McLaren Senna quebra recorde em Interlagos como carro de produção original mais rápido
McLaren quebra recorde na pista de Interlagos com uma unidade do Senna e fechou uma volta na pista em 1 minuto, 37 segundos e 856 milésimos
A McLaren, representada pela UK Motors no mercado
brasileiro, confirmou que o Senna quebrou recorde na pista de Interlagos,
também conhecido como Autódromo José Carlos Pace. A UK levou uma unidade do
Senna para tentar quebrar o recorde da pista – e conseguiu. Quebrando o recorde
de um carro de rua e original de fábrica, Interlagos agora tem um Senna como o
veículo mais rápido, cumprindo uma volta em 1min37s856.
Pilotado por Ricardo Maurício, o hiperesportivo inglês
percorreu os 4.309kg. A quebra do recorde foi alcançada na 20º volta de um
total de 25 voltas que foram praticadas. “Foi sensacional! Já haviam me falado
que o carro era muito emocionante de pilotar e isso se comprovou na pista. É
muito potente, com torque e aceleração muito fortes", destacou Maurício. O
Senna do recorde estava equipado com pneus Pirelli Trofeo R com os quais saiu
da fábrica.
A volta do recorde, de acordo com a telemetria, alcançou uma média de velocidade de 158,485km/h e a máxima de 295km/h na reta dos boxes. A cronometragem oficial do UK Motors Academy Porto Seguro ficou a cargo da equipe Racing Crono, uma das mais experientes e conceituadas do Brasil. Na mecânica, o Senna conta com motor 4.0 V8 biturbo que desenvolve 800cv de potência e 81,6kgfm de torque. O motor é o mesmo do 720S, mas 80cv mais potente e 85kg mais leve que o irmão.
Segundo a McLaren, ele acelera em apenas 2,7 segundos e chega a velocidade máxima de 340km/h, números bons o suficiente para levar o cupê que pesa 1.198kg. Conhecido internamente como P15, o substituto do P1 é um dos carros mais focados na pista já desenvolvidos pela McLaren, fazendo jus a homenagem ao piloto brasileiro. Serão produzidas apenas 500 unidades e todas já foram previamente vendidas. Todas as unidades terão sua venda em benefício ao Instituto Senna e cada unidade deve custar cerca de 750 mil libras.
O design do Senna é bastante parecido com o do 720S, mas ainda mais insano. Diferente de tudo que já foi apresentado, a carroceria foi desenvolvida para a máxima performance. Ela representa o auge do princípio "a forma segue a função", que tem como objetivo reduzir o arrasto aerodinâmico e melhorar a refrigeração ao mesmo tempo. O duplo difusor sob o carro junto a enorme asa traseira ativa faz com que o cupê tenha grandes resultados em túneis de vento.
Entre os destaques do Senna estão os painéis de porta transparentes são no mínimo peculiares, enquanto os freios de carbono-cerâmica chamam a atenção por detrás das rodas vestidas com pneus Pirelli P-Zero Trofeo R. De acordo com a McLaren, cada disco desse leva sete meses para ser feito. Feita em fibra de carbono, a cabine adota um layout minimalista e funcional. Há ainda sistema de entretenimento, câmera de ré, painel digital e sistema de som. A marca ainda destaca que cada unidade não deve ser 100% igual a outra.
Fotos: McLaren Brasil / divulgação
Comentários
Postar um comentário