Sony-Honda confirmam a estreia da marca Afeela e a apresentação do Afeela Prototype
Honda e Sony apresentam a marca Afeela no CES 2023 e revelam o Afeela Prototype, que vai antecipar o primeiro carro da nova marca das duas empresas
Depois da Sony-Honda Mobility firmaram uma parceria para o
desenvolvimento de automóveis, eis que as duas empresas revelam como será a
parceria, na prática. Ambas apresentaram a marca Afeela, que será inédita e que
será de domínio das duas empresas. Além de apresentar ao público a marca, o
evento ainda foi palco para a estreia do Afeela Prototype, que antecipa um
carro que será apresentado em meados de 2025, em sua versão de produção, mas
que só começa a ser produzido em 2026.
A escolha do nome Afeela não foi explicada, mas as duas
empresas disseram que o nome “A Afeela expressa uma relação interativa em que
as pessoas 'sentem' a mobilidade como uma entidade inteligente, e a mobilidade
'sente' as pessoas e a sociedade usando tecnologias de sensoriamento e redes de
telecomunicações.”. Em termos de design, o Afeela Prototype não lembra em nada
o carro desenvolvido pela Sony, o Vision-S Concept, um sedã de linhas cupês, e
o Vision-S II Concept, um SUV de porte médio e perfil cupê também, apresentados
no CES de 2020 e 2022, respectivamente.
Visualmente, o sedã tem linhas bem aerodinâmicas, com destaque para a dianteira e o perfil do conceito. Na dianteira, ele possui faróis retangulares e mais afilados, com luzes DRL em LED na parte superior e com uma grade dianteira iluminada e com o logotipo Afeela escrito por extenso e com iluminação. A grade ainda pode ser uma tela interativa que revela detalhes do clima, por exemplo. A parte superior da grade dianteira ainda tem uma barra em LED que se conecta com as luzes DRL dos faróis. O sedã ainda possui um para-choque dianteiro com uma parte inferior com um acabamento que parece ser uma entrada de ar inferior que se fecha quando o carro estiver parado.
O desenho do capô é todo voltado para atender a aerodinâmica do sedã, sem linhas vincadas fortes. É um design simples que quer ser funcional. De perfil, o Afeela Prototype deixa claro sua aerodinâmica. O para-brisa dianteiro tem um desenho mais convexo, com vidro que fica mais destacado que a coluna A. O sedã ainda possui um para-lama dianteiro com uma sequência da iluminação diurna dos faróis, onde fica também o compartimento do bocal de recarga da bateria, no lado direito e esquerdo.
O sedã ainda possui uma carroceria sem vincos definidos, tendo apenas um na parte inferior das portas, que na verdade são uma sequência do para-choque dianteiro e que está em toda parte inferior da carroceria. As portas não tem maçanetas (e possivelmente seja por botões) e os retrovisores são substituídos por câmeras. O Afeela ainda pode ter uma carroceria em dois tons e no teto ele apresenta um enorme teto solar panorâmico, assim como possui um radar LiDAR acima do para-brisa, indicando capacidades autônomas.
Por fim, ele traz rodas com calotas aerodinâmicas, de seis raios. O aro é de 21 polegadas. De traseira, o conceito possui lanternas horizontais que se conectam por meio de uma barra em LED e por uma iluminação que novamente destacada o nome Afeela. As lanternas são compridas e invadem um pouco as laterais. O sedã possui um terceiro volume bem compacto, com uma tampa de linhas simples e bem ampla. Por fim, o para-choque traseiro possui um espaço para a placa e o friso inferior que está em toda parte inferior do conceito.
Linhas simples, ditas pela Sony-Honda, na verdade, são “linhas decorativas mínimas e a forma do carro lembram a de uma nave espacial”. O conceito ainda possui 4,895 metros de comprimento, 3,000 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,460 metro de altura. Internamente, a Sony mandou ver com seus recursos. A marca japonesa apresentou uma série de tecnologias para seu conceito, como uma tela abrangente no painel que cumpre as funções do quadro de instrumentos, central multimídia e tela de entretenimento. Essa última é a maior, sendo unificada ainda.
Por fim, o painel ainda possui duas outras telas nas extremidades, que trazem as informações das câmeras dos retrovisores. O sedã ainda possui um volante tipo manche, com controles multifuncionais e com o aro superior interrompido. O painel tem linhas bem simples, com saídas de ar-condicionado camufladas. Quase todos os controles físicos do painel foram suprimidos pelas telas. Ele ainda possui um console central flutuante que traz um seletor, possivelmente para o câmbio automático.
Há ainda botões Home e Mute neste console. Para os ocupantes do banco traseiro, a Sony instalou uma câmera no encosto do banco do motorista, além de iluminação ambiente nos painéis das portas. O grande teto solar panorâmico traz boa luminosidade interna. A marca ainda estaria “perseguindo a possibilidade de um novo entretenimento, fazendo pleno uso da [tecnologia] digital, como [o] Metaverso”. Para isso, a Epic Games pode estar nos carros da marca, diferentemente da ideia do PlayStation ser incluído no veículo, vindo com gráfico Unreal Engine para a interface.
O Afeela Prototype ainda vai se destacar por vir com uma navegação de realidade aumentada, que pode ser encontrada em uma variedade de veículos que, provavelmente, serão lançados futuramente pela marca. O conceito ainda possui uma série de câmeras e sensores espalhados, pela carroceria e pelo interior. A Sony-Honda Mobility confirma que ele tem um total de 45 sistemas de condução autônoma de Nível 3. Isso permite que o sedã tenha um nível de condução autônoma até certo ponto.
Ele ainda pode ser equipado com uma condução autônoma de Nível 2+, que pode estar nas versões mais simples, enquanto as mais completas terão sistema de Nível 3. Para os sistemas, a Sony-Honda confirmou que ele será equipado com SoCs da Qualcomm e utilizarão o Snapdragon Digital Chassis. Mecanicamente, sabemos que estamos diante de um conceito elétrico, mas a Afeela não revelou nada sobre o carro. Com isso, é possível que ele venha com um ou dois motores elétricos, esse último com tração integral, com um motor no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro.
Imagens internas do conceito indicavam que ele tinha cerca de 377km de autonomia com cerca de 75% a 80% de capacidade da autonomia, ou seja, pode ser um conceito com cerca de 500km de autonomia. Mais detalhes devem ser revelados dentro de alguns meses.
Fotos: Afeela / divulgação
Comentários
Postar um comentário