Afeela vai produzir seus carros nos Estados Unidos e linha pode ter até três BEVs

Após apresentar sedã, joint-venture Sony-Honda Mobility confirma que Afeela vai produzir o sedã nos Estados Unidos em meados de 2026, com planos de exportação



Após apresentar o sedã no CES 2023, a Sony-Honda Mobility confirmou que a Afeela apresentar a versão de produção do sedã em 2025, mas a produção deve começar apenas em meados de 2026. O que também não se sabia era onde o sedã será produzido. De acordo com algumas informações, a versão de produção do Afeela Prototype será feita nos Estados Unidos. Além do sedã, a Afeela ainda projeta mais um ou dois carros a mais.

A informação foi confirmada por meio de Yasuhide Mizuno, Presidente e CEO da Sony-Honda Mobility, em entrevista ao Autocar. “Estamos pensando no segundo e terceiro modelos. Precisamos de uma escalação. Não apenas uma unidade, acabamento”, destacou o executivo. Além da produção nos Estados Unidos, os carros da Afeela serão exportados para outros mercados como Europa e Japão. Além do sedã, uma minivan e um SUV estão nos planos da novata. “Um SUV é o [próximo passo] usual, mas talvez [um] MPV", disse Mizuno.

"Depende do desenvolvimento da direção autônoma. Se atingirmos o nível três, nível quatro, talvez todos precisem de um 'carro de festa'. Se passarmos cinco anos com apenas um modelo, todos esquecerão o Sony Honda Mobility. 'Sony Honda Mobilidade? História muito triste', dirão”, acrescenta. Com isso, ainda nesta década é possível que esses três novos modelos já tenham sido apresentados, tanto o SUV como a minivan. Ao que tudo indica, a Afeela vai usar a mesma plataforma com modelos elétricos na Honda, a partir de 2026, com a base e:Architecture.

Além da base, será de responsabilidade da Honda encontrar fornecedores de baterias para a marca novata, sendo ainda a responsável por desenvolver elementos que aumentem a autonomia, carga e energia do sedã. De acordo com o cronograma, o sedã começa a ser produzido nos EUA em 2026 e o Japão será o primeiro mercado a receber o Afeela já em 2026, no mesmo n=dos estadunidenses. A partir do final de 2026 ou início de 2027, a Afeela estreia na Europa.

A Honda não diz que a Afeela é uma marca premium, mas sim uma empresa de ‘alto valor’. A Sony-Honda Mobility confirma que ele tem um total de 45 sistemas de condução autônoma de Nível 3, entre câmeras, sensores e radares. Isso permite que o sedã tenha um nível de condução autônoma até certo ponto. Ele ainda pode ser equipado com uma condução autônoma de Nível 2+, que pode estar nas versões mais simples, enquanto as mais completas terão sistema de Nível 3. Para os sistemas, a Sony-Honda confirmou que ele será equipado com SoCs da Qualcomm e utilizarão o Snapdragon Digital Chassis.



Fotos: Afeela / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet convoca recall do Equinox por falha no módulo da bomba de combustível

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Citroën lança o Basalt no Brasil, novo SUV que chega por competitivos R$ 89.990 iniciais

Lancia revela primeiro teaser do Gamma, que retorna em 2026 e será produzido em Melfi

Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

Fiat lança promoção no Brasil com quase toda a linha e descontos de até R$ 54.490

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Kia Tasman aparece sem nenhuma camuflagem em novo (e último) teaser no exterior

Aptera revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do PI2 de pré-produção

Acura registra primeiras imagens de patente de um sedã conceitual e possivelmente elétrico