Iveco eDaily é apresentado na Europa com autonomia de até 300km e pode ter opção H2
Iveco apresenta a versão elétrica do Daily na Europa, o eDaily, que estreia com duas opções de motor e marca estuda lançar versão a hidrogênio
A Iveco apresentou na Europa a versão elétrica do Daily, que
estreia como eDaily. O modelo foi apresentado com a reestilização que recebemos
no ano passado e que se distingue da versão a combustão por poucos detalhes. A
versão elétrica desembarca apenas para as carrocerias Furgão e Chassi e ele se
destaca por trazer o novo logotipo da Iveco. O eDaily se torna o primeiro
veículo da marca com a nova grafia do logotipo, que fica com letras mais finas
e quer focar justamente neste processo de eletrificação.
Visualmente, as mudanças entre as versões a combustão e a
elétrica são mínimas. Na dianteira, a marca traz uma grade dianteira com três
barras em azul, que identificam a versão elétrica. Ao centro da grade, está o
bocal de recarga das baterias, que se abre para a direita. E só. Nas laterais,
as novidades ficam restritas a um acabamento no para-lama dianteiro, que traz o
nome da versão e o ‘Elec’, identificando que estamos diante de um Daily
elétrico. Além disso, o novo logotipo do capô aparece primeiro no modelo
elétrico.
De traseira, apenas o logotipo eDaily identifica a versão, com o ‘e’ estando em azul. No interior, as novidades ficam por conta do câmbio, que é apenas automático. De acordo com a Iveco, ele será vendido com duas opções de mecânica e também três de bateria. Vindo apenas com uma bateria, ele traz um motor elétrico de 136cv e 30,6kfm de torque. A bateria é de 37kWh, que oferece 110km a 120km de autonomia. A segunda opção é uma bateria de 72kWh, com duas baterias.
Essa opção oferece uma autonomia de 120km a 235km, dependendo da versão. As maiores e mais pesadas, consequentemente oferecem uma menor capacidade de bateria. Com três baterias no chassi, ele permite um pacote de 111kWh que oferece autonomias de 180km a 300km, sendo que, rodando apenas em ciclo urbano, a versão 42V, por exemplo, pode oferecer uma autonomia de 400km. Com duas ou três baterias, o motor é um elétrico de 190cv e 40,8kgfm.
A Iveco ainda confirmou que ela será vendida com três modos de condução: Normal, Eco e Power. O Eco claramente visa economia de energia da bateria e o Power oferece mais desempenho. Outra novidade é que ela terá três modos de recuperação de energia: Standard Regenerative, o One Pedal Drive (para condução urbana mais fácil e regeneração máxima) e o Sailing (para rolar livremente ao soltar o acelerador). Em termos de desempenho, a Iveco ainda diz que a eDaily oferece a melhor aceleração da categoria e permite que ela tenha máxima de 120km/h, alcançadas em 35 segundos.
Na Europa, o eDaily será vendido com as versões 35s VAN H1 WB 3520, 42s VAN H1 WB 3520 para 1 e 2 baterias, 42s VAN H2 WB 4100 para as 3 baterias, 50c VAN H2 WB 4100, 72c VAN H2 WB 4100. A marca ainda confirma que, com qualquer uma das baterias, ele não traz nenhuma mudança na capacidade de carga do modelo. A bateria pode ser recarregada em um WallBox de 11kW ou 22kW, além de poder ser recarregada em estações de recarga rápida de até 80kW com duas ou três baterias e 40kW em unidades de uma bateria.
De acordo com a italiana, o tempo de recarga da bateria em um WallBox de 11kW é de 9 horas com três baterias (6h com duas e 3 horas com uma) e pode ser reduzido para 5 horas com o WallBox de 22kW (3h para duas baterias e 1h30 com uma bateria). Em um carregador rápido, 80% da bateria é recuperada em 90 minutos com três baterias ou 60 minutos com uma ou duas baterias. Cerca de 100km podem ser recuperados em um carregador de 22kW em 30 minutos. A marca ainda confirma que oferece garante as baterias por oito anos com “longos limites de quilometragem e substituição garantida da bateria se a capacidade da bateria cair para 80% ou menos devido ao desgaste normal”.
A marca também confirma o sistema ePTOs de até 15kW e um Hi-Power para aumentos de potência de curto prazo estão incluídos em todas as versões do veículo. O sistema ePTOs permite oferecer energia a bordo para objetos de cerca de 2,3kW e é boa o suficiente para operar pequenas ferramentas elétricas, o trio de opções ePTO da IVECO eDaily de até 15kW tem potência para operar equipamentos essenciais para qualquer missão.
Outra novidade é que a Iveco está trabalhando em um eDaily Fuel Cell, movido a células de hidrogênio. O primeiro protótipo conta com um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 122cv e um motor elétrico de 190cv. Ela vem com seis tanques de hidrogênio que oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de 12kg de H2. O protótipo GVW de 7,2 toneladas foi testado na Europa, confirmando uma autonomia de 350km, carga útil máxima de 3 toneladas e um tempo de reabastecimento de 15 minutos.
Fotos: Iveco / divulgação
Comentários
Postar um comentário