo. Ao mesmo tempo, adota a ecologia Xunfei Feiyu 4.0, possui controle de voz e melhor taxa de reconhecimento de voz, além de conteúdo ecológico rico e interessante, como controle de gestos.

A lista ainda possui câmera no carro e show de luzes externas, e suporta atualizações OTA em as cinco áreas principais do veículo. O novo carro também é equipado com sistema de monitoramento de motorista DMS e sistema de monitoramento de passageiro IMS, que pode realizar monitoramento de fadiga do motorista, monitoramento de segurança infantil, monitoramento de saúde do motorista e outras funções íntimas, e está equipado com configurações auxiliares inteligentes, como IACC e 540° de altura e de alta definição de imagens panorâmicas.






Fotos: Changan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander