Volkswagen confirmou investimento em software na China, em 2 bilhões de euros

Volkswagen confirma investimentos em software e tecnologia na China para o desenvolvimento de novos carros, na ordem de até 2 bilhões de euros



A Volkswagen confirmou um investimento para o mercado chinês, onde é uma das líderes de mercado. Por lá, a marca alemã quer continuar como uma das maiores da China, apesar de ver o crescimento da BYD nos últimos anos, onde, inclusive, já liderou alguns meses o mercado. Agora, a Volkswagen quer investir significativamente em suas joint-ventures, em anúncio feito com investidores recentemente.

De acordo com informações obtidas pela Agência Reuters, a Volkswagen estaria interessada no investimento de 1 bilhão de euros. Antes de oficializar o investimento, a marca destacou a importância estratégica da China no país, que responde por 40% das suas vendas. A mesma confirmou que já desenvolve seus próprios carros na China, com seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Tecnologia, assim como acontece também na Europa como nos Estados Unidos.

Na China, a Volkswagen possui várias joint-ventures diferentes. Possui 75% de participação na JAC, além de ter uma joint-venture de 50% com a SAIC e outra de 40% com a FAW. Dias depois do anúncio do investimento, a Volkswagen confirmou que aumentaria a quantidade do investimento para 2 bilhões de euros. Dessa vez, esse montante será alocado para a joint-venture que a marca possui com a Horizon Robotics.

Esse investimento de parceria revela um desejo que a Volkswagen possui desde 2020 com o investimento em robotização, principalmente de suas fábricas. Em 2020, a marca tinha adquirido 1.400 robôs da FANUC para investir em suas fábricas, como nas unidades de Chattanoga, nos Estados Unidos, e em Emden, na Alemanha. A fábrica de Hannover também recebeu os robôs no mesmo ano como parte da produção de elétricos nestas unidades.

O investimento na China pela área da robótica pode ser pelo mesmo caminho. A Volkswagen espera produzir ainda mais elétricos no gigante asiático, não apenas com carros da linha ID, mas também como elétricos convencionais.



Fonte: Agência Reuters

Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

RAM lança promoção de Black Friday no mercado brasileiro com Rampage, 2500 e 3500

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Fiat lança promoção no Brasil com quase toda a linha e descontos de até R$ 54.490

Lancia revela primeiro teaser do Gamma, que retorna em 2026 e será produzido em Melfi

Chevrolet convoca recall do Equinox por falha no módulo da bomba de combustível

Aptera revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do PI2 de pré-produção

Wuling revela imagens teaser da Zhiguang EV, um misto de multivan com keicar na China

Volkswagen lança promoção no Brasil com descontos que alcançam até R$ 30.000