A XPeng começou a receber pedidos de pré-venda pelo G9 e
mostrou mais detalhes do seu maior utilitário esportivo. Apresentado no ano
passado, durante o Salão do Automóvel de Guangzhou, na China, a XPeng resolveu
apresentar por completo o G9. O SUV chega para ficar acima do G3 e estreia como
o segundo utilitário esportivo da marca. O G9 será o maior SUV da XPeng, sendo
o primeiro automóvel da marca com o numeral 9. Visualmente, o carro carrega a
atual identidade visual da XPeng, definida por conta dos faróis divididos em
dois andares, sendo a parte superior contando com as luzes diurnas em LED como
DRL, conectados por meio de uma grade em preto brilhante que dá continuidade à
iluminação, conectando-se com os faróis. Os faróis principais ficam mais
abaixo, num grande conjunto que trazem dois projetores lado a lado e mais
parece ser mais um projetor abaixo, mas na verdade são sensores para a condução
autônoma. A dianteira possui um desenho quase limpo, interrompido apenas pela
entrada de ar inferior, que é relativamente grande. Ela ainda é conectada por
um friso em preto brilhante que percorre toda a parte inferior do carro. Nas
laterais, ele se destaca por trazer um acabamento em preto brilhante no
para-lama dianteiro, conectado com o capô e a porta. Os retrovisores tem base
na porta e existe uma ampla área envidraçada. As maçanetas são retráteis e o
acabamento em preto brilhante na parte inferior dá sequência ao acabamento do
para-choque dianteiro. As rodas variam de 19 ou 21 polegadas.
Visto de traseira, o XPeng G9 possui lanternas que são conectadas e são finas. Horizontais, as luzes possuem iluminação em LED. Acima está o nome da marca, escrito por extenso. A tampa do porta-malas traz o espaço para a placa e o para-choque traseiro traz o acabamento em preto brilhante que vem das laterais, contando com refletores embutidos na horizontal. Visualmente, a traseira lembra uma versão comportada de um Jaguar F-Pace. O SUV estreia com uma tela de 14,96 polegadas para a central multimídia e uma tela de entretenimento para o lado do passageiro. O painel ainda possui um volante de dois raios com um acabamento prateado e em preto brilhante na parte superior. Há duas saídas mega finas de ar-condicionado abaixo das telas, além de saídas de ar convencionais nas extremidades, ambas com um estilo horizontal. Há ainda um quadro de instrumentos com tela digital, no estilo tablet, e o painel parece ter um acabamento de qualidade muito boa, só pela percepção das imagens. Já o console central possui dois espaços de recarga por indução para smartphones e dois porta-copos. O console é vazado e tem um espaço abaixo com mais espaços para porta-objetos, por exemplo. Nos painéis das portas dianteiras ele conta com alto-falantes da Dynaudio, com acabamento metálico, além de um sistema de iluminação. Bancos, console, painel e painéis das portas possuem uma forração de couro marrom claro. Os bancos dianteiros vêm com funções de massagem, ventilação, aquecimento e ritmo, enquanto os bancos traseiros são ajustáveiseletricamente e suportam funções de aquecimento e massagem. O sistema de som do SUV será da Dynaudio Confidence Series, com um total de 28 alto-falantes.
Contando com dois radares LiDAR, um em cada farol, ele é o primeiro a contar com a nova geração da sua arquitetura de condução, chamada de X-EEA 3.0, que funciona com mais conectividade e atualizações via Over-The-Air (OTA). Outra novidade é o sistema XPILOT 4.0, a mais recente versão do seu sistema de condução semiautônoma com os sensores LiDAR, com a quarta versão do sistema de assistência à condução da Xpeng Motor terá um poder de computação de 508 TOPS ECU. Dois SoCs de condução autônoma NVIDIA Drive Orin, uma câmera binocular de visão frontal de 8 milhões de pixels e câmeras de visão lateral de 2,9 milhões de pixels e um controlador de domínio altamente integrado e expansível farão parte do novo hardware. Além disso, ele é o primeiro a vir com uma arquitetura chamada de Gigabit Ethernet, que permite a condução totalmente assistida desde a partida do veículo até o estacionamento. Em termos mecânicos, o XPeng G9 virá sobre a plataforma modular Edward, contando com uma arquitetura elétrica de 800V. A XPeng diz que o SUV tem 4,891 metros de comprimento, 2,998 metros entre os eixos, 1,937 metro de largura e 1,670 metro de altura. O porta-malas tem 660 litros de capacidade e pode aumentar para 1.576 litros com o banco traseiro rebatido. Na dianteira, ele possui um frunk com 71 litros de armazenamento. Seu peso em ordem de marcha é de 2.335kg a 2.355kg.
Na mecânica, o SUV tem um motor elétrico de 312cv e 43,8kgfm, de tração traseira, nas versões Standard e Long Range. Ele ainda será vendido com a versão Performance, que vem com tração AWD. Isso porque existe um motor elétrico extra na dianteira de 238cv e 29,2kgfm que juntos proporcionam 550cv e 73,1kgfm. O motor de 312cv faz ele acelerar de 0 a 100km/h em 6,4 segundos e o conjunto de 550cv cumpre o mesmo em 3,9 segundos, ambos com máxima de 200km/h. Ele possui uma bateria de 78,2kWh, para o Standard, que oferece uma autonomia de 570km no ciclo CLTC. Já o Long Range e o Performance vêm com bateria de 98kWh que oferecer autonomia de 702km no Long Range e 650km no Performance, com bateria de íons de lítio. Para recarga da bateria, como vem com plataforma com arquitetura eletrônica de 800V traz o sistema XPower 3.0, ele pode ser carregado em estações de recarga rápida de até 480kW que recupera de 10% a 80% da bateria em apenas 15 minutos. Em apenas 5 minutos ele recupera 200km de autonomia. Em um WallBox, ele recupera toda a bateria em 9 horas. Uma tomada de 220V para funções V2L é padrão e permite fornecer energia de até 2,2kW. De acordo com a XPeng, o carro foi criado para garantir 5 estrelas de proteção no EuroNCAP, um dos mais rígidos testes de impacto do mundo. Na China, os preços do SUV vão de 309.900 a 469.900 yuans. O quarto trimestre de 2022 também seria quando a empresa começaria a implantar carregadores ultrarrápidos de 480kW de última geração no mercado doméstico. Espere que a XPeng lance o G9 na Europa em 2023.
Comentários
Postar um comentário