ElectricBrands apresenta marca Evetta, e revela três compactos inspirados no Romi-Isetta
Evetta surge como criação da ElectricBrands e nasce a partir de briga com a Micro Mobility, que apresentou recentemente o Microlino, com inspiração no Romi-Isetta
As vezes muitas marcas nascem espontaneamente. Outras,
nascem a partir de outras empresas e outras acabam nascendo a partir de... treta!
Assim nasceu a Evetta, que apresentou as primeiras imagens do seu trio de
automóveis. Todos são inspirados visualmente no Romi-Isetta. O pequeno citadino
alemão nasceu a partir de uma discussão de executivos que desmembrou a ideia do
Microlino.
Para entender a treta, a Evetta não deveria existir. O
trabalho envolvia o desenvolvimento do Microlino com a Micro-Mobility. Então, a
empresa Artega comprou a parceira italiana fabricante da Micro-Mobility e a
transformou no Karolino. Com a disputa legal, o carro teve que ser rebatizado
de Karo. Após um acordo, a Micro-Mobility criou o Microlino 2.0 e seguiu em
frente com seu projeto. Já a Artega prometeu o Karo e não cumpriu.
A partir daí, a ElectricBrands comprou a empresa e a renomeou de Evetta. Agora, livre dos seus problemas, a Evetta apresentou três modelos: o Prima, o Openair (conversível) e uma adorável picape chamada de Cargo. Os três modelos começam a ser vendidos na Alemanha. O mais barato da gama será o Prima, que estreia com preços a partir de 19.540 euros na Alemanha. Com carroceria fechada, ele é o mais parecido com o Romi-Isetta.
Visualmente, ele traz todos os elementos do clássico, com a porta dianteira, espaço para dois ocupantes e eixo traseiro menor que o dianteiro. Os faróis redondos nas extremidades e a carroceria pintada em duas cores são um dos destaques do hatch. Já o Openair se difere por ser um conversível e com portas laterais, que são vazadas. Ele ainda possui uma opção de capota de lona e atrás dos bancos possui uma proteção para a cabeça, assim como em quase todo esportivo.
Já a Cargo se difere por vir com um prolongamento do entre-eixos e possui uma caçamba de madeira que promete levar cargas de pequeno porte. A caçamba ainda pode vir com uma lona que protege a carga. Assim como no Prima, a picape possui a entrada pela porta dianteira. O Openair será vendido por 33.330 euros e a Cargo estreia na Europa sem preço definido. A Evetta ainda revelou imagem do interior dos modelos. Assim como o clássico, a inspiração será retro, ou seja, os comandos são e todo acabamento são simples.
O painel possui uma faixa que pode ser na cor da carroceria e que no lado direito traz o logotipo da marca. A ElectricBrands já confirmou que possui 115 concessionários habilitados para vender os carros no velho continente, fazendo concorrência exatamente ao Micro-Mobility e a carros da Smart, por exemplo.
Mecanicamente, sabe-se que os modelos serão equipados com uma bateria de 18kWh e que vai oferecer uma autonomia de 200km. Podendo rodar em uma velocidade de até 90km/h. Dependendo do modo de condução, 30 por cento mais capacidade pode ser alcançada em comparação com a bateria padrão. Previsto para começar a ser entregue ainda neste ano de 2023, a Evetta vai começar as vendas com o Openair First Edition, limitado em 999 unidades.
“Estamos muito orgulhosos do nossa Evetta. É tudo-em-um: tem boa aparência, economiza espaço na cidade, é eficiente e sustentável. Não só funciona com baterias, mas foi concebido para que as peças individuais possam ser substituídas facilmente e sem complicações. Desta forma, queremos simplificar o processo de reparação. Prevemos que o Evetta seja conduzido não apenas de forma sustentável, mas também para criar um veículo sustentável em termos de peças de reposição e reciclabilidade. Estamos convencidos de que este conceito torna o Evetta único”, diz Martin Henne, CEO da ElectricBrands.
Fotos: Evetta / divulgação
Comentários
Postar um comentário