Chery apresenta seu novo utilitário esportivo, o Tiggo 9, que traz um motor 2.0 Turbo de 261cv
Chery apresenta oficialmente o seu novo utilitário esportivo topo de linha, o Tiggo 9, que estreia no Salão do Automóvel de Guangzhou com 261cv
A Chery apresentou oficialmente seu novo utilitário
esportivo no mercado chinês. Trata-se do Tiggo 9, que estreia como um SUV ainda
maior que o Tiggo 8. O modelo foi apresentado durante o Salão do Automóvel de
Guangzhou, na China, onde foi apresentado como o novo flagship da marca. A
novidade foi apresentada depois de algumas imagens teaser do utilitário
esportivo, que foram reveladas no ano passado, quando ele foi antecipado como ‘Projeto
T26’.
Visualmente, o SUV estreia com a missão de oferecer mais
espaço interno aos ocupantes, além de trazer um design ainda mais sofisticado
que qualquer outro carro da marca, superando até mesmo o Arrizo 8. Comparado
até mesmo com seu irmão, o Tiggo 8, o Tiggo 9 possui um design que tem certa
semelhança, mas ao mesmo tempo oferece linhas que são mais sólidas e
requintadas. De fato, o SUV vai antecipar a nova identidade visual da Chery nos
próximos anos.
Na dianteira, ele possui faróis dianteiros afilados e com
uma luz diurna (DRL) em LED na parte superior, que tem um pequeno prolongamento
que encosta na grade dianteira. O SUV ainda tem faróis Full-LED, incluindo os
projetores. A grade dianteira é diferente dos modelos que conhecemos, vindo com
barras verticais e com o logotipo ao centro, iluminado. O Tiggo 9 ainda tem um
para-choque dianteiro com uma entrada de ar inferior no estilo trapezoidal,
além de um acabamento em preto brilhante.
Esse acabamento está em toda a parte inferior do para-choque, acima da entrada de ar e que se conecta até as laterais, onde ele tem um prolongamento vertical nas extremidades. Nessa área extrema, ele possui um friso cromado em ‘L’. Há um pequeno friso na parte intermediária do para-choque, que parte do acabamento em plástico preto, como se fosse na ‘ponta do L’ do acabamento. O capô ainda possui linhas mais vincadas, mas nada muito extremo. O capô tem linhas mais nas extremidades e dois frisos mais leves, mais centrais.
Nas laterais, o Tiggo 9 tem linhas bem classudas e imponentes. Há um friso que nasce próximo dos faróis, no para-lama dianteiro, que corta toda a traseira e chega nas lanternas. As caixas de rodas são bem definidas e tem um desenho menos arredondados, com vincos que definem bastante o para-lama dianteiro e traseiro. Ainda falando sobre vincos, o Tiggo 9 tem um novo friso em ‘L’ que nasce no para-lama e termina na porta traseira. O para-lama dianteiro ainda tem um acabamento em preto brilhante e cromado, que começa no para-lama e chega até a porta dianteira.
O Tiggo 9 ainda tem uma ampla área envidraçada e a carroceria pode ser pintada em preto. Há um linha dos vidros que é reta, ao estilo dos Land Rover, que leva o vidro da porta dianteira até o vidro traseiro em um acabamento em preto brilhante. Também em preto brilhante também está um friso na parte inferior das portas, que nasce na porta dianteira e termina no para-choque traseiro. Por fim, o SUV ainda possui retrovisores com base nas portas e as maçanetas são retráteis, que ajudam a dar uma cara mais limpa às laterais e reforçam os vincos da carroceria.
O SUV ainda tem rodas de 19 a 20 polegadas, de acordo com cada versão. O teto do Tiggo 9 traz rack de teto em preto brilhante e um teto solar panorâmico em destaque. De traseira, o belo Tiggo 9 possui um design mais maduro em relação aos demais carros da marca, com lanternas afiladas em LED que invadem a tampa do porta-malas e que se conectam por meio de uma barra em preto brilhante que traz uma faixa em LED na parte mais superior. Há uma outra barra, cromada, abaixo do nome Chery da barra em preto brilhante. A tampa do porta-malas tem o espaço para a placa.
A tampa ainda possui um vidro traseiro levemente inclinado e o aerofólio tem um brake-light central e o aerofólio tem um pequeno prolongamento nas extremidades dos vidros. Por fim, o para-choque traseiro tem refletores horizontais e um acabamento em plástico preto na parte inferior, conectando as duas saídas de escape, que são cromadas. Internamente, o Tiggo 9 tem linhas muito modernas. O painel possui três cores no modelo das imagens, que é das versões mais caras. Ele mesclam um marrom, branco e preto, além de detalhes que imitam madeira.
O painel tem duas telas lado a lado, de tela curva, tem 12,3 polegadas cada uma, para quadro de instrumentos e central multimídia. A central ainda tem chip Qualcomm Snapdragon 8155. O painel tem cinco saídas de ar-condicionado, sendo uma em cada extremidades do painel e três saídas de ar centrais, logo abaixo da central multimídia. O Tiggo 9 ainda possui uma faixa em LED que percorre todo o painel e invade o painel das portas dianteiras, que vem com iluminação ambiente com 255 cores. O console central é alto, com espaço para dois smartphones que podem ser carregados por indução, junto de um acabamento em preto brilhante.
Abaixo dos dois slots, até um pequeno porta-objetos. Mais abaixo, há seletor, telas touch e um pequena alavanca. Como é vazado, o console central tem entradas USB em uma área inferior, com entradas USB B e USB C, além de vir com uma tomada 220V. A alavanca de câmbio fica na coluna. O volante tem comandos multifuncionais em touchscreen, tendo o nome Chery escrito por extenso e tem três raios, além de uma base inferior achatada. Os bancos tem um desenho sofisticado, sendo em couro branco. A Chery confirma que o Tiggo 9 tem espaço para cinco ocupantes ou sete ocupantes, sendo essa último em uma disposição de bancos 2+3+2.
Ele é desenvolvido a partir de uma nova plataforma modular, chamada de M3X. A Chery explica que o ‘M’ vem de Marte, o ‘3’ representa as vantagens da plataforma que pode ser usada em carros a combustão, híbrido e elétrico, garantindo grande flexibilidade, e o ‘X’ representa infinitas possibilidades. O utilitário esportivo tem 4,820 metros de comprimento, 2,820 metros entre os eixos, 1,930 metro de largura e 1,699 metro.
Mecanicamente, a Chery confirma que o Tiggo 9 traz o motor 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 261cv e 40,8kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas. Ele ainda possui uma tração dianteira ou integral e tem capacidade de acelerar até os 205km/h, além de um consumo de 13,3km/l. Futuramente, a Chery confirmou que o SUV poderá ser equipado com um motor 2.0 Turbo Hybrid Plug-in (PHEV). Esse motor vai ter capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e uma autonomia de 1.300km.
De série, o Tiggo 9 possui faróis LED Star Eyes Matrix, luzes diurnas de LED, faróis altos-baixos elétricos, porta-malas com tampa elétrica, maçaneta da porta elétrica escondida, espelhos laterais ajustáveiseletricamente, sistema de limpador automático e vidro duplo insonorizado (para-brisas silencioso + para-brisas). Há ainda assentos de couro texturizado Premium Nappa, banco do motorista principal eletricamente ajustável em 8 posições, banco do passageiro ajustável eletricamente em 4 posições e volante ajustável em 4 direções.
Há ainda bancos dianteiros aquecidos (banco + encosto), sistema de voz off-line inteligente recém-instalado, sistema de som Sony de 12 alto-falantes internos, o carro tem excelente qualidade de som e espaço silencioso em ultra baixo 34db, tornando o ambiente de direção mais confortável, Head-Up Display AR-HUD, conectividade 4G, Wi-Fi-Bluetooth, Cloud e FOTA Upgrade, sistema de carregamento móvel sem fio de 50W, sistema de ar-condicionado automático de alta eficiência com zonas de temperatura dupla e o SUV ainda tem sistema de controle de qualidade do ar do carro AQS com filtro de ar de eficiência ultra alta PM2,5. Na China, o preço será de 155.000 a 175.000 yuans.
Fotos: Chery / divulgação
Comentários
Postar um comentário