BMW quer recuperar energia do impacto de buracos e lombadas para a bateria de elétricos

BMW registra patente de tecnologia que usa impacto de passar por buracos para coletar energia para a bateria em carros elétricos, revelada patente



A BMW apresentou as primeiras imagens de uma nova tecnologia que pode desenvolver em seus carros. Trata-se de um sistema de capta a energia das rodas ao passar por impactos como buracos e lombadas para gerar mais energia. De acordo com informações, esse novo sistema da marca alemã pode estar presente em futuros modelos elétricos da linha. Descoberto pelo CarBuzz, o sistema foi registrado no escritório de patentes da Alemanha.

Pelo registro da BMW, a marca ainda entende que a própria condução pode recuperar mais energia, assim como já acontece com a frenagem regenerativa. Agora, a BMW quer reter a energia causada pelas molas e pela articulação da suspensão no trabalho do carro ao passar por buracos ou lombadas, por exemplo. Ao passar por um trecho que exige trabalho da mola e da suspensão, a energia dissipada é perdida e é justamente essa energia que a marca quer reter.

A marca colocou uma unidade geradora montada no chassi do carro com uma pequena engrenagem unidirecional na entrada dessa unidade geradora que possui um disco atuador que, por sua vez, é conectado com um braço de controle da suspensão por meio do atuador semelhante a uma barra estabilizadora convencional. Quando a roda se move para cima por conta de algum solavanco, o curso da compressão da suspensão e o braço estabilizador gira junto como movimento do braço da suspensão, girando o disco de acionamento sem interferência do gerador.

Quando a roda volta para baixo e em sua posição normal novamente, a energia fica armazenada na mola, com o curso de rebote. O disco de acionamento novamente gira junto com o braço estabilizador, mas a embreagem unidirecional engata nessa direção de rotação para acionar um pequeno mecanismo de engrenagem que acelera o volante da unidade geradora. A marca ainda dá ao entender que os cursos de compressão costumam se tornar repetitivos por natureza, por conta das condições das vias.

A energia gerada pode ficar acumulada em uma bateria de 12V ou em baterias de tração de alta tensão do elétrico. O gerador então usa a nova entrega de energia cinética em seu volante para gerar eletricidade e carregar a bateria ao fazê-lo. Coletar energia de um carro em movimento é uma coisa, mas usar os solavancos de uma estrada esburacada para carregar as baterias é outra. A tecnologia pode estar presente nos futuros carros da marca. 




Fotos: BMW / divulgação e Registro de Patentes da Alemanha / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foton lança Aumark por R$77.900!

Honda apresenta o e:N GT Concept no Salão de Xangai, que ganha evoluções como conceito

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jaguar pode parar de desenvolver carros esportivos para pagar sua eletrificação

Volkswagen Arteon sai de linha em 2024, por conta do ID. Aero; Shooting Brake continua

Curiosidades: Conhece o "botão do mal" da Fiat, o OverBoost? Sabe como ele funciona?

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Você sabe o que é uma direção subesterçante?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09