Nova geração do Fiat Argo pode receber motor híbrido-leve (MHEV) com o 1.0 Turbo

Nova geração do Fiat Argo deve ganhar ares de SUV como aconteceu com o Citroën C3 e pode ser um dos primeiros compactos a ter motor híbrido



A Stellantis já trabalha em uma segunda geração para o nosso Fiat Argo. O hatch compacto será apresentado em meados de 2027 e deve ter um desenvolvimento compartilhado com a Europa, visto que nosso Argo deve ser primo do novo Fiat Panda. Conhecido internamente como Projeto 328 ou ‘Argo Next Gen’, o novo Argo será desenvolvido a partir da plataforma modular CMP, que deve ser adaptada para a fábrica de Betim (MG).

O Argo será o primeiro compacto da Fiat a vir com um conjunto híbrido-leve de 48V (MHEV), já existente na Europa. Por aqui, é esperado que ele seja associado ao motor 1.0 12v Turbo Flex (o T200). Na Europa, o que existe é o motor 1.0 6v Firefly com um pequeno propulsor elétrico. O motor de três cilindros aspirado é associado a um pequeno motor elétrico. Enquanto o 1.0 desenvolve 70cv e 9,4kgfm de torque, o motor elétrico com bateria de íon-lítio de 11Ah. Apesar de não mudar muito na força, ele se vale pela potência.

Os modelos da Fiat ainda conseguem rodar apenas com motor elétrico, em velocidades abaixo de 30km/h e com o câmbio em neutro. Em termos de design, o Centoventi Concept servirá de base tanto para o Panda como para o Argo. Dentro do lineup da Stellantis, o novo Argo ficará acima do Citroën C3 e abaixo do Peugeot 208. É possível que ele tenha cerca de 4,00 a 4,10 metros de comprimento e possa ficar com um perfil do Argo Trekking.

Na mecânica, além do motor híbrido, ele pode ser lançado com versões mais sensíveis como o 1.0 6v, o 1.3 8v e o 1.0 12v T200. O primeiro, 1.0 6v Firefly Flex, desenvolve 75/71cv de potência com torque de 10,7/10kgfm de torque quando abastecido com etanol/gasolina. O hatch ainda segue à venda com o motor 1.3 8v Firefly Flex, que entrega 107/98cv de potência com 13,7/13,2kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 5 marchas ou CVT.

Por fim, a versão topo de linha (e candidata a receber motor híbrido-leve) é hoje o motor 1.0 12v Turbo 200 Flex desenvolve 130/125cv de potência (Etanol/Gasolina), com torque de 20,4kgfm, acoplado a um câmbio automático CVT que simula 7 marchas. 




Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Mercado, junho de 2023: vendas avançam 8,6%, com destaque para Citroën, Audi e Lexus

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em junho de 2023: VW Polo lidera pela primeira vez

Nissan vai produzir baterias de estado sólido na quase centenária fábrica de Yokohama

Surgem novos rumores de que a nova geração do Nissan Skyline será um SUV cupê elétrico

BMW X1 alcança 1.000.000 de unidades produzidas em Regensburg, na Alemanha

Baojun registra primeiras imagens de patente do Yunhai no MIIT e antecipa SUV eletrificado

MINI apresenta o Cooper reestilizado, que mantém as opções de motores a combustão

Mahindra ganha processo do Roxor nos Estados Unidos, movido pela Jeep por plágio

Audi e SAIC Motor assinam acordo de cooperação estratégica para elétricos na China