Stellantis confirma estreia da SUSTAINera no país, com peças remanufaturadas e baratas

Stellantis apresenta oficialmente o SUSTAINera, que estreia fazendo parte do plano estratégico Dare Forward 2030 e da Unidade de Negócios de Economia Circular



A Stellantis confirmou a estreia do SUSTAINera, uma plataforma que tem base na Unidade de Negócios de Economia Circular e que vai poder gerar receitas de até 2 bilhões de euros em receita até meados de 2030, como parte da descarbonização da empresa e com balanço líquido zero de carbono até 2038. Fazendo parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a novidade se expande em 4Rs: Reman, Repair, Reuse e Recycle ou Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar.

“A Stellantis está na corrida para construir um negócio sustentável e lucrativo com base nos princípios da economia circular nos mercados em que operamos. Temos colegas qualificados e parceiros confiáveis ​​para lidar com nossas atividades atuais. Com nossa mentalidade 4R, agora estamos ampliando com um rigor intenso, construindo nossas capacidades, equipes e instalações, criando um ecossistema inteligente e integrado para gerenciar melhor a escassez de materiais e nosso impulso para o carbono líquido zero”, disse Alison Jones, Vice-Presidente Sênior da Stellantis para a Unidade de Negócios de Economia Circular.

De acordo com a Stellantis, os objetivos da Unidade de Negócios de Economia Circular será fazer com que possa se prolongar a vida útil de veículos e peças, trazendo maior durabilidade, aumentar a reciclagem de peças, como parte da metodologia dos princípios do 'Design para a Economia Circular'. O plano da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis será lançado ainda em 2023 com o Centro de Economia Circular, no Complexo Mirafiori, na Itália.

O espaço vai contar com atividades de recondicionamento de veículos, desmontagem de veículos e remanufatura de peças, podendo expandir num futuro próximo. É muito provável que a Stellantis use espaços locais para manter produtos e materiais dentro dos países, agilizando as entregas para os clientes. Aqui no Brasil, o grupo já confirmou que peças como motores de partida e alternadores dos veículos da marca Stellantis, são remanufaturados, distribuídos e vendidos em 1 mil concessionárias locais.



O SUSTAINera entra como uma plataforma de Economia Circular para peças e acessórios dentro do grupo, trazendo uma economia de até 80% de materiais e 50% de energia em relação às peças equivalentes sendo novas. “O selo SUSTAINera representa nossa promessa de fornecer produtos e serviços sustentáveis, transparentes e acessíveis a nossos clientes para todas as marcas de veículos, sem comprometer a qualidade, preservando o meio ambiente por meio da diminuição do desperdício e do menor uso dos recursos do nosso planeta”, disse Alison Jones.

Os quatros R

  • Reman (Remanufaturar) – Peças usadas, gastas ou defeituosas são completamente desmontadas, limpas e remanufaturadas de acordo com as especificações originais. Quase 12 mil peças abrangendo 40 linhas de produtos, incluindo baterias de veículos elétricos, estão disponíveis.
  • Repair (Reparar) – As peças gastas são reparadas e reinstaladas nos veículos dos clientes. Em 21 locais ao redor do mundo, e-repair centers trabalham com baterias de veículos elétricos.
  • Reuse (Reutilizar) – Aproximadamente 4,5 milhões de peças multimarcas em estoque, ainda em bom estado, são recuperadas de veículos em fim de vida e vendidas em 155 países por meio da plataforma de e-commerce B-Parts.
  • Recycle (Reciclar) – Resíduos de produção e veículos em fim de vida são reinseridos no processo de fabricação. Em apenas seis meses, a unidade de negócios coletou 1 milhão de peças recicladas.



Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet convoca recall do Equinox por falha no módulo da bomba de combustível

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Citroën lança o Basalt no Brasil, novo SUV que chega por competitivos R$ 89.990 iniciais

Lancia revela primeiro teaser do Gamma, que retorna em 2026 e será produzido em Melfi

Tesla quase adquiriu startup alemã que está criando carregadores de elétricos por indução

Fiat lança promoção no Brasil com quase toda a linha e descontos de até R$ 54.490

Toyota revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento da Hilux Cabine Dupla EV

Kia Tasman aparece sem nenhuma camuflagem em novo (e último) teaser no exterior

Aptera revela as primeiras imagens teaser do desenvolvimento do PI2 de pré-produção

Acura registra primeiras imagens de patente de um sedã conceitual e possivelmente elétrico