Dacia Jogger ganha opção de motor 1.6 16v SCe Hybrid Tech 140, que estreia na Europa
Dacia apresenta a Jogger Hybrid na Europa, que estreia com motor E-Tech 140, que estreia com um motor híbrido capaz de desenvolver 140cv,
A Dacia apresentou na Europa o seu primeiro modelo híbrido (HEV) em linha, batizado pela marca romena de Hybrid Tech 140. Trata-se da Jogger,
que estreia com o mesmo motor que estreou nos compactos da Renault, com Clio e
Captur E-Tech. O sistema une o motor 1.6 16v SCe a gasolina de 90cv junto de
dois motores elétricos, sendo um de 50cv e outro funcionando, funcionando como
um gerador de partida de alta tensão, como se fosse um sistema híbrido-leve de
48V (MHEV).
Com isso, o conjunto híbrido desenvolve 140cv, sendo
acoplado a uma transmissão inspirada em carros de Fórmula 1 e permitem rodar
apenas com o motor elétrico. A caixa de câmbio automático CVT permite uma
partida 100% elétrica e reduz significativamente as lacunas na aceleração
durante as trocas de marchas, o que melhora o conforto e o desempenho ao
dirigir enquanto acelera.
Com isso, a transmissão tem quatro marchas ligadas ao motor a combustão e duas marchas ligadas ao motor elétrico, que envia a força ao eixo dianteiro. O sistema híbrido da Jogger recarrega as baterias por meio do sistema de regeneração dos freios e pelo próprio motor a combustão e oferece uma autonomia de 900km. Falando em regeneração da bateria em combinação com o sistema de frenagem regenerativa permite que até 80% da condução urbana use propulsão totalmente elétrica. A economia em relação a um modelo civil é de 40%, emitindo 108g/km de CO2.
Na Europa, o modelo estreia como o “O carro familiar híbrido mais acessível do mercado”, por 24.600 euros. O modelo híbrido ainda se destaca por trazer uma nova opção de cor, com o Cinza Schiste, além de trazer o logotipo Hybrid na tampa do porta-malas, única novidade que difere a Jogger híbrida as variantes a combustão. No interior, ela se destaca por trazer um novo quadro de instrumentos com uma tela digital de 7 polegadas que oferece informações sobre o conjunto híbrido, como o fluxo de energia.
Outra novidade é a alavanca de câmbio, que no modelo da Dacia tem um novo desenho. De série, as novidades ficam por conta de um freio de estacionamento eletrônico um apoio de braço central com um compartimento de armazenamento integrado. De acordo com a Dacia, a Jogger Hybrid possui uma bateria de 1,2kWh instalada no assoalho do porta-malas, matando o estepe. Com isso, ela vem com um kit de reparação do pneu.
“Menos de um ano após o lançamento da Jogger, damos um novo passo ao apresentar mais uma versão do modelo com motorização HYBRID 140. É um híbrido sem embreagem, oferecendo partida totalmente elétrica e reduzindo o consumo de combustível. O Jogger HYBRID 140 representa perfeitamente a posição da Dacia – é o veículo familiar híbrido mais acessível do mercado e oferece sempre um espaço interior generoso, bem como todas as características essenciais. Ao incorporar este motor, a Dacia deu o salto com a tecnologia híbrida.”, destaca Lionel Jaillet, Vice-Presidente da Dacia, de Desempenho do Produto. Ela será produzida na unidade de produzidas na fábrica de Mioveni, na Romênia.
Fotos: Dacia / divulgação
Comentários
Postar um comentário