Alpine confirma outros dois elétricos para meados de 2027 e 2028, sendo dois SUVs

Alpine confirma o desenvolvimento de dois modelos elétricos após 2026; antes dessa data, três modelos devem ser apresentados no plano de eletrificação



A Alpine tem um plano de eletrificação que prevê o lançamento de três novos modelos para os próximos anos. A marca esportiva francesa quer apostar em versões elétricas do Renault 5, além de dois modelos inéditos da Alpine, sendo um o substituto do A110 atual e outro será um SUV de perfil cupê, que serão desenvolvidos a partir da plataforma CMF-EV. No entanto, o lineup da marca não deve ser limitado a três modelos.

De acordo com informações, a Alpine prepara mais dois elétricos que serão lançados no pós-2026. Um modelo será de porte médio e outro será de porte grande, sem dar a entender quais serão esses modelos. É possível que a Alpine tenha mais um SUV, que possa ficar acima do modelo que vai estrear até 2026. Ao que parece a marca quer fazer da Alpine uma marca que possa concorrer com a Porsche.

Os novos modelos devem ser lançados entre meados de 2027 e 2028, sendo esses crossovers “no segmento de Porsche Macan e Cayenne, mais ou menos”, disse Laurent Rossi, ao Autocar. O que ainda precisa ser escolhido é sobre qual base que os carros serão desenvolvidos, ou seja, possivelmente não seja a base CMF que conhecemos. Apesar dela oferecer opção de tração dianteira, traseira ou integral, ela ainda tem algumas limitações. O uso da plataforma SEA, da Geely, por exemplo, parece ser uma alternativa.

Recentemente, Alpine e Lotus já firmaram parceria para o desenvolvimento de novos modelos esportivos. E a Lotus agora pertence ao Geely Group. Aliás, os franceses estão se aproximando bastante da Geely, seja para compartilhamento de fábricas, de projetos e quem sabe até mesmo de plataformas. E a parceria com a Lotus se torna importante porque ambas as marcas tem interesses semelhantes.



De acordo com informações, os dois novos elétricos serão modelos mais ‘lifestyle’. “Serão carros de duas toneladas e cinco metros de comprimento. Você não vai fazer um carro esportivo, a menos que seja a Ferrari. O manuseio é um pouco mais fácil com a eletrificação porque você pode ter um torque diferenciado em cada roda”, disse ele. Os dois novos SUVs devem ter um perfil de SUV cupê, assim como o modelo que estreia até 2026. A diferença será no tamanho dos modelos (além do design): o primeiro SUV da marca estreia no segmento C.; os dois novos entram nos segmentos D e E.  

A Alpine ainda estaria de olho na expansão de mercados e chegar na América, mais especificamente nos Estados Unidos. Com os novos produtos, a marca estima ter vendas de 150.000 até meados de 2030 e a chegada em novos mercados vão responder por cerca de metade desse volume de vendas – isso dá indícios de que a marca chegará a vários outros mercados, visto que hoje tem um foco maior na Europa.

Todos os modelos que usarão o emblema da Alpine, serão desenvolvidos com a aerodinâmica da Fórmula 1, a fim de ajudar na eficiência. De acordo com o Diretor Técnico da Alpine F1 Team, Matt Harman, em entrevista ao Autocar, que os carros que eles trabalharão, devem contar com a mesma aerodinâmica usada nos carros da Fórmula 1, ou seja, os carros devem ser preferencialmente aerodinâmicos em todos segmentos.

“O grupo de aerodinâmica do A522 em Enstone acabou de terminar um projeto específico para carros de estrada da Alpine, e estamos prestes a embarcar em outro. Estamos ligando esses dois [grupos de] pessoas, tanto em testes físicos quanto em dinâmica de fluidos computacional. É uma colaboração muito boa, e é bom para os aerodinamicistas, dando-lhes outro ângulo para olhar, refrescando suas mentes. Eles realmente gostam de trabalhar nesses projetos, então vamos mantê-los. Na verdade, provavelmente expandiremos mais nossa experiência em engenharia para os carros de estrada”, destacou Harman. 



Fotos: Alpine / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander