Nova geração da Volkswagen Amarok pode dar vida a um SUV elétrico com base na picape

Volkswagen não descarta possibilidade de desenvolver um utilitário esportivo da Amarok, primo do Ford Everest, mas com motor 100% elétrico, em entrevista



A Volkswagen parece que não está descartando a possibilidade de desenvolver um utilitário esportivo com base na Amarok. Os rumores do desenvolvimento de um SUV da picape a acompanham desde 2010, quando surgiu informações que a Volkswagen estaria estudando um modelo baseado na primeira geração. De fato, surgiu interesse, mas o projeto não foi adiante. Agora que a nova geração da picape foi desenvolvida a partir da base da Ford Ranger, que possui um SUV, o Everest, não se descarta essa possibilidade para a Amarok.

Para esse modelo se tornar realidade, a Volkswagen estaria estudando as possibilidades do SUV ser viável. “[Um veículo robusto com carroceria] não era um escopo das negociações [parceria de veículos comerciais] anteriores [com a Ford], então era realmente o que estávamos dizendo a eles que não estamos interessados ​​[nesse estilo de veículo]. [Mas] posso imaginar que, se abordarmos [a Ford] para o veículo elétrico a bateria, isso [o SUV] está fazendo sentido.”, disse Petr Sulc, Membro Sênior da Equipe Global de Gerenciamento de Produtos da VW, em entrevista ao Which Car.

"Por que? Porque você não conseguirá cumprir o requisito de volume para utilizar o investimento apenas com um tipo de carro. Se você der uma olhada no Everest e no Ranger, eles são 80% semelhantes. A frente e a lateral são iguais, a plataforma é a mesma. Você está tendo a melhor escala [de produção e vendas] se oferecer duas áreas [do segmento].”, acrescentou Sulc. Com essa possibilidade de um SUV da Amarok ser elétrico, abre caminho para um Ford Everest Lightning, que já seria possível pela própria Ranger Lightning.

Isso também deve limitar a atuação da Scout apenas para a América do Norte. Estimava-se que a marca poderia chegar aos mercados da Oceania, mas isso não vai acontecer justamente por essa aposta acabar pendendo para a Amarok e um SUV da picape. “O Scout é focado nos americanos, é apenas para a esquerda neste ponto. Se [Scout] determinar que deseja construir uma variante com volante à direita, garanto que estarei em um avião direto para lá para defender o caso da Austrália, porque é um produto muito interessante.”, destacou o Diretor de Veículos Comerciais da Volkswagen Austrália, Ryan Davies, do Drive.

Sulc ainda confirma que essa seria uma proposta inédita para mercados como a Austrália, que é muito aberta ao segmento de picapes. “A proposta dessa Scout [marca] é realmente vir para o mercado americano, porque é algo completamente novo para nós. Nunca tivemos nenhuma picape no mercado de picapes [norte-americano]. Era o tipo de sonho”, destacou o executivo. Uma Amarok elétrica ou um SUV com essa mecânica deve nascer a partir da Ford Ranger Lightning. O modelo da Ford tem previsão de ser produzida nos EUA em meados de 2029, como dissemos recentemente (veja aqui).



Projeções: KDesign / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança promoção no Brasil com foco em King e Song Pro, com descontos de até R$ 26 mil

Jaguar revela as primeiras imagens teaser do protótipo de um GT elétrico para 2025

Motor rotativo volta a ser produzido pela Mazda depois de 11 anos para o MX-30 R-EV

Jaguar revela o primeiro teaser do conceito que surge no Miami Art Week, nos EUA

Ford trabalha em uma Ranger Super Duty na Austrália e surge detalhes em teaser

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Kia revela um novo teaser do novo Sportage LWB, que estreia no Salão de Los Angeles

Forthing registra imagens de patente Xinghai S7 na China antes do sedã fazer sua estreia

McLaren apresenta o GTS, subtituto do GT, que ganha novidades visuais e mecânicas

Toyota confirma que vai apostar mais em híbridos e pode produzir PHEV Flex no Brasil