Baseado no AtlantiX Concept, Exeed apresenta o Yaoguang oficialmente no mercado chinês

Exeed apresentou oficialmente o seu novo utilitário esportivo, o Yaoguang, que estreia como o primeiro carro desenvolvido do zero pela marca e que estreia novo design



A Exeed apresentou um novo SUV na China, o Yaoguang, que estreia como um substituto ao TX e ao TXL. Inspirado fielmente no AtlantiX Concept, o carro se destaca por trazer a nova identidade visual da Exeed, que se destaca por contar com faróis horizontais em LED que possuem dois projetores e que tem um prolongamento vertical com iluminação diurna (DRL) em LED nas extremidades. Essa iluminação diurna nas extremidades ainda possui uma entrada de ar nas extremidades, com estilo vertical e com acabamento em preto brilhante.

Além desse prolongamento vertical, os faróis ainda se conectam com uma faixa em LED entre os faróis, formando um grande volume iluminado na dianteira. Os faróis, inclusive, remetem a letra grega “∑”. Entre os faróis, além da barra que une os dois faróis, existe um acabamento em preto brilhante que traz o nome Exeed ao centro e que se conecta também com os faróis. O para-choque dianteiro ainda possui elementos 3D na cor da carroceria para a entrada de ar. Mais abaixo ele tem uma entrada de ar horizontal, com estilo trapezoidal.

Quando visto de lateral, o Yaoguang se destaca por contar com um design mais moderno que o TX, como o desenho da carroceria, que parece ter um caimento suave do teto. Ele possui um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria, incluindo as caixas de rodas. O para-lama dianteiro possui ainda um acabamento escurecido que invade a porta dianteira e define ainda a linha de cintura que nasce nos faróis e termina com as lanternas.



O Yaoguang ainda se destaca por contar com um friso cromado na parte superior dos vidros e que fica mais grosso na coluna D. As portas ainda tem maçanetas com abertura retrátil e a parte inferior das portas tem um friso cromado. Em termos de vincos, há um outro vinco inferior que nascia na porta dianteira e termina na porta traseira. Ele ainda possui retrovisores com base nas portas e um rack de teto discreto. O modelo das imagens ainda tem teto pintado bicolor e existe um pequeno prolongamento em preto brilhante que conecta os vidros laterais com o vidro traseiro.

Por fim, as rodas são de 19 ou 20 polegadas, com cinco raios de estilo mais aerodinâmico. Há um teto solar panorâmico como destaque. De traseira, o Yaoguang tem um vidro traseiro mais inclinado e um aerofólio traseiro proeminente que tem brake-light verticais e duplos ao centro. As lanternas são horizontais e finas, com uma iluminação em LED. As lanternas ainda tem lentes com um acabamento cinza e elas se interligam pela barra cinza e por uma barra em LED. A barra cinza possui elementos ponteados em branco que são iluminados.

A tampa do porta-malas ainda briga o espaço para a placa. O para-choque traseiro possuem refletores verticais nas extremidades, com um estilo quase bumerangue. Por fim, o para-choque possui linhas mais simples e tem um friso cromado na parte inferior. Mais abaixo ele possui ainda um protetor prateado e quatro saídas de escape, duas de cada lado. Por dentro, o SUV tem um painel de linhas bem modernas.



Destaque para o volante bicolor de dois raios que traz o nome da marca ao centro e tem comandos sensíveis ao toque, além de vir com base achatada. O painel ainda tem duas telas de 12,3 polegadas, sendo uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia, ficando lado a lado. O painel ainda tem linhas horizontais e que parece ter dois andares. A parte superior é feita com acabamento em couro preto e a parte inferior tem acabamento bege.

A divisão entre os tons vem de um acabamento prateado fosco e que abaixo desse acabamento estão as saídas de ar-condicionado, todas horizontais. O console central é alto e conecta-se com os comandos do ar-condicionado, ainda no painel. O console central possui um amplo espaço interno, além de ser dois andares e com espaço para objetos nas lateral. Ele ainda tem dois espaços para recarga por indução para smartphones e alguns controles físicos para os elementos mais essenciais.

O câmbio foi transferido para as hastes atrás do volante, enquanto o volante ainda possui paddle-shifts. As linhas do painel ainda se conectam com as linhas dos painéis das portas dianteiras, com um acabamento em preto brilhante que traz comandos elétricos dos bancos dianteiros e possui um alto-falante. Para abrir as portas, ele possui um botão e não mais uma maçaneta. Os bancos parecem oferecer um bom conforto e tem estofamento raiado.



Desenvolvido a partir da plataforma M3X Mars 2.0, o Yaoguang possui 4,781 metros de comprimento, 2,815 metros entre os eixos, 1,920 metro de largura e 1,671 metro de altura. Em termos de tecnologia, o SUV vem com central multimídia com chip Qualcomm 8155, que pode executar até 8 trilhões por segundo. Suporta rede 5G e atualização Over-The-Air (OTA) com sistema Lion Zhiyun 6.0, sistema de reconhecimento facial Super ID para mais de uma pessoa. Além disso, suporta 12 interações de voz emocional, 1+8 alto-falantes Surround, num total de 14 alto-falantes que o SUV possui, por conta de um sistema de som estéreo da Sony.

Ele ainda é equipado com um Head-Up Display (HUD). Há ainda um avançado pacote de equipamentos ADAS, com os sistemas inteligentes de assistência à condução, como o Intelligent Navigation Assist, sistema de mudança automática de faixa e estacionamento automático com manobrista. Com 22 funções ADAS, 11 funções avançadas de assistência à condução inteligente.

Na mecânica, ele é equipado com um motor T400, que traz o 2.0 Turbo a gasolina que desenvolve 261cv e 40,8kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas. Ele vem com tração AWD como opção e vem com sete modos de condução. A Exeed confirma que ele será apresentado em breve com um motor híbrido plug-in (PHEV) como opção. Ele deve ser produzido na unidade da Chery em Qingdao e deve ser vendido no mercado global como RX. Possivelmente a Exeed terá problemas por conta do Lexus RX.





Fotos: Exeed / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hyundai reajusta novamente os preços de HB20 e HB20S no Brasil em até R$ 800

Kia Cerato vai receber motor Turbo no Brasil em 2023, com a chegada da reestilização

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2023: Land Rover Defender surge em 76º

Renault reajusta os preços do Kwid e hatch começa em R$ 76.090 na versão Zen

Mercado, abril de 2023: vendas avançam 11%, Seres estreia e McLaren quebra recorde

BYD reedita parte das promoções de novembro em dezembro com quase toda linha

Volkswagen trabalha em uma versão híbrida plug-in, o eHybrid, para a Caddy na Europa

Fiat alcança 22% de mercado em abril e vê a Strada líder pelo 17º mês consecutivo

Maxus revela as primeiras imagens oficiais em novo teaser da picape média Terron 9

Jeep mantêm liderança entre os SUVs em abril com destaque a Compass e Commander