Ford pode trabalhar com a Red Bull em um esportivo elétrico que deve surgir até 2026

Ford e Red Bull fecham parceria na Fórmula 1, mas desenvolvimento será em conjunto para criar um novo modelo elétrico para meados de 2026, diz CEO



A Ford voltará para a Fórmula 1 com o desenvolvimento de uma nova geração de motores para a equipe Red Bull Fórmula 1, que é a atual campeão da categoria. De acordo com informações, a parceria será para a criação também de um esportivo elétrico para os próximos anos. A parceria com a Red Bull vai buscar também melhoria de dinâmica do veículo, controle de estabilidade, controle de tração, modos dinâmicos de direção, engenharia de software e gerenciamento de bateria.

De acordo com Jim Farley, CEO da Ford, disse ao Motor Trend que eles estão trabalhando em um elétrico que deve ser apresentado mais ou menos na mesma época que as duas empresas vão estrear na Fórmula 1, ou seja, em meados de 2026. "Eu estava em uma revisão recente com provavelmente o nosso EV estrategicamente mais importante, e eu me virei para minha equipe skunkworks que está desenvolvendo isso em segredo e perguntei: 'Ei, quem está fazendo a aerodinâmica nisso?' E ele se vira para mim e diz: 'Oh, eles são da Red Bull'", destacou Farley.

A relação entre a Ford e a Red Bull não é nova, mas desde essa reaproximação entre as duas empresas, as marcas vão trabalhar em conjunto novamente. Apesar dos tempos serem outros, com uma eletrificação cada vez mais evidente, não é certo dizer qual será o produto desenvolvido entre as marcas, mas muito provavelmente seja um esportivo. Por exemplo, o Mustang Mach-E deve receber uma nova geração dentro de alguns anos, desenvolvido a partir de uma nova plataforma modular. Há ainda outros membros da linha Mustang que podem aparecer ou até mesmo algo mais extremo, como uma nova geração do GT. Tudo é amplo no momento em que estamos.

O Motor Trend ainda fala sobre uma atenção especial para a Lincoln, que pode criar versões esportivas de futuros modelos elétricos, mas também cai em um rumor. Outra ajuda pode ser no desenvolvimento de modelos da linha Raptor, que vão receber as primeiras opções elétricas na segunda metade desta década. Apesar citado como um modelo ‘estrategicamente importante’, esse elétrico pode ser um modelo de produção limitada ou um carro de produção em larga escala. Tudo parece turvo no momento e o jeito é esperar essa névoa baixar para termos mais certeza sobre o que se trata esse projeto.

“É fantástico receber a Ford de volta à Fórmula 1 por meio desta parceria. Eles são um fabricante rico em história automobilística que abrange gerações. De Jim Clark a Ayrton Senna e Michael Schumacher, a linhagem fala por si. Para nós, como Red Bull Powertrains, abrir o próximo capítulo dessa dinastia, como Red Bull Ford, é tremendamente emocionante.”, disse o Diretor e Executivo-Chefe da Oracle Red Bull Racing Team, Christian Horner, na época do anúncio da parceria entre as empresas.



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander