Retrômobilismo#89: O mais tecnológico dos Miura, trio X8, Top Sport e X11 acabou esquecido com os importados!

Miura X8
A Miura foi uma marca brasileira sensacional. Além de produzir veículos bonitos, alguns tinham recursos tecnológicos nunca antes vistos em alguns veículos importados. Substituindo o Saga, o X8 chegava ao mercado brasileiro em 1988, no Salão do Automóvel daquele ano. O esportivo era basicamente uma evolução do Saga, mas tinha novidades como vidro traseiro inteiriço e um enorme aerofólio, conferindo uma nova traseira. Mesmo assim, o X8 conviveu com o Saga. O X8 vinha com teto em preto-fosco e um detalhe exótico: luzes de neon azul envolvendo os pára-choques. O acessório era vendido na época para montagem em veículos convencionais mas nunca conquistou os brasileiros, sendo considerado de mau gosto ou muito cafona pela maioria. O X8 tinha bancos dianteiros com regulagem elétrica e retrovisor fotocrômico que acrescentavam sofisticação ao modelo. O preço ficava acima do Volkswagen Santana Executive, o que fazia desse Miura o automóvel mais caro produzido no Brasil.


O motor era emprestado do Volkswagen Gol GTi, com injeção eletrônica multiponto Bosch LE-Jetronic, desenvolvendo cerca de 125cv de potência e torque de 19,5kgfm, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Os freios eram a disco nas quatro rodas ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Um ano depois, já em 1989, durante a feira Brasil Transpo, era apresentado o Top Sport, considerado o "face-lift" do X8 que trazia uma dianteira mais arredondada. O nome de batismo original era "Miura X10", por ser este o décimo modelo da fábrica. Mas, segundo o Sr. Itelmar Gobbi o nome foi mudado por razões mercadológicas, pois concluíram que a nomenclatura "Top Sport" expressaria melhor as características do modelo. Além disso, o Top Sport era mais largo que o X8. Havia saias laterais, aerofólio traseiro mais alto e um neon menos chamativo, apenas na frente.


Com a abertura do mercado para os automóveis importados, a empresa gaúcha Besson, Gobbi S.A. encerrou a produção de seus modelos em 1992...Em 1990 o Top Sport ganharia ainda mais tecnologia ao trazer amortecedores com controle de carga de atuação acionado do painel, passando pelos freios antitravamento, conhecido hoje como ABS. Em Novembro de 1990 foi lançado o Miura X11, uma espécie de "X8 aliviado" para garantir um desempenho mais esportivo. Tinha peso reduzido para fazer o motor 2.0 8v trabalhar menos e levar o X11 a maiores velocidades. Com a abertura do mercado para os automóveis importados, a empresa gaúcha Besson, Gobbi S.A. encerrou a produção de seus modelos em 1992, pois não tinha como a Miura competir com marcas e veículos de primeiro mundo. A produção do X11 terminou em 1992, dois anos após seu lançamento. Não se sabe quantas unidades foram fabricadas entre 1988 a 1992.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Lynk & Co revela imagens teaser de um novo SUV, chamado previamente de 'L946', na China

Eletrificados, abril de 2023: vendas crescem 53% e atingem melhor abril da história

Tank registra imagens de patente do 500 com novo motor híbrido plug-in chamado Hi4-Z

Mercedes-Benz prepara nova geração do Classe S com volante yoke e sistema steer-by-wire

BYD revela teaser do Han L na China e antecipa sedã que deve ter porte do nosso Han

Toyota apresenta o novo Corolla Cross na Tailândia, com mudanças visuais de meia-vida

Volkswagen convoca recall de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross com falha em apoio de cabeça

Alfa Romeo revela teaser que pode antecipar a nova geração do Stelvio, que estreia em 2025

Subaru já trabalha na chegada do Forester Hybrid e antecipa teaser do motor HEV