Zeekr confirma mais detalhes do desenvolvimento de baterias junto com a CATL
Zeekr revela mais detalhes da sua nova super bateria para elétricos, desenvolvida em parceria com a CATL e que estará em 001 e 009
Depois da Seres Group confirmar que a Aito e a CATL vão
trabalhar em uma bateria de 1.000km de autonomia que já estava em desenvolvimento
com a Zeekr, a marca chinesa confirmou como será essa nova super bateria. De
acordo com informações da Zeekr, a nova bateria vai estar nos seus dois carros:
001 e 009. Os modelos usarão as novas baterias chamadas de Qilin pela CATL.
Usando tecnologia CTP de terceira geração, as baterias vão
contar com uma eficiência de volume de 72% e uma densidade energética de até
255Wh/kg. Com isso, as baterias vão poder oferecer uma autonomia superior a
1.000km. A CATL já confirma que as baterias vão oferecer 13% a mais de energia
que as baterias 4680 desenvolvidas para carros da Tesla, por exemplo.
Essa oferta maior de energia vai de encontro com o mesmo tamanho de bateria e usando os mesmos componentes na sua composição. A Zeekr confirmou que as baterias Qilin estreiam primeiro com a 009, que começa a ser entregue aos seus proprietários ainda neste primeiro trimestre de 2023. Outro modelo da Zeekr a usar a bateria será o 001, que ganhará essa bateria ainda neste ano.
“Defendendo o princípio de fornecer soluções com esforços conjuntos, estamos empenhados em permitir que as montadoras construam marcas globais de carros de ponta com as principais tecnologias e soluções de baterias EV, promovendo assim a transição global da mobilidade elétrica”, disse o Fundador e Presidente da CATL, Dr. Robin Zang.
A bateria terá uma capacidade de recuperar de 10% a 80% da bateria em uma estação de recarga rápida em apenas 10 minutos. A Zeekr também confirmou que a parceria com a CATL será de cinco anos, ou seja, nesse período, essa bateria poderá ganhar atualizações e melhorias. Atualmente, o Zeekr 001 é vendido com uma bateria de 110kWh, que permite uma autonomia de ótimos 643km. A Zeekr confirmou que a meta é de 2.200 estações com cerca de 20.000 pontos de recarga até meados de 2023.
Fotos: Zeekr / divulgação
Comentários
Postar um comentário