Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?
Ar-Condicionado que temos em nossas casas, emprego, hospitais, lugares que visitamos de um modo geral quando é comprado é comprado de acordo com os BTUs, que seria a "potência" do ar-condicionado. Em um carro não deixa de ser diferente. Alguns carros tem a mais, outros a menos. A potência do ar-condicionado automotivo varia de um modelo para outro, pois depende do volume da cabine, do isolamento térmico e da rapidez com que se deseja resfriar o interior. Em geral, um sedã médio possui um aparelho de 20.000 BTUs, enquanto um condicionador de ar doméstico varia entre 18.000 e 24.000 BTUs, alguns até mais, principalmente se for empresarial. Mas um Honda Civic pode ter um equipamento de 12.000 BTUs enquanto um antigo, como o Chevrolet Impala de 1970 precisava de 36.000 BTUs. A sigla BTU vem de British Thermal Unit (BTU como é mais conhecida) é a unidade de medida de energia necessária para aquecer 1 libra de água (0,45 kg) em 1 oF (1,8 oC), onde 1cv é equivalente a 2.509 BTUs/h.
Fonte: Quatro Rodas
Não daria certo porque o compressor é acionado pelo motor do carro. A não ser que se trate de um híbrido com compressor elétrico para o ar condicionado.
ResponderExcluiracredito que se adaptar um motor elétrico de certo sim....
ExcluirAPENAS NÃO VEJO MOTIVO PRA ISSO....
Um compressor automotivo custa carissimo, mais o motor mais a gambiarra e o risco de ficar uma porcaria...FICARIA COM CERTEZA MUITO MAIS CARO DO QUE UM AR APROPRIADO.... E PROVAVELMENTE NÃO FICARIA BOM...
Creio que os BTU's do residencial consideram um quarto de alvenaria ou similar, enquanto que os BTU's de um carro levam em conta o habitáculo onde estão apenas os assentos. Portanto acho que, por razões de lógica devido às proporções de espaço, o automotivo não terá eficiência em um quarto, ou sala , de uma casa.
ResponderExcluirBoa tarde,em se tratando de capadade de refrigerante as mesmas valem para os dois casos não existe uma unida de BTUs para automóveis e outra doméstica seria incoerente.
ResponderExcluirSeria legal, pois poderia funcionar como um inverter modulando o compressor.
ResponderExcluirColoquei um ar condicionado split dê 9000 BTUs na minha Sprinter 313 , coloquei inversor de 3000, bateria estacionaria ,mas não ficou como pensei que ia ficar,abri ventilação nas laterais,abri atraz pra sair o ar quente ,mas não ficou bom.
ResponderExcluirPara você conseguir adaptar um ar condicionado de um carro no seu quarto vc vai enfrentar vários problemas a seguir:
ResponderExcluirO compressor terá que ser adotado para funcionar com um motor elétrico e sua polia precisará ser adaptada para ficar travada a embreagem, pois no carro quem aciona ou desaciona o compressor é a bobina magnetica.
Vc precisará adaptar um motor elétrico para resfriar o condensador na vazão adequada, pode usar o Memo motor do compressor mas vai ter que adaptar e aumentar a potência, pois além do compressor terá a hélice do condensador.
Vc vai ter que adaptar a caixa evaporadora e terá problema, pois a vazão de ar do evaporador do automóvel é menor que de um split, pois o habitáculo do automóvel também é menor eaí começa mais um problema, pois com a vazão baixa vc não vai conseguir remover todo calor do ambiente e se aí mentar a vazão acima de um limite o ar passa rápido demais e não troca calor com o evaporador.
A conversa vai longe mas resumindo está brincadeira não vale o trabalho despendido para adaptar tudo e provavelmente vc vai chegar em uma engenhoca parecida com um split comum kkkk
melhor é levar o carro todo pra dentro do quarto kkkk
ResponderExcluirPara fins de economia de energia, porque um ar condicionado de 12.000 BTU gasta muito realmente, o ideal seria baixar os BTU. Por exemplo, fabricar um Ar condicionado de 2.000 BTU e diminuir o espaço do quarto. Se a pessoa vai usar apenas a cama, onde vai dormir, porque refrigerar o quarto inteiro? Constrói um isolamento de vidro em volta da cama, igual aqueles usados nas igrejas com a bateria. Um aquário e pronto
ResponderExcluir