Retrômobilismo#24: O voo rasante do Brasinca Uirapuru pelo mercado!


Um legítimo esporte nacional. O Brasinca 4200 GT ou Uirapuru foi um dos únicos grã-turismo do Brasil, feito e projetado em terras brasileiras era a prova que nós, brasileiros, também temos capacidade de fazer carros iguais ou até melhores que os projetos exportados de outros países na época (Apesar de se parecer muito com o Jensen Interceptor), ainda mais que nosso mercado interno não tinha nem 10 anos de vida. Diferente de outros esportivos o Brasinca Uirapuru tinha carroceria de aço, feita a mão e o pioneiro no Brasil a ser testado em um túnel de vento para melhorar sua aerodinâmica. A Brasinca (que fabricava ferramentas, carrocerias e veículos) foi fundada em 1949, fabrica inicialmente peças para caminhões, entre eles o FNM.


Foi assim que em 1964 a Brasinca lançou o 4200 GT, que mais tarde seria chamado de Uirapuru (nome de um pássaro silvestre da Amazônia de coloração vermelha, preta e amarela), chegaria ao mercado. Mas o que mais chamava atenção no Uirapuru não era o design moderno, mas sim aquilo que move o carro brasileiro. O motor, era de caminhão, um 4.2 V6 que rendia 155cv de potência, com torque de 32,7kgfm de força, acoplado a um câmbio manual de 3 velocidades, que ia de 0 à 100km/h em 10,3 segundos. Tinha como opcional, alguns cavalos a mais, com o comando de válvulas "bravo C4", que aumentava a potência para 166cv de potência sem mudanças no torque, era o Uirapuru SS, o que poderia levar em até 200km/h, o que era muito para a época. Em seu slogan, o Uirapuru dizia que um "puro-sangue potente, elegante e de alta performance".


Com produção de um fora de série, o Uirapuru não era viável para ser comercializado em pequena escala. Foi assim que a Brasinca encontrou a STV (Sociedade Técnica de Veículos), que projetava alguns veículos mas sem fabricação, voltaram a produzir o 4200 GT, que recebia o nome do projeto, Uirapuru 4200 GT. Em Maio de 1966, Soler (criador do Uirapuru) decidiu que seu gran-turismo iria disputar corridas para maior divulgação do belo modelo. A partir daí uma equipe foi buscada para criar o 4200 GT S, com maior taxa de compressão, comando de válvulas ainda mais potente e 3 carburadores, que elevaram a potência para 171cv de potência, câmbio de 4 velocidades que o levavam até 210km/h.


Pouco tempo depois surgia o 4200 GT SS que com algumas melhorias chegava a 177cv e pneus mais largos, chagava a 230km/h, com estréia nas mil milhas de Interlagos em 1966. No 5º Salão do Automóvel de São Paulo, a STV apresentava mudanças visuais no Uirapuru, que ganhava novos faróis, grade, painel e maçaneta redesenhados. O modelo de rua ganhava 7cv de potência, que totalizava 162cv a 4.800rpm. Eram apresentados os conceitos Gavião (modelo que se entrasse em produção seria usado pela Polícia) e o Uirapuru Conversível que encontrou em produção, mas é raríssimo.


Com problemas para enfrentar o alto custo de fabricação, o preço do Uirapuru não era nada popular. Com apenas 76 unidades fabricadas (3 delas do conversível e 1 do Gavião) o Uirapuru saía de linha em 1967, com apenas 3 anos de mercado. Mesmo assim a Brasinca manteve em linha, mudando o ramo de veículos para fabricar carrocerias, como a da Volkswagen Saveiro na primeira geração de 1982. Era o fim do primeiro (e talvez único) gran-turismo fabricado no Brasil, que tinha um toque de esportividade, deixando um voo rasante e curto no mercado brasileiro.


Comentários

  1. "O motor, era de caminhão, um 4.2 V6 que rendia 155cv de potência". Observo que não era um V6 e sim 6 cilindros em linha.

    ResponderExcluir
  2. O Jensen veio DEPOIS do 42000 GT Uirapuru. Este é de 63/64 e o outro de 66...

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo vê a similitudes de líneas com o Jensen, mas ninguém fala do Studebaker Avanti, lançado no mesmo ano do Brasinca .

    ResponderExcluir
  4. Como faço pra conseguir e alugar por um dia esse tipo de raridade

    ResponderExcluir
  5. Preciso alugar uma raridade dessas 4200 GT por gentileza ou até mesmo passar o contato do mesmo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Mercedes-Benz apresenta o novo EQA, que traz mudanças sutis em design e equipamentos

Volkswagen registra imagens de patente de nova geração do Passat, exclusivo da China

Acura revela as primeiras imagens teaser do RSX, que retornará como um SUV cupê elétrico

Primeira Quinzena, maio de 2023: Fiat Strada lidera, mas VW Polo e Chevrolet Onix avançam

Volkswagen Tera ganhou os primeiros teaser revelando nomes citados internautas

Porsche quer manter o Macan de 1ª geração em linha por mais tempo, mas não na Europa

GWM reajusta os preços do Haval H6, H6 GT e Ora 03 no mercado em até R$ 9.000

Nissan reajusta os preços com Versa e Sentra, mais caros, e Frontier, que fica mais barata

BYD revela novas imagens teaser e as primeiras oficiais do Tang L na China, antes da estreia