NanoFlowcell revela detalhes do seu desenvolvimento com o Quantino 25 Concept
NanoFlowcell continua desenvolvendo o Quantino, um roadster movido com tecnologia bi-ION e que pode ser produzido nos EUA para aproveitar benefícios fiscais
Foram pouco mais de quatro anos sem nenhuma informação sobre
a NanoFlowcell. A marca, que diz continuar testes com o Quantino, revelou
intenções de produção dos seus carros. Junto a essa informação, apresenta o
Quantino 25 Concept, que parece ser uma versão mais próxima da linha de
produção. Suíça, a empresa apresentou seus avanços com o novo modelo
conceitual, que ainda usa a tecnologia Bi-ION, que se tornou uma das marcas da
empresa.
Fundada em 1995, a NanoFlowcell comemorou seu aniversário de
25 anos bem atrasada com o Quantino 25 Concept. O que deveria ter sido
apresentado em 2020, foi revelado só agora (quando ela está mais próxima dos 30
que dos 25). O pequeno esportivo 2+2 lugares enfim revelou seu interior, que
traz um design de linhas bem futuristas. O painel parece mesclar acabamento
plástico reciclado e materiais que imitam couro, tendo um painel que varia de
um preto com um marrom.
O esportivo apresenta um quadro de instrumentos com tela
digital, enquanto o volante é um estilo manche, mas com linhas bem ousadas, com
a parte superior do aro vazada, tendo um acabamento marrom no aro, além de
detalhes em preto brilhante e prateado. O painel ainda possui o logotipo
Twentyfive na frente do passageiro. Ao centro, ele ainda possui uma central
multimídia que é quase toda voltada para o motorista, além de vir com alguns
controles físicos, como o sistema de ar-condicionado.
Ele ainda possui frisos espalhados pelo interior que parece um acabamento cromado ou até mesmo de aço escovado. Os bancos tem um desenho bem esportivo, com cinto de segurança em azul. Por fora, ele mantém o mesmo design que já conhecemos de outros verões. Mecanicamente, o conceito ainda possui um motor de tecnologia até o momento não usada por nenhum outro carro. Trata-se da tecnologia chamada de Bi-ION, que usa um sistema elétrico baseado em sais de íons que formam um eletrólito líquido.
O Bi-ION ainda se tornou mais conhecido como alternativa ao hidrogênio, sendo armazenado em dois tanques de 125 litros, que são bombeados através de dutos até outro tanque, onde se produz uma reação química e que, a partir da reação, fornece energia ao carro. Essa energia é proveniente de uma membrana seletiva de íons, como se fosse uma separação. Desenvolvido a partir de uma plataforma de 48V, ele possui quatro motores elétrico, um para cada roda. O Quantino de produção terá quatro de 80cv, 320cv no total. Na configuração antiga seria capaz de chegar aos 250km/h.
Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em menos de 3 segundos. A vantagem está no uso de baixa tensão (48V) o que torna sua eletrônica mais barata. A NanoFlowcell confirma que o esportivo tem uma autonomia de 2.000km. Na prática, perfeito. Mas e a produção. De acordo com a suíça, a NanoFlowcell quer se aproveitar da implementação da Lei de Redução da Inflação do governo do Presidente dos EUA, Joe Biden. Os “planos de projeto para a produção em série dos modelos QUANT E, bem como a construção de uma instalação de produção bi-ION em larga escala, fornecendo energia renovável transportável para alimentar aplicações NanoFlowcell.”, disse o CEO da empresa e CTO, Nunzio La Vecchia.
“Com a Lei de Redução da Inflação, os EUA fizeram o maior investimento em energia limpa da história dos EUA, e as potenciais implicações para a energia renovável são de longo alcance. Não buscaremos investimentos do governo para a NanoFlowcell USA para expandir nossas instalações de fabricação e infraestrutura nos Estados Unidos; quando apropriado, entraremos em parcerias estratégicas para construir e expandir a fabricação e a infraestrutura e para integrar as tecnologias NanoFlowcell em todos os setores da economia.”, adicionou La Vecchia.
Fotos: NanoFlowcell / divulgação
Comentários
Postar um comentário