Stellantis comemora aniversário de 25 anos da escolha pela fábrica de Porto Real (RJ)
Stellantis comemora aniversário de 25 anos da escolha por Porto Real (RJ), que foi inaugurada com a produção do Peugeot 206, em 2001
A Stellantis está comemorando o aniversário de 25 anos da
escolha da sua primeira fábrica no Brasil, em Porto Real (RJ). Há 25 anos, a
então PSA escolhia por Porto Real como sede da sua primeira unidade em nosso
mercado, que seria a casa do Peugeot 206, até hoje o carro mais produzido na
unidade. Antes de escolher pela baixada fluminense, a PSA ainda recebeu
propostas de estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, ainda
em 1996.
Foi no fim de 1997 (em dezembro), que a escolha pende pelo
Rio. O início da construção da unidade começou em 1998, com a primeira fase da
terraplanagem, em um terreno de três milhões de metros quadrados. Os trabalhos
continuaram mesmo quando o cenário econômico mudou, no segundo semestre daquele
ano. Na época da construção da concessionária da marca francesa, a Peugeot
tinha 80 concessionárias em nosso mercado. O carro mais vendido era o hatch
médio 306.
E no início da produção já estava confirmado que seria produzido um compacto de apelo popular, que exigiria uma expansão também da rede de concessionárias. O compacto em questão seria o 206, apresentado ao mundo em março de 1998, no Salão do Automóvel de Genebra, ainda como um conceito. A apresentação oficial veio em outubro de 1998, no Salão de Paris. Na época, jornalistas brasileiros testaram o novo Peugeot na comuna francesa de Vittel, que fica a aproximadamente 300km de Paris.
Não demorou muito para o Peugeot 206 ser lançado no Brasil. Isso aconteceu em março de 1999, ainda importado. Aqui ele chegou nas versões Soleil, Passion e Rallye, importadas da França e com motor 1.6 de 90cv. No seu primeiro mês cheio de vendas, a francesa destaca que 657 unidades foram emplacadas do hatch, o que colocava ele como o importado mais vendido daquele mês. Em julho daquele ano, ele já tinha uma fila de espera de 60 dias. No mesmo mês, o 206 começou a ser produzido em El Palomar, na Argentina, onde passou a abastecer o Brasil posteriormente.
Enquanto isso, a unidade de Porto Real seguia em obras. A fábrica foi inaugurada em 2001 com a Citroën Xsara Picasso, que era um modelo mais caro e que não seria de grande volume. Para a produção do 206, a PSA queria formar um estoque e distribuição maiores com os concessionários. Ele passou a ser produzido na unidade a partir do dia 28 de junho de 2001, com motor 1.0 16v de 70cv. Aqui, o 206 ficou em linha por dez anos e foi um verdadeiro divisor de águas para a marca francesa.
Foi substituído pelo 207 em 2008 e pelo 208 em 2013. Em sua segunda geração, o 208 passou a ser produzido na Argentina, em 2020. Fruto do investimento de R$ 220 milhões, o hatch marcou o retorno de compactos na unidade de El Palomar. A unidade, de quebra, se tornou uma das mais modernas do mundo ao passar a produzir produtos de base CMP.
Fotos: Stellantis / divulgação
Comentários
Postar um comentário