Buick apresenta oficialmente o Electra E5, seu primeiro elétrico, com motor de até 287cv
Última das marcas da GM a ter um elétrico, Buick apresenta o Electra E5, que aparece como um SUV médio-grande que tem autonomia de 620km
A Buick apresentou oficialmente o seu primeiro carro
elétrico. O modelo é o Electra E5, que surge como um SUV que colocará a marca
na rota de uma linha de elétricos. Dentro da GM, a Buick era a única que ainda
não tinha nenhum modelo elétrico. Chevrolet, Cadillac, GMC e a novata
BrightDrop já tinham modelos puramente elétricos. Agora, não existe mais uma
marca sem, ao menos, um elétrico na linha. O Electra E5 ainda resgata um nome
clássico, Electra, da década de 1950.
A diferença é que agora o modelo é um SUV e não mais um
sedã. O Electra E5 ainda se torna o responsável por trazer a nova identidade
visual da marca premium, com a filosofia Pure, antecipada pelo Electra-X
Concept. Segundo a norte-americana, ele foi projetado para combinar “luxo
eletrificado com estilo moderno e atlético”. Visualmente, o carro se destaca
pela dianteira com faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com
faróis finos em DRL e setas de repetição e os faróis principais mais abaixo,
verticalmente inclinados.
A grade dianteira é fechada mas fica bem aparente onde ela ficaria se fosse um carro de produção, com um acabamento com pequenas barras horizontais cromadas e com um desenho em 3D. O para-choque ainda traz um friso em ‘L’ que conecta as laterais da grade fechada e dá sequência nas laterais da carroceria. A parte inferior do para-choque ainda possui uma entrada de ar horizontal fina que ajuda a refrigerar a bateria, com barras verticais. Há uma parte inferior do para-choque dianteiro em preto brilhante.
O carro possui ainda um capô com linhas longitudinais que ajudam o SUV na aerodinâmica, tendo poucos vincos, estando mais presentes nas extremidades. De perfil, o Electra E5 ainda possui a sequência do friso lateral na parte inferior das portas, com um acabamento cromado. O design ainda possui caixas de rodas com acabamento na cor da carroceria e os retrovisores tem desenho mais aerodinâmico, com repetidores de seta. Há uma boa área envidraçada, com uma janela vigia que possui um acabamento com um pequeno prolongamento na coluna C, sendo o mesmo acabamento de contorno das janelas.
Em termos de frisos, ele possui um friso na parte intermediária das portas, com um estilo em ‘L’. O SUV ainda possui maçanetas retráteis e possui um desenho simples de um SUV tradicional, com barras de teto. Por fim, a antena é do tipo barbatana de tubarão e o bocal de recarga das baterias aparece no para-lama dianteiro, assim como todo GM elétrico. As rodas são de 18 até 20 polegadas, esse último vindo com pneus Michelin 245/50 R20. As rodas tem seis parafusos e tem um desenho bem aerodinâmico, seja em qual versão do SUV for.
O carro ainda possui um desenho de traseira com lanternas horizontais e afiladas, que se conectam por meio de uma barra com iluminação em LED. Abaixo dessa barra iluminada existe um friso cromado que se estende pelas lanternas e pela barra em LED. O aerofólio traseiro traz brake-light com luzes verticais em três barras, ao centro, enquanto a tampa do porta-malas apresenta o logotipo da Buick em destaque. Por fim, o para-choque traseiro tem refletores e luzes de ré com estilo horizontal, com espaço da placa ao centro. A parte inferior do para-choque traseiro tem detalhes em preto.
Por dentro, o Electra E5 tem um painel de linhas bem modernas. O carro possui uma tela OLED de 30 polegadas que agrupa o quadro de instrumentos e a central multimídia, com uma tela curva. A Buick confirmou que a tela reflete até um bilhão de cores suavemente. A marca ainda confirma que ele possui um Head-Up Display (HUD) de 12,6 polegadas, que vão ajudar a matar os olhos na estrada o tempo todo. A central multimídia será a Buick eConnect, que traz uma série de aplicativos integrados na tela, como comando de voz e gestos.
A central ainda possui conectividade com Apple CarPlay sem fio e tem um software desenvolvido Snapdragon 8155 da Qualcomm, com conectividade com internet 5G para transferência, tendo ainda uma atualização Over-The-Air (OTA). O painel com volante de três raios, multifuncional. O painel ainda possui saídas de ar-condicionado horizontais, seja as saídas centrais ou nas extremidades do painel. Abaixo das saídas de ar centrais, o Electra E5 possui alguns poucos controles físicos. O console central traz um seletor e mais abaixo tem um carregador por indução para smartphones.
Ao lado, existe dois porta-copos. O câmbio fica na alavanca, na coluna de direção, no lado direito. Os bancos ainda tem encosto em forma de ‘S’, tendo ainda um sistema de iluminação ambiente de 121 cores pode mudar de acordo com a música que você está ouvindo. Os bancos ainda tem estofados em branco, assim como acontece em painéis das portas e o próprio painel. A versão Avenir possui um acabamento azul e creme, que permitem um “temperamento nobre e composto”.
A versão topo de linha ainda possui forro do teto em camurça/microfibra e bancos dianteiros especiais com encostos de cabeça bordados. Por ser topo de linha, ele ainda é equipado com cromado Gavanolo, bem como faróis digitais de diamante de cristal. A Buick confirma que o Electra E5 tem SUV elétrico tem 4,892 metros de comprimento, 2,954 metros entre os eixos, 1,905 metro de largura e 1,655 metro de altura, posicionando entre o Envision e o Enclave dentro da linha global de SUVs da marca. O SUV tem porta-malas de 502 litros que chega aos 1.658 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Mecanicamente, o elétrico é desenvolvido a partir da plataforma modular elétrica BEV3, vindo com baterias Ultium. Na mecânica, o SUV tem uma bateria de 68,4kWh que oferece 545km de autonomia. Ele ainda tem uma bateria de 79,7kWh que oferece 620km de autonomia. A Buick confirma que a bateria permite recarregar de 30% a 80% em apenas 28 minutos, quando plugado em um carregador rápido, sendo ambas baterias da CATL. A Buick confirmou que ele desenvolve 204cv e 33,6kgfm (0 a 100km/h em 8,6 segundos) ou 245cv e 33,6kgfm que acelera de 0 a 100km/h em 7,6 segundos e máxima de 180km/h.
Há ainda uma versão de tração AWD que desenvolve 287cv e 47,4kgfm, que acelera de 0 a 100km/h em 6,7 segundos. Essa opção tem dois motores elétricos, sendo um motor dianteiro e outro motor traseiro. De série, o SUV pode ser equipado com 14 alto-falantes da Bose e um teto solar. A novidade é que o Electra E5 será o primeiro Buick na China a oferecer o Super Cruise aprimorado. Na China, ele será vendido nas versões Preferred, Essence e Avenir, com preços que variam de 208.900 a 278.900 yuans.
Fotos: Buick / divulgação
Comentários
Postar um comentário