Hennessey apresenta o Venom F5 Revolution, com foco em aerodinâmica e redução de peso
Hennessey apresenta o Venom F5 Revolution, que se destaca por trazer uma redução de peso e melhora ainda mais seu downforce; cupê mantém o V8 Fury
A Hennessey apresentou nos últimos um dos seus
hiperesportivos mais icônicos dos últimos anos. Depois de ser conhecida
globalmente como uma preparadora, a empresa norte-americana começou a desenvolver
os seus próprios carros. Revelou o Venom e alguns anos depois trouxe o Venom F5
e depois o Venom F5 Roadster. Agora, a marca apresentou o Venom F5 Revolution,
uma versão que é mais voltada para oferecer um melhor downforce e ser mais leve
que a versão tradicional.
A Hennessey comenta que o esportivo se diferencia na versão
Revolution pela sua aerodinâmica, suspensão, resfriamento do motor e telemetria
digital totalmente retrabalhados. A empresa ainda confirma que o esportivo teve
uma redução de peso, que agora está abaixo de 1.360kg, sendo que o cupê tradicional
tem 1.385kg. Com um chassi monocoque de fibra de carbono, o esportivo traz
freios de carbono-cerâmica e com pinças de pistão múltiplo, oferecendo uma
maior capacidade de frenagem.
“Liderei a engenharia de alguns dos carros mais extremos da
GM, incluindo o Corvette Z06 e o Cadillac CTS-V, mas nada se compara a
projetar, desenvolver e refinar um carro de corrida para a estrada como o Venom
F5 Revolution. Desde o início, projetamos o hipercarro Venom F5 para ser
ultraleve e monstruosamente poderoso, com dinâmica compatível. Então, pegar esses
ingredientes e adicionar aerodinâmica, suspensão e marcha focadas na pista nos
permitiu criar uma máquina que é a experiência de direção visceral e emocional
definitiva”, destaca John 'Heinrocket' Heinricy, Engenheiro-Chefe da Hennessey.
Visualmente, as novidades ficam por conta de uma nova asa na traseira, de fibra de carbono, que tem a mesma largura que a traseira do cupê. Ajustável manualmente, a asa tem lâminas nas extremidades que impedem que o ar de alta pressão no topo da asa se espalhe por baixo – aumentando a força descendente sem estender a largura da asa. A Hennessey destaca ainda que o carro possui um melhor fluxo de ar que ajuda na aerodinâmica e na estabilidade, fazendo com que ele ofereça 363kg de downforce estando a 400km/h.
Na dianteira, as novidades ficam por conta de um novo difusor de ar, feito em fibra de carbono, que evita que o fluxo de ar sob o Venom F5 Revolution crie um vórtice de baixa pressão, ao mesmo tempo que um difusor de ar traseiro também é necessário para fazer o ar passar para fora da carroceria, sob o assoalho plano. O para-choque dianteiro ainda possui apêndices aerodinâmicas nas extremidades, com duas lâminas em ‘L’ que ajudam o fluxo de ar. De perfil, ainda se percebe que o esportivo americano tem uma nova entrada de ar no teto, que traz uma refrigeração para o motor.
A marca ainda confirma que ele virá com uma nova suspensão double-wishbone, com configurações de alinhamento mais agressivas, é equipada com amortecedores ajustáveis que podem ser calibrados na pista com ferramentas simples. Essa suspensão ainda pode ser otimizada para rodar mais confortavelmente na estrada, mas que ainda assim possui a calibração ideal para circuitos de corrida ou pista. O Revolution também apresenta novas rodas de liga leve forjadas, que oferecem uma melhorar aderência nas curvas e melhorar a frenagem.
A Hennessey também confirma que ele traz um novo sistema de telemetria de pista, digital, capaz de medir uma série de dados e informações do esportivo. Entre as opções, o sistema traz dados de tempos de volta, parciais, forças G nas curvas e muito mais. O sistema permite ao motorista monitorar a telemetria em tempo real, ou os dados podem ser salvos para posterior análise ou arquivamento. “O novo Venom F5 Revolution Coupe combina nosso excelente motor de combustão V8 'Fury' de 1.817 bhp com nosso chassi mais leve e capaz. O hipercarro, que é incrivelmente rápido, se sente em casa em um circuito de corrida onde o manuseio máximo é fundamental – ele oferece a agilidade de um caça a jato, mas com um motor como um foguete Saturn V!”, disse John Hennessey, fundador e CEO da empresa.
Mecanicamente, ele mantém o mesmo motor 6.6 V8 Biturbo, chamado de V8 Fury, capaz de desenvolver 1.842cv de potência e torque de 164,8kgfm. O câmbio é um semi-automático de 7 marchas, que transmite a força do motor para as rodas traseiras. De acordo com a Hennessey, não há informações sobre dados de desempenho, mas a marca confirmou que ele leva 15,5 segundos para chegar aos 483km/h. Ao todo, serão 24 unidades produzidas do Revolution, cada uma com o valor de US$ 2,7 milhões.
Fotos: Hennessey / divulgação
Comentários
Postar um comentário