Alfa Romeo e Zagato apresentam o Giulia SWB, um cupê que estreia com motor de 540cv
Com base no Giulia, Alfa Romeo e Zagato trabalham juntas novas e apresentam o Giulia SWB Zagato, um cupê esportivo que tem motor 2.9 V6 de 540cv
A Alfa Romeo e a Zagato se uniram novamente para desenvolver
um novo esportivo, o Giulia SWB. O modelo é uma das novidades para celebrar o
centenário da primeira colaboração entre as duas empresas. Baseado no Alfa
Romeo Giulia, o modelo usa a mesma plataforma, encurtada, é verdade, com uma
carroceria cupê de duas portas e que traz o mesmo motor de um Giulia GTAm, com
transmissão manual.
O modelo é um spin-off, sendo uma única unidade, que começou
a ser desenvolvida em 2021. O SWB (aliás, a sigla vem de Short Wheel Base, ou ‘Chassi
Curto’) foi vendido a um consumidor alemão, que é um colecionador da marca
italiana e possui uma série de esportivos como 8C Competizione e o SZ, além de
esportivos da Aston Martin desenvolvidos em colaboração com a Zagato. Por ser
baseado no Giulia, o Giulia SWB nasce como um esportivo que traz uma carroceria
parecida com o sedã até certo ponto. O modelo traz uma área dianteira com mesmo
tamanho do sedã, mas foi todo redesenhado.
Na dianteira, o SWB possui faróis que vieram do Tonale, com
luzes diurnas (DRL) em LED em três ‘Us’, conectado com enormes entradas de ar
de grelha bem fina, que traz o famoso triângulo invertido da marca italiana ao
centro, com o logotipo da Alfa Romeo grifado na grade, em branco. Ele ainda
possui uma entrada de ar retangular acima da grade que identifica o carro como
um Alfa, chamada também de Scudetto. O para-choque dianteiro ainda tem entradas
de ar em ‘L’ nas extremidades e tem um splitter.
O capô tem linhas bem vincadas, com vincos que nascem a partir da grade principal e central e dão linhas musculosas ao esportivo. São dois vincos mais nas extremidades e dois vincos, menos salientes, na área central. O capô ainda possui saídas de ar mais triangulares. Nas laterais, o Giulia SWB se destaca por ser 12 centímetros mais curto na relação entre-eixos, além de ter um balanço traseiro encurtado em 14 centímetros. Nas laterais, ele possui uma dianteira de linhas aerodinâmicas.
Os faróis dianteiros parecem em posição bem baixa quando visto de lado, enquanto o para-lama dianteiro traz o logotipo da Quadrifoglio e uma saída de ar com estilo triangular. Abaixo, o carro ainda possui o logotipo ‘Z’, da Zagato. O esportivo ainda possui portas que parece não ter maçanetas (que estão ocultas, substituídas por um botão na coluna B) e retrovisores com base nas portas. Por ser um cupê, ele recebe portas maiores. Há um friso na parte inferior, de maneira ascendente. O esportivo também possui um desenho com teto de outra cor, em um tom que puxa mais para um cinza grafite.
Por fim, ele traz o teto com desenho mais em bolha, com ressaltos nas extremidades e uma área central mais baixa. O carro ainda possui rodas com estilo bem da Alfa Romeo, com cinco círculos. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup. As rodas tem trava central com acabamento em prateado brilhante e que traz pinças de freio amarelas. Ele ainda possui uma traseira com vidro traseiro bem inclinado e um desenho da traseira que lembra os modelos da Aston Martin. O cupê aparece com lanternas que se conectam, tendo ainda uma parte central mais elevada, de linhas bem finas.
Abaixo das lanternas tem o nome Alfa Romeo escrito por extenso e a tampa do porta-malas tem um friso horizontal, ao estilo do Giulia TZ de 1963. O para-choque traseiro tem um desenho mais agressivo, com um acabamento em preto brilhante. Este abriga o espaço para a placa na traseira, além de trazer refletores nas extremidades da placa e uma dupla saída de escape central. Mais abaixo, ele possui um difusor de ar com quatro aletas verticais, sendo duas aletas alocadas mais nas extremidades. O interior é basicamente o mesmo do Giulia, mas que traz uma série de componentes em fibra de carbono.
Quase todo em preto, ele possui costuras verdes, no mesmo tom da carroceria. O quadro de instrumentos traz o Cannocchiale, com uma mistura de mostradores analógicos e digitais, além de vir com uma central multimídia. O volante tem botão Start/Stop, além de trazer saídas de ar-condicionado centrais horizontais e nas extremidades sendo circulares. Volante, painel, saídas de ar-condicionado das extremidades e console central ainda tem detalhes na mesma cor verde da carroceria. Alfa e Zagato ainda confirmam que o esportivo tem espaço para dois, com assentos de dois lugares.
A estrutura dos bancos é em fibra de carbono e tem o emblema Z da Zagato nos encostos. O carro foi desenhado por Alejandro Mesonero, chefe do Centro Stile Alfa Romeo, e sua equipe de designers. Toda a construção do carro aconteceu no Atelier Milanese “sem apoio externo”. De acordo com Mesonero disse que “encaixa-se perfeitamente no percurso histórico das duas marcas onde o primeiro objetivo foi e é combinar a beleza com o desempenho. A filosofia deste novo 2023 SZ é a de década de 1960, com uma carroceria pautada pela simplicidade, aerodinâmica e leveza.”, destaca.
Mecanicamente, ele é equipado com o mesmo motor do Giulia GTAm. O modelo traz o motor 2.9 V6 Biturbo que passa a desenvolver 540cv de potência e 61,1kgfm de torque, o representa um ganho de 30cv a mais na cavalaria frente ao Giulia Quadrifoglio Verde. A Alfa Romeo ainda confirmou que a versão SWB traz as mesmas séries de mudanças que o GTAm, como mudanças no chassi, que vão desde novas molas de suspensão, novos amortecedores e um alargamento de 50 milímetros em ambas as bitolas em relação à versão Quadrifoglio Verde. Ele é equipado com um câmbio manual de 6 marchas e a tração é traseira.
Fotos: Alfa Romeo e Zagato / divulgação
Comentários
Postar um comentário