Lotus escolhe uma linha de revestimento de acabamento de alta qualidade e alta eficiência da Dürr
O fabricante de carros esportivos Lotus automatiza a sua instalação de pintura de carrocerias na sua sede britânica em Hethel. A Lotus contratou a Dürr para instalar uma linha de pintura automatizada com uma série de processos extremamente eficientes.
A Dürr superou concorrentes mundiais durante o processo de
adjudicação do contrato graças às suas tecnologias extremamente eficientes,
produzindo menos resíduos com baixo impacto ambiental. A modernização inclui
uma linha de aplicação automatizada, além de um fornecimento especial de
pintura e sistemas de transporte. O contrato foi adjudicado em 2019. Atualmente, os carros da Lotus são pintados de forma manual,
mas no futuro adotará a automação para a
pintura externa com quatro robôs de pintura EcoRP E133. Com seus seis eixos e o
trilho, esses robôs são flexíveis o suficiente para diversas aplicações. Em
relação ao design da nova linha de pintura, a principal prioridade para a Lotus
era a eficiência extremamente alta do processo, mantendo a alta qualidade do
atual processo de pulverização manual. Com os painéis compostos da carroceria revestidos com primer
condutivo, um par de robôs processa a aplicação do primer e do revestimento
final em uma cabine de pintura mista, enquanto um segundo par de robôs aplica o
revestimento de cor em outra cabine. Graças ao seu design modular, os robôs não
só pintam, mas também podem abrir as portas e os capôs da carroceria.
Econômico e rápido: fornecimento especial de pintura usando um sistema de pigging
A alta eficiência e qualidade não é alcançada apenas através do uso de robôs, mas também por tecnologias com baixo consumo de material. Todos os carros da Lotus são fabricados sob encomenda com a Lotus Exclusive, permitindo que os clientes criem seu Lotus realmente único, com cada veículo finalizado cuidadosamente de acordo com os requisitos individuais, incluindo a possibilidade de escolher um número quase infinito de cores para todas as suas linhas de modelos. A individualização inclui faixas e destaques que ainda serão pintados manualmente. O sistema de fornecimento especial de pintura EcoSupply P será instalado para fornecer essa variedade de cores em pouca quantidade. Essas unidades bombeiam as diversas pinturas para a cabine de pintura em mangueiras, com quase zero perdas, reduzindo o gasto de tinta. O EcoSupply P também diminui o consumo de material de limpeza e tempos de troca de cor, em comparação com os sistemas convencionais de linha circular.
Sessenta por cento menos energia
O EcoDry Rack também ajuda a aumentar a eficiência. O sistema de filtração multiestágios de excesso de tinta, que é extremamente compacto graças às suas paredes de filtração permanentemente instaladas, oferece todas as vantagens da separação a seco. Não precisa de água ou químicos, o que diminui os custos de funcionamento e é mais ecológico. Até 95% do ar fornecido pode ser reciclado como ar recirculado usando essa tecnologia, que reduz o consumo de energia na cabine de pintura em mais de 60% em comparação com o sistema de separação a úmido convencional. Isso possui um impacto positivo nas emissões de CO2. O uso e a manutenção do EcoDry Rack são fáceis. Quando os filtros ficarem saturados, eles poderão ser substituídos durante as pausas de produção ou nos finais de semana. A nova instalação de pintura de carrocerias da Lotus será colocada em funcionamento em 2021.
Comentários
Postar um comentário