Renault se torna parceria da Geely para desenvolvimento de uma empresa de motores
Geely Group e a Renault Group fecharam um acordo de desenvolvimento de uma nova empresa líder mundial no desenvolvimento de motores híbridos
Parece que a parceria entre a Renault Group e a Geely Group
não ficará apenas com o desenvolvimento de novos modelos para a Coreia do Sul,
com a marca Samsung. Isso porque ambos os grupos assinaram um acordo de
cooperação para a criação de uma nova empresa líder mundial para o
desenvolvimento de motores híbridos de ponta, bem como trabalhar em motores a
combustão com foco em alta eficiência energética.
Tanto a Renault como a Geely terão 50% da empresa, que em
breve vai se tornar um fornecedor mundial e independente de apresentar motores,
fazendo motores híbridos de última geração o desenvolvimento de tecnologias de
baixas emissões ou sem a emissão de carbono, a partir dos cinco Centro de
Pesquisa & Desenvolvimento. Essa nova empresa vai fornecer empregos para as
duas marcas. A Renault Group poderá oferecer os motores para a própria Renault
e a Dacia.
Já para a Geely Group, o motor poderá ser usado em marcas
como Geely, Volvo, Lynk & Co, Proton, além da Nissan e a Mitsubishi Motors
Corporation. No futuro, a parceria também poderá fornecer tecnologias de
motores a outros grupos do setor automotivo. A nova fábrica terá um total de 17
fábricas de produção da tecnologia e em três continentes, com cerca de 19 mil
funcionários. A capacidade de produção de todas essas fábricas será de 5
milhões de unidades ao ano.
Cerca de 130 países vão poder ver os motores rodando nos carros. Graças ao portfólio de produtos e a presença geográfica combinada da nova empresa, será possível oferecer soluções para 80% do mercado global de motores a combustão interna. O anúncio deste acordo coincide com o Capital Market Day organizado pela Renault em Paris, durante o Salão de Paris.
“O Renault Group está acelerando seu plano de transformação Renaulution para criar valor em toda a nova cadeia de valor da indústria automotiva. Por isso, estamos muito felizes com este ambicioso acordo de cooperação firmado com a Geely para continuar desenvolvendo tecnologias para motores a combustão e híbridos, que continuarão sendo fundamentais para a cadeia de fornecimento automotivo nas próximas décadas. Vamos ter condições de oferecer motores e soluções eletrificadas de ponta para várias montadoras de automóveis em todo o mundo, expandindo o potencial de mercado desta tecnologia de baixas emissões”, disse Luca de Meo, CEO do Renault Group.
“O acordo firmado hoje com o Renault Group vai permitir criar a empresa líder mundial em tecnologias híbridas, para fornecer soluções avançadas de alta eficiência energética para montadoras de automóveis de todo o mundo. Estamos ansiosos para trabalhar junto com Luca de Meo e sua equipe, para fazer desta parceria uma realidade. Este acordo se baseia em nosso compromisso de utilizar nossa expertise tecnológica e portfólio de marcas do nosso grupo para continuar nossa trajetória pioneira em matéria de sustentabilidade e criação de valor, entregando excelência aos consumidores”, destacou Eric Li, Presidente do Conselho do Geely Holding Group.
A nova empresa ainda permitira que novas empresas possam ser acionistas ou parceiras desse tipo de motor, promovendo a criação de ecossistemas no mercado de zero ou baixa emissão. Este acordo de cooperação deve culminar com a formalização do projeto em 2023. Mais informações sobre a nova organização devem ser anunciadas ao longo dos próximos meses.
No primeiro semestre do ano passado, a Geely Group adquiriu 34,02% do capital social total da Renault Korea Motors (RKM). Por enquanto, a Renault Group continua como acionista majoritário, mas a Geely pode adquirir até 50%. A parceria entre a Renault e a Geely começou em janeiro deste ano, para o desenvolvimento de uma linha de automóveis a combustão e híbridos. Todos os novos modelos serão produzidos na unidade de Busan, na Coreia do Sul. A produção deve começar em meados de 2024. Esses novos automóveis serão desenvolvidos a partir da plataforma modular da Geely, a CMA, a mesma usada por alguns automóveis da Volvo, como o XC40.
Fotos: Renault Group, Geely Group e Samsung / divulgação
Comentários
Postar um comentário