Chevrolet Tracker e Nissan Qashqai são testados em nova bateria do LatinNCAP e gabaritam
LatinNCAP testa o Chevrolet Tracker e o Nissan Qashqai em uma nova bateria de testes; ambos gabaritam, mas Tracker tem princípio de incêndio no pós-teste
O LatinNCAP revelou mais dois resultados de uma bateria de
testes que fez. Desta vez, o LatinNCAP testou os modelos Chevrolet Tracker e
Nissan Qashqai. O Tracker é feito regionalmente, com produção em São Caetano do
Sul (SP) e Rosário, na Argentina, enquanto o Qashqai vem importado ao país. O
resultado que mais nos interessa no momento é do Tracker, que é feito aqui e é
um dos mais vendidos.
O Tracker alcançou notas de 91% na proteção de adultos, 92%
na proteção de crianças, 54% na proteção de pedestres e ciclistas e 83% de
sistemas de assistência de segurança necessários para uma avaliação máxima.
Começando pelos resultados da proteção de adultos, o LatinNCAP confirma que a
proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. Ainda
foi consideração uma boa proteção para as canelas do motorista receberam
proteção adequada e boa e do passageiro apresentaram proteção boa.
Os joelhos do motorista receberam proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel e os joelhos do passageiro receberam proteção boa. Como adequado, o órgão confirmou que a proteção do tórax do motorista e a do passageiro foi adequada, assim como a área dos pés foi considerada estável, bem como a estrutura foi considerada estável.
Em termos de impacto lateral, áreas como a cabeça, abdômen e pélvis receberam boa proteção. Áreas como o tórax recebeu proteção adequada. No impacto lateral de poste, a cabeça e pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax ganhou proteção marginal e adequada no abdômen. O teste de Whiplash, dos bancos, mostrou boa proteção para o pescoço. Na proteção de crianças, o Tracker também se tornou bastante amigável.
O dummy de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens Isofix e evitou a exposição da cabeça. No impacto frontal, ele teve uma boa proteção. O dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás, também usando ancoragens Isofix. Ele é capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal a proteção foi boa. No impacto lateral, ambos ofereceram proteção total.
No teste de impacto contra pedestres, o LatinNCAP disse que a proteção varia de marginal, adequado e boa na maioria das áreas. A parte superior da perna ficou com proteção pobre para os lados e boa proteção para a parte inferior da perna. Em termos de equipamentos, o LatinNCAP sentiu falta do Sistema de Suporte de Pistas (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED). O LatinNCAP apenas alertou que o Tracker teve um princípio de incêndio em um dos testes.
De acordo com o divulgado, o SUV compacto pegou fogo e o incidente foi notificado para a Chevrolet. Em seu site, o LatinNCAP destacou: “Após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo na área do pré-tensionador do cinto de segurança e dificuldade para soltar o cinto de segurança. Estas informações foram publicadas pelo LatinNCAP. O fabricante foi notificado do incidente, a ocorrência foi investigada, o fabricante descobriu uma não-conformidade e emitiu um recall de segurança em abril de 2022 para todos os mercados afetados. O LatinNCAP é da opinião que o fabricante deve se concentrar na causa do incidente, enquanto o fabricante se concentra nos efeitos após o incidente para fornecer a solução correta. Embora a decisão do fabricante não esteja de acordo com a recomendação do LatinNCAP, o LatinNCAP reconhece que é responsabilidade do fabricante resolver este incidente", destaca.
No caso do Qashqai, o SUV médio teve uma proteção de adultos em 94%, 92% em proteção de crianças, 54% na proteção de pedestres e 86% de sistemas de assistência de segurança necessários para uma avaliação máxima. Para a proteção de adultos, a nova geração do SUV alcançou uma proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro considerada boa. A proteção do tórax do motorista foi adequada e a do passageiro, boa. A proteção dos joelhos para o motorista e passageiro também foi avaliada como boa.
As canelas do motorista e do passageiro apresentaram proteção adequada e boa. A área dos pés foi considerada estável, assim como a estrutura da carroceria. No impacto lateral, a cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa proteção. Já o impacto lateral de poste trouxe uma avaliação para a cabeça, abdômen e pelve com boa proteção, enquanto o tórax ganhou proteção adequada. No Whiplash, o Qashqai mostrou proteção marginal para o pescoço.
Na proteção de crianças, o SUV nipônico teve o teste com o dummy de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens Isofix e evitou a exposição da cabeça e durante o impacto frontal, onde a proteção foi considerada boa. O dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás e também evitou a exposição da cabeça e durante o impacto frontal, fazendo ele ter uma boa proteção. No impacto lateral, ambos os dummys tiveram uma proteção total.
Para pedestres, o Qashqai conseguiu níveis de proteção marginais e adequados na maioria das áreas. A parte superior da perna teve proteção pobre e débil, enquanto a parte inferior da perna teve e boa avaliação. Para gabaritar entre os equipamentos, o LatinNCAP sentiu falta de Detecção de Ponto Cego (BSD) e Lane Departing Warning (LDW). Este é oferecido como opção, mas não atende aos requisitos de disponibilidade do LatinNCAP e, por isso, não foi avaliado.
Vídeos
Fotos: LatinNCAP / divulgação
Comentários
Postar um comentário