VAG apresenta o Gen.Travel Concept, uma van com condução autônoma de Nível 5

Volkswagen Group apresenta o Gen.Travel Concept, uma van futurista que vem com condução autônoma de Nível 5, o mais alto nível da tecnologia



A Volkswagen apresentou oficialmente uma nova van elétrica com design futurista. Trata-se da Gen.Travel Concept, uma van apresentada pela Volkswagen Group. O modelo remete ao futuro onde a condução autônoma já é uma realidade e estreia com a missão de antecipar como os carros da Volkswagen vão poder ser. A Gen.Travel foi revelada no Chantilly Arts & Elegance, perto de Paris.

Durante o evento, a Volkswagen deixou claro que o conceito se trata apenas de um estudo de design, sem a menor intenção de fazer ela se tornar realidade. A marca ainda chama a novidade de Veículo de Experiência de Inovação totalmente elétrico (IEV), que vem com condução autônoma de Nível 5 que, de acordo com a marca alemã, oferece a "perspectiva realista para a mobilidade da próxima década".

Visualmente, o conceito se destaca por não ter menção à nenhuma marca, em específico. Ao mesmo tempo, é apresentada como ‘Volkswagen Group’, como mostra o design da dianteira, com o nome do grupo escrito por extenso. O modelo conta com luzes diurnas (DRL) em LED em formato de ‘C’ na dianteira, com os faróis principais ao centro, que, querendo ou não, também lembram a letra ‘E’.

Ao centro está o Volkswagen Group escrito por extenso e a parte inferior do para-choque dianteiro estão as entradas de ar de desenho tridimensional. O capô possui saídas de ar e o para-brisa dianteira é reto, quando visto de lateral. A van ainda conta com uma enorme área envidraçada, com o para-brisa e o teto panorâmico quase formando uma peça única. Nas laterais, há grandes janelas que são definidas por um acabamento cromado no contorno. A parte superior da carroceria ainda é pintada em preto.



O mesmo acabamento preto brilhante também estão nos para-lamas dianteiros e traseiros. Há uma saída de ar no para-lama dianteiro e uma entrada de ar no para-lama traseiro. A van ainda possui rodas de desenho aerodinâmico que mesclam entre o prata e o preto brilhante. Vista de lateral também se percebe que a Gen.Travel tem um design dividido entre a parte superior e a inferior. Por fim, as portas são asas de gaivota.

De traseira, o conceito deixa claro que as linhas são divididas em dois andares. O vidro traseiro possui um caimento mais suave, mas o que mais vemos são os dois aerofólios. O primeiro deles é um aerofólio longitudinal, que parte do vidro até o aerofólio principal, que possui uma abertura que facilita o fluxo de ar e a aerodinâmica da van. Mais abaixo, existe uma espécie de um degrau, onde está a parte inferior do conceito.

Nele temos um design mais convencional, com lanternas horizontais que lembram as que são usadas pela Porsche. Elas são iluminadas por luzes em LEDs e se conectam entre si. Há também a tampa do porta-malas com o logotipo ‘Volkswagen Group’ e nas extremidades existem saídas de ar e lanternas verticais nas extremidades. Conectada a este acabamento estão alguns sensores que auxiliam a van na condução autônoma. A parte inferior da carroceria ainda possui um difusor de ar.



Por dentro, a Gen.Travel traz um interior modular, que permite levar até quatro ocupantes. Flexível, o interior usa acabamentos sustentáveis e pode servir como veículo compartilhável. Por ser uma autônoma 100%, ela não traz volante e nem pedais. No lugar, os ocupantes do banco dianteiro tem uma mesa e um pequeno deque. Uma tela está presente em quase todo painel que traz as informações sobre o trajeto. Entre alguns dos modos, os bancos podem girar 180º e ficar de frente com os passageiros da segunda fila.

Essa configuração é chamada de ‘Business’ para o habitáculo, com espaço para quatro pessoas, bancos voltados para frente e uma mesa central de trabalho. O modelo também transforma os bancos dianteiros em duas camas. Com isso, ela pode guiar em viagens à noite, enquanto seus ocupantes dormem. De série, ela ainda possui sistemas como realidade aumentada (AR) e elementos de interface homem-máquina (HMI). A Volkswagen Group ainda confirma que o modelo usa materiais sustentáveis, com estofados reciclados ou naturais.

A Volkswagen não comentou nada sobre a mecânica, mas se trata de um elétrico. Ela ainda vem com suspensão ativa Electric Active Body Control (eABC), tendo ainda um sistema de otimização de condução e a trajetória. Estes, calculam movimentos verticais, laterais, aceleração, frenagem ou curvas antes do tempo. Outro ponto é que o conceito vem com inteligência artificial e platooning. Esse último é um termo usado para direção autônoma em comboios, para aumentar a eficiência e o alcance disponível.






Fotos: Volkswagen Group (VAG) / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Lancia revela primeiro teaser do Gamma, que retorna em 2026 e será produzido em Melfi

Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

Fiat lança promoção no Brasil com quase toda a linha e descontos de até R$ 54.490

Chevrolet convoca recall do Equinox por falha no módulo da bomba de combustível

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Aptera revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do PI2 de pré-produção

RAM lança promoção de Black Friday no mercado brasileiro com Rampage, 2500 e 3500

Wuling revela imagens teaser da Zhiguang EV, um misto de multivan com keicar na China

Acura registra primeiras imagens de patente de um sedã conceitual e possivelmente elétrico