VAG apresenta o Gen.Travel Concept, uma van com condução autônoma de Nível 5
Volkswagen Group apresenta o Gen.Travel Concept, uma van futurista que vem com condução autônoma de Nível 5, o mais alto nível da tecnologia
A Volkswagen apresentou oficialmente uma nova van elétrica
com design futurista. Trata-se da Gen.Travel Concept, uma van apresentada pela
Volkswagen Group. O modelo remete ao futuro onde a condução autônoma já é uma
realidade e estreia com a missão de antecipar como os carros da Volkswagen vão
poder ser. A Gen.Travel foi revelada no Chantilly Arts & Elegance, perto de
Paris.
Durante o evento, a Volkswagen deixou claro que o conceito
se trata apenas de um estudo de design, sem a menor intenção de fazer ela se
tornar realidade. A marca ainda chama a novidade de Veículo de Experiência de
Inovação totalmente elétrico (IEV), que vem com condução autônoma de Nível 5
que, de acordo com a marca alemã, oferece a "perspectiva realista para a
mobilidade da próxima década".
Visualmente, o conceito se destaca por não ter menção à
nenhuma marca, em específico. Ao mesmo tempo, é apresentada como ‘Volkswagen
Group’, como mostra o design da dianteira, com o nome do grupo escrito por
extenso. O modelo conta com luzes diurnas (DRL) em LED em formato de ‘C’ na
dianteira, com os faróis principais ao centro, que, querendo ou não, também
lembram a letra ‘E’.
Ao centro está o Volkswagen Group escrito por extenso e a parte inferior do para-choque dianteiro estão as entradas de ar de desenho tridimensional. O capô possui saídas de ar e o para-brisa dianteira é reto, quando visto de lateral. A van ainda conta com uma enorme área envidraçada, com o para-brisa e o teto panorâmico quase formando uma peça única. Nas laterais, há grandes janelas que são definidas por um acabamento cromado no contorno. A parte superior da carroceria ainda é pintada em preto.
O mesmo acabamento preto brilhante também estão nos para-lamas dianteiros e traseiros. Há uma saída de ar no para-lama dianteiro e uma entrada de ar no para-lama traseiro. A van ainda possui rodas de desenho aerodinâmico que mesclam entre o prata e o preto brilhante. Vista de lateral também se percebe que a Gen.Travel tem um design dividido entre a parte superior e a inferior. Por fim, as portas são asas de gaivota.
De traseira, o conceito deixa claro que as linhas são divididas em dois andares. O vidro traseiro possui um caimento mais suave, mas o que mais vemos são os dois aerofólios. O primeiro deles é um aerofólio longitudinal, que parte do vidro até o aerofólio principal, que possui uma abertura que facilita o fluxo de ar e a aerodinâmica da van. Mais abaixo, existe uma espécie de um degrau, onde está a parte inferior do conceito.
Nele temos um design mais convencional, com lanternas horizontais que lembram as que são usadas pela Porsche. Elas são iluminadas por luzes em LEDs e se conectam entre si. Há também a tampa do porta-malas com o logotipo ‘Volkswagen Group’ e nas extremidades existem saídas de ar e lanternas verticais nas extremidades. Conectada a este acabamento estão alguns sensores que auxiliam a van na condução autônoma. A parte inferior da carroceria ainda possui um difusor de ar.
Por dentro, a Gen.Travel traz um interior modular, que permite levar até quatro ocupantes. Flexível, o interior usa acabamentos sustentáveis e pode servir como veículo compartilhável. Por ser uma autônoma 100%, ela não traz volante e nem pedais. No lugar, os ocupantes do banco dianteiro tem uma mesa e um pequeno deque. Uma tela está presente em quase todo painel que traz as informações sobre o trajeto. Entre alguns dos modos, os bancos podem girar 180º e ficar de frente com os passageiros da segunda fila.
Essa configuração é chamada de ‘Business’ para o habitáculo, com espaço para quatro pessoas, bancos voltados para frente e uma mesa central de trabalho. O modelo também transforma os bancos dianteiros em duas camas. Com isso, ela pode guiar em viagens à noite, enquanto seus ocupantes dormem. De série, ela ainda possui sistemas como realidade aumentada (AR) e elementos de interface homem-máquina (HMI). A Volkswagen Group ainda confirma que o modelo usa materiais sustentáveis, com estofados reciclados ou naturais.
A Volkswagen não comentou nada sobre a mecânica, mas se trata de um elétrico. Ela ainda vem com suspensão ativa Electric Active Body Control (eABC), tendo ainda um sistema de otimização de condução e a trajetória. Estes, calculam movimentos verticais, laterais, aceleração, frenagem ou curvas antes do tempo. Outro ponto é que o conceito vem com inteligência artificial e platooning. Esse último é um termo usado para direção autônoma em comboios, para aumentar a eficiência e o alcance disponível.
Fotos: Volkswagen Group (VAG) / divulgação
Comentários
Postar um comentário