ZF apresenta a sua condução autônoma, inédito sistema de cinto de segurança e câmera no CES
ZF apresenta novidades no CES 2023 como o New Shuttle Generation, ZF Heat Belt e o inteligente e flexível Smart Camera 6 de direção automatizada e sistemas ADAS
A ZF apresentou uma série de novidades para oferecer às
montadoras como fornecedora. A empresa alemã revelou três novidades, sendo um
pequeno modelo autônomo, um ônibus chamado de New Shuttle Generation. A
novidade estreia a nova tecnologia de condução autônoma da marca, que traz uma
série de recursos como radar LiDAR, radar, câmera e sistemas de áudio que
fornecem detecção ambiental precisa. O sistema ainda apresenta outras
tecnologias como plataforma de conectividade, como a ZF ProConnect.
Esta, permite a comunicação com a infraestrutura e a nuvem,
bem como o supercomputador ZF ProAI, onde os dados convergem. “Para reduzir as
emissões relacionadas ao tráfego nas áreas metropolitanas, é necessária uma
redução no transporte individual motorizado e uma expansão simultânea de opções
de mobilidade mais sustentáveis, eficientes, confortáveis e acessíveis”, diz
Torsten Gollewski, vice-presidente executivo de Sistemas de Mobilidade Autônoma
da ZF. O modelo conceitual ainda possui um sistema chamado de Virtual Driver.
Este sistema alia o ProConnect e ProAI no ônibus, juntamente do ZF Virtual Driver. Os componentes e
sistemas da ZF possuem certificação com a Automotive Grade. Esta, habilita que as tecnologias atendem aos altos
requisitos de segurança e qualidade da indústria automotiva e aos padrões
aplicáveis de segurança cibernética. O ônibus desenvolvido pela ZF ainda
possui opções de bateria que variam de 50kWh a 100kWh, com uma autonomia de
129cv e velocidade máxima de 40km/h, que posteriormente poderá chegar aos
80km/h.
Chamado de Shuttle, o novo ônibus tem capacidade de levar 22 passageiros, sendo 15 deles sentados. O veículo está em conformidade com os requisitos da Lei dos Americanos com Deficiência. Com isso, ele vem com rampa automática e restrições para cadeiras de rodas, enquanto o interior é personalizável em layout e nível de acabamento. O modelo será desenvolvido em parceria com a Beep, que aceitou a parceria para sua nova geração de ônibus espaciais: a ZF e a Beep assinaram um acordo para levar o ônibus espacial ao mercado nos Estados Unidos.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a ZF para trazer sua próxima geração de ônibus espaciais ao mercado nos Estados Unidos. O conjunto completo de serviços de transporte da ZF, sua rede de parceiros nos EUA e seu veículo automotivo complementam nossas redes de mobilidade prontas para uso e plataforma de tecnologia de serviços autônomos. Este ônibus nos permitirá continuar perseguindo nossa visão de ampliar a igualdade de mobilidade e reduzir as emissões de carbono, expandindo nossos casos de uso e atendendo aos requisitos industriais para vida útil, desempenho e segurança do veículo”, disse Joe Moye, CEO da Beep.
Outra novidade apresentada é o ZF Heat Belt, um sistema que faz os cintos de segurança aquecido para veículos elétricos. A tecnologia permite que os motoristas reduzam a energia utilizada para aquecer o veículo, especialmente em combinação com outros aquecedores de contato, como os bancos aquecidos. Em dias frios, a ZF destaca que esse sistema pode reduzir o consumo de energia da bateria em 15% para aquecer os bancos. O novo cinto de segurança aquecido da ZF pode fornecer calor próximo ao corpo imediatamente após o motorista começar a dirigir, normalmente entre 36º a 40º.
A ZF usou um método especial de processamento têxtil para essa inovação. Os condutores de aquecimento são tecidos na estrutura do cinto de segurança. Os elementos de contato para os circuitos de aquecimento elétrico são posicionados de forma que não interfiram na operação ou retração da correia. Como todas as características relevantes do cinto de segurança permanecem as mesmas, não há nenhum procedimento ou qualificação adicional para a montadora. O cinto de segurança aquecido não é de forma alguma inferior aos seus equivalentes convencionais em termos de proteção aos ocupantes.
Por fim, a empresa ainda apresentou a nova câmera Smart Camera 6 para direção automatizada e sistemas ADAS. Tida como a nova geração das câmeras da marca, ela traz sistemas de direção e segurança automatizados urbanos e rodoviários. Ela é equipada com um multissensor, trazendo ainda um módulo de processamento de imagem para oferecer visão surround 3D, sistemas de monitoramento de interiores e muito mais. Tendo um campo de visão de 120º, a nova câmera tem resolução de imagem quatro vezes maior de 8MP.
Usando processadores EyeQ6, a ZF desenvolveu a câmera que inclui uma única entrada até 12 entradas de câmera de satélite, bem como vários sensores de radar, ultrassônicos ou LiDAR. A tecnologia permite recursos como AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) e AEB de pedestres, VACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), fusão de câmera/radar, visão surround 3D, monitoramento de motorista interno, e-Mirror (câmera que substitui retrovisores) e integração de ZF ADAS e/ou algoritmos da montadora com suporte à funcionalidade de direção completa de Nível 2/Nível 2+ a Nível 3, monitoramento avançado de motorista e interior e estacionamento automatizado.
“Podemos oferecer sistemas focados em fornecer funções populares, como Frenagem Autônoma de Emergência para segurança e Assistência para Condução em Rodovias para funções ADAS confortáveis e eficazes, por meio de sistemas baseados em câmera e radar e ir além para fornecer tecnologias mais sofisticadas que requerem várias entradas de sensores”, disse Jana Rosenmann, Head da Divisão de Eletrônicos e ADAS do Grupo ZF. “Nossos sistemas baseados em módulo de processamento de imagem podem ser configurados para ajudar a atender aos requisitos específicos de montadoras globais e oferecer suporte a vários sensores de câmera, radar e ultrassônicos”. Esses sistemas também podem reduzir o número de ECUs (Unidades de Controle Eletrônico) para sistemas ADAS/AD, aprimorar o teste e a validação de software no nível do veículo, reduzir o peso do sistema e simplificar o processo de montagem.
Fotos: ZF / divulgação
Comentários
Postar um comentário