Jidu apresenta a versão de produção do Robo-01 no Salão do Automóvel de Guangzhou
Jidu, que nasceu a partir do Baidu, apresenta o seu primeiro automóvel, o Robo-01, que estreia durante o Salão do Automóvel de Guangzhou, na China
A Jidu nasceu no ano passado com o conceito Robo-01 Concept.
A marca nasceu a partir de uma iniciativa da Baidu, que é conhecido como o
Google chinês, junto com a Geely. São 55% da Baidu e 45% da Geely. O modelo
agora é apresentado em sua versão de produção, com um design quase idêntico ao
modelo conceitual. Apresentado no Salão do Automóvel do Guangzhou, na China, o
SUV elétrico estreia com muita tecnologia embarcada com o carro que aparece no
gigante asiático.
Visualmente, o Robo-01 se destaca por trazer um design bem
moderno e que ainda assim lembra bastante o seu conceito, apresentado no ano
passado. O Robo-01 possui um design bem imponente e linhas bem originais e com
um ar mais premium, como a marca pretende ser na China. Na dianteira, ele se
destaca por vir com faróis com um estilo bumerangue e mais vertical e tem
tecnologia Digital Pixel AI, capaz de fazer projeções 3D em alertas de status
de estacionamento com manobrista e alertas de pedestres. Os faróis ainda tem dois
projetores, também em LED e mais abaixo estão os faróis de neblina.
O SUV ainda traz uma barra com luzes diurnas (DRL) em LED, quase
interligando os faróis. Abaixo dessa barra está o logotipo da marca. O
para-choque dianteiro ainda terá uma entrada de ar em forma de trapézio para
refrigerar a bateria. O carro ainda possui um capô com linhas bem suaves e sem
muitos frisos. Visto de lateral, o conceito possui uma dianteira relativamente
mais baixa e curta, com um balanço dianteiro curto também. Toda a parte
inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto.
A parte inferior das portas ainda contam com um acabamento em preto brilhante que traz uma pequena elevação, que dá ao design um estilo bonito. Há ainda uma parte superior da carroceria, com as colunas, pintadas em preto. Os vidros não possuem moldura e ele também não tem maçaneta, tendo apenas botões, sendo o da porta dianteira na coluna B e o da porta traseira após o vidro da porta traseira. Os retrovisores são convencionais e o caimento do teto também é bem visível e dá ao modelo, ares de cupê. Em contrapartida, os vidros possuem um desenho ascendente até a traseira.
Ele possui um bocal de recarga no para-lama dianteiro. As rodas ainda complementam o design do SUV, com linhas aerodinâmicas, de até 20 polegadas e que variam de acordo com cada versão. Na traseira, a Jidu desenhou o modelo com lanternas com estilo bumerangue nas extremidades, que se interligam por meio de uma barra com iluminação em LED. O vidro traseiro é bem inclinado e tem um brakelight vertical, que conecta o teto com o aerofólio. O aerofólio ainda é dividido em duas partes, que auxiliam na passagem do ar pela carroceria.
Ele ainda terá uma espécie de um aerofólio entre as lanternas e o vidro traseiro, por conta do caimento de teto do Robo-01. A tampa do porta-malas tem linhas limpas e ao centro vem com o logotipo da marca. O para-choque traseiro ainda possui dois refletores horizontais na parte inferior, num espaço em plástico preto, onde também fica o espaço para a placa. A parte mais inferior ainda tem linhas mais aerodinâmicas no difusor de ar. O teto do carro ainda é panorâmico, mas não abre.
Com um coeficiente aerodinâmico de 0,249Cx, o Robo-01 será produzido apenas em três cores: laranja, cinza e roxo. A cor branca está disponível apenas para a Lunar Edition. No interior, o Robo-01 possui um interior bem moderno que se parece com um carro de produção. Destaque mesmo fica por conta da enorme tela de 35,6 polegadas, em uma tela 3D com resolução em 6K. A tela ainda não desliza sobre o painel, com a tela que fica sempre centralizada.
O SUV ainda possui um volante do tipo manche, ao estilo da Tesla. O volante tem o logotipo da marca ao centro e os controles multifuncionais nas extremidades. O painel ainda possui uma faixa personalizável em LED que está no painel e nos painéis das portas. O acabamento do carro ainda possui dois tons, sendo a parte superior em um tom mais preto e uma parte inferior mais cinza. O console central ainda tem alguns controles touchscreen, enquanto os bancos são em couro preto.
O painel ainda possui alto-falantes no topo do painel, com um desenho com um friso que se estende até os painéis das portas. Os bancos também tem encostos de cabeça vêm com alto-falantes embutidos. Ele ainda possui saídas de ar-condicionado tão pequenas que elas mal aparecem. Elas ficam abaixo da tela, em uma faixa que corta todo o painel e que traz as saídas de ar centrais e das extremidades com um estilo horizontal.
De acordo com a Jidu, o carro ainda possui um chip 8295 da Qualcomm, que traz um grande poder de computação de 30 TOPS. O Robo-01 ainda possui um tela ao fim do console central, destinada para os ocupantes do banco traseiro. Essa tela possui funções de entretenimento, tendo ainda conectividade USB. Seu outro recurso interessante é o sistema de direção autônoma 'Point-to-Point Autopilot', desenvolvido pela Baidu. Segundo a Jidu, ele se tornará um dos principais sistemas de direção autônoma na China quando o Robo-01 chegar ao mercado, neste primeiro semestre de 2023.
Serão, ao todo, 31 sensores espalhados pelo carro que vão ajudar na sua autonomicidade, além de dois radares LiDAR, 5 radares de ondas milimétricas, 12 radares ultrassônicos e 12 câmeras HD. O carro ainda tem uma série de câmeras espalhadas pela carroceria que permitem que ele tenha uma câmera de visão 360º. Há ainda um pacote ADAS alimentado pelo software da NVIDIA Orin X. De acordo com a marca, o Robo-01 possui 4,853 metros de comprimento, 3,000 metros entre os eixos, 1,990 metro de largura e 1,611 metro de altura.
Desenvolvido a partir da plataforma modular SEA, da Geely, o carro conta com 555 litros de porta-malas, que podem ser ampliados para 1.528 litros com o banco traseiro rebatido. Em termos mecânicos, o Robo-01 vem com dois motores elétricos que juntos entregam 544cv, que, com tração AWD, permitem que ele acelere de 0 a 100km/h em 3,9 segundos. Ele vem ainda com uma bateria de 100kWh da CATL, que oferece uma autonomia de bons 600km. Os motores são síncronos de ímã permanente, além de vir com suspensão dianteira e traseira independente, com freios dianteiros ventilados a disco e os freios traseiros a disco.
Os carros serão fabricados em Ningbo, província de Zhejiang, onde a Geely tem uma unidade fabril. O carro começa a ser vendido na China com uma série especial chamada de Lunar Edition, limitada em 1.000 unidades e com preço de 399.800 yuans. Por conta da alta demanda, mais 1.000 unidades foram anunciadas, totalizando 2.000 unidades da pré-venda. Na China, a Jidu estreia com 46 concessionárias, mas vai expandir para 100 lojas.
Fotos: Jidu / divulgação
Comentários
Postar um comentário